Não autenticado |

Monik Dafani Dantas

    • É bacharela e graduanda de licenciatura em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) daUniversidade de São Paulo. Atualmente é estagiária no Núcleo de Acervo Museológico da Pinacoteca do Estado de São Paulo

       

      Links:    

    • Nome do projeto: As Perspectivas Indígenas para os museus pelo viés da Comunicação Museológica (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DANTAS, M. D. , CURY, M.C .
      Descrição: Estudos sobre a comunicação como subáreas da Museologia, tendo como locus um museuuniversitário, o MAE-USP, e as ações que envolvam a participação indígena.O interesse está no entendimento sobre as políticas públicas museais quanto à participação,mas também em questões teóricas e metodológicas inerentes às interlocuções com indígenas.O recorte estabelecido para as/os bolsistas de graduação refere-se à participação direta emações colaborativas que permitam a elas/es a construção de referenciais atitudinais na relaçãocom os indígenas, para a valorização e respeito.O projeto tem como objetivos específicos: (1) conhecer museus e sua forma de atuação, (2)conhecer as ações de comunicação museais, (3) participar de ações colaborativas comindígenas.
    • Nome do projeto: A recepção da exposição Resistência Já! Fortalecimento e União das Culturas Indígenas Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DANTAS, M. D. , Ferreira, Helena Janolio Freire de Andrada , CURY, M. X. .
      Descrição: O projeto insere-se em outro maior intitulado Comunicação Museológica, Recepção ePúblico de Museu, que destina-se a orientações em diferentes níveis: iniciação científica, mestrado edoutorado. Trata-se de tema amplo que permite recortes, para estudos que se destinem aosaspectos comunicacionais de museus, compreendendo as condições de produção (a equipe e apráxis) e o público. A finalidade é entender como um museu atua comunicacionalmente e como acomunicação pode ser aprimorada, considerando o público e as diversas dimensões da recepção. Arelevância está na possibilidade de se entender um museu como opera, suas políticas, programas eplanejamento, como organiza os recursos humanos e financeiros, como explora o seu acervo etc. ecomo essa instituição pode estar mais próxima ou mais distante do público e das dinâmicas culturais,considerando o seu alcance comunicacional.A presente proposta visa a entender as formas de apropriação, por meio de um estudo de recepção,da exposição Resistência Já! Fortalecimento e União das Culturas Indígenas Kaingang, GuaraniNhandewa e Terena. Trata-se de ação expográfica colaborativa com autonarrativas dos três gruposculturais do centro oeste paulista que têm objetos de seus ancestrais no acervo do MAE-USP. O apesquisa busca é a análise de dados que permitam inferir sobre a relação entre a sociedade e asculturas indígenas por meio das/dos visitantes de exposição autonarrativa, cujas falas manifestam aancestralidade e o cotidiano indígenas.
    • Nome do projeto: Mapeamento de coleções etnográficas no Estado de São Paulo (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DANTAS, M. D. , CURY, M.C .
      Descrição: Em dezembro de 2018 foi criado o projeto conjunto entre pesquisadores no Brasil, paralevantar e localizar as coleções etnográficas em museus. O propósito é dar visão àscoleções, seja a pesquisadores, mas principalmente dar acesso aos grupos produtoresdesses objetos musealizados. Foram organizados trabalhos regionais e o presente projetovolta-se para o Estado de São Paulo. Em diálogo com os demais grupos no Brasil, orecorte aqui estabelecido visa a localizar as coleções em museus paulistas das maisdiversas tipologias e vinculações administrativas - federais, estaduais e municipais,públicos e privados, tradicionais ou comunitários, com metodologia exploratória queidentifique a instituição ou organização e a coleção. Os resultados servirão paraaprofundamento futuro, quando os museus identificados serão convidados a registraremseus dados em base da dados nacional.
    • DANTAS, M. D. . Museu Worikg e as mulheres Kaingang. 2021 - Transcrição