Não autenticado |

Beatriz Amorim de Azevedo e Silva

    • Doutoranda pelo PPG Filologia e Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP), na área de Linguística Textual e Teorias do Discurso, com projeto financiado pela FAPESP de nome "UMA ANÁLISE DIALÓGICA COMPARATIVA DAS IMAGENS DO PROFESSOR E DO ALUNO EM VIDEOAULAS NO BRASIL E FRANÇA" (Proc. 2024/01819-8). Mestre pelo PPG Filologia e Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP), na área de Linguística Textual e Teorias do Discurso, com projeto financiado pela FAPESP (Proc. n 2021/00129-0). No âmbito do mestrado, realizou um estágio BEPE (FAPESP, Proc. n 2022/00927-6) de 2022 a 2023 na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, sob orientação da Prof. Sandrine Reboul-Touré. Bacharel em Letras - Português/Linguística pela Universidade de São Paulo. Licenciada em Letras - Português/Linguística pela Universidade de São Paulo. Participa como estudante do Grupo de Pesquisa Diálogo - USP/CNPq, voltado para estudos da teoria bakhtiniana e semiótica russa. Acesso ao ORCID ID: https://orcid.org/0000-0001-9472-3434

       

      Links:    

    • SILVA, B. A. A. . Bakhtin e Possenti em diálogo: caminhos para a compreensão do fenômeno do riso/humor na contemporaneidade Revista Linha D´Água , v. 37 , p. 245 - 267 , 2024. ISSN: 22364242.
    • SILVA, BEATRIZ AMORIM DE AZEVEDO E . Entre a ciência e a diversão: análise comparativa de enunciados audiovisuais de divulgação científica e suas formas de diálogo com o público presumido ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978) , v. 48 , p. 1081 - 1097 , 2019. ISSN: 14130939.
    • SILVA, BEATRIZ AMORIM DE AZEVEDO E ; GRILLO, SHEILA VIEIRA DE CAMARGO . Novos percursos da ciência: as modificações da divulgação científica no meio digital a partir de uma análise contrastiva BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO , v. 14 , p. 51 - 73 , 2019. ISSN: 21764573.
    • SILVA, BEATRIZ AMORIM DE AZEVEDO E . Representações discursivas dos papeis de professor e aluno em uma videoaula no YouTube. Estudos do texto e do discurso: perspectivas contemporâneas, v. 1, p. 134 - 156, 2022.
    • SILVA, BEATRIZ AMORIM DE AZEVEDO E . Artigo avaliado para publicação no dossiê temático ?Diálogos da obra de Bakhtin e do Círculo com outras teorias e áreas do saber? (v. 38, n. 1) da revista Linha D?Água, vinculada à Universidade de São Paulo (USP, Brasil).. 2024 (Parecer)
    • SILVA, BEATRIZ AMORIM DE AZEVEDO E . O conceito de imagem através dos textos de Bakhtin e o Círculo. 2024 (Comunicacao)
    • SILVA, BEATRIZ AMORIM DE AZEVEDO E . O gênero videoaula e as fronteiras da didaticidade. 2023 (Comunicacao)
    • SILVA, B. A. A. . O humor de Bakhtin a Possenti: uma proposta de convergência entre visões teóricas distintas. 2022 (Congresso)
    • SILVA, B. A. A. . Do presencial ao digital: a formação do gênero videoaula. 2022 (Comunicacao)
    • SILVA, B. A. A. . O humor é uma esfera?: uma discussão teórico-metodológica a partir de Bakhtin e Possenti. 2021 (Comunicacao)
    • SILVA, B. A. A. . Da sala de aula à sala de estar: representações discursivas dos papeis de professor e aluno em uma vídeo-aula. 2021 (Comunicacao)
    • SILVA, B. A. A. . Custom made scientific popularization: an analysis on the presence of the presumed interlocutor in audiovisual utterances of scientific popularization on digital media. 2018 (Outra)
    • SILVA, B. A. A. . Divulgação científica feita sob medida: análise da inscrição do interlocutor presumido em enunciados audiovisuais de divulgação científica no meio digital. 2018 (Comunicacao)
    • SILVA, B. A. A. ; GRILLO, S. V. C. . Vozes da ciência pop: adaptações discursivas da divulgação científica em meio digital. 2018 (Outra)
    • SILVA, B. A. A. . Ciência em fun size: análise das formas de diálogo com o público presumido em enunciados orais de divulgação científica no Brasil e nos Estados Unidos. 2018 (Outra)
    • SILVA, B. A. A. . Entre a ciência e a diversão: análise comparativa de enunciados orais de divulgação científica e suas formas de diálogo com o público presumido. 2018 (Outra)
    • SILVA, B. A. A. . Novos percursos da ciência: análise de enunciados orais de divulgação científica no Brasil e nos Estados Unidos. 2018 (Comunicacao)
    • SILVA, B. A. A. . Análise comparativa de discursos: a popularização científica no canal brasileiro Nerdologia e no canal americano SciShow. 2017 (Comunicacao)
  • Organização de eventos: 4
    • SILVA, B. A. A. ; GRILLO, S. V. C. . Colóquio Internacional do Grupo de Pesquisa Diálogo e Redes Bakhtinianas. 2018 (GP Diálogo USP e GP Redes Bakhtinianas USP)
    • GRILLO, SHEILA VIEIRA DE CAMARGO ; SILVA, B. A. A. . Colóquio Internacional 90 anos de "Problemas da Obra de Dostoiévski" (1929-2019). 2019 (Grupo de Pesquisa Diálogo (FFLCH))
    • SILVA, BEATRIZ AMORIM DE AZEVEDO E ; SABADIN, A. C. ; MASSARO, A. C. P. ; AMORIM, B. M. ; TOMEI, F. A. ; AMARAL, H. P. ; AMORIM, L. S. ; MARTINS, R. O. ; SILVA, S. G. ; PASTORINI, V. . Séminaire de Recherches Maison du Brésil 2023.1 : « La recherche en France : expériences d?internationalisation ». 2023 (Comissão Científica da Maison du Brésil (MdB))
    • SILVA, B. A. A. . I Colóquio Brasileiro-Franco-Russo em Análise do Discurso. 2017 (Grupo de Pesquisa Diálogo (USP/CNPq) em parceria com CLESTHIA - axe sens et discours da Universidade Paris III e Universidade Górnyi (São Petersburgo))
    • Nome do projeto: Entre a diversão e o aprendizado: entrecruzamentos dos movimentos da didatização e do humorem enunciados do gênero videoaula (2021 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, B. A. A. , GRILLO, S. V. C. .
      Descrição: Nessa pesquisa, nosso objetivo central foi analisar os entrecruzamentos entre os movimentos de humor e didatização em todos os níveis de composição de enunciados de videoaula. Desse objetivo, desdobraram-se dois objetivos específicos: descrever e caracterizar o gênero videoaula; e descrever e analisar elementos verbivocovisuais que materializam, nos enunciados de videoaula selecionados, uma intenção de didaticidade e, por outro lado, de elementos apropriados de enunciados e gêneros humorísticos para gerar um efeito humorístico. Partiu-se da hipótese de que a inter-relação entre tais movimentos seria característica e constitutiva desse gênero e, portanto, seria encontrada em todos os níveis da construção das videoaulas analisadas, mais especificamente: no conteúdo temático, na construção composicional e no estilo. A relevância desse tema relaciona-se ao contexto da pandemia de COVID-19, bem como da pós-pandemia, a partir do qual acentua-se a necessidade de melhor compreender e analisar as novas formas discursivas que a esfera da educação toma ao penetrar no meio digital e, a partir disso, (res)situar as práticas sociais, culturais e discursivas da instituição escolar em seu formato presencial. Para tanto, o corpus compôs-se de duas videoaulas do programa Hora do ENEM, cujo caráter recente, oficial, público e de grande circulação justificou a seleção. Ainda, escolheu-se trabalhar com dois enunciados para adotar um enfoque mais pormenorizado na análise, com vistas a detectar a materialização do movimento do humor e da didatização em cada aspecto das videoaulas e, assim, comprovar a existência de um imbricamento entre os movimentos e destes com a própria composição dos enunciados. A metodologia selecionada foi a Metalinguística de Bakhtin, a qual permitiu a compreensão das relações dialógicas entre os movimentos da didatização e do humor presentes nos enunciados selecionados, dado que esses manifestam distintas posições ideológicas, intenções discursivas, avaliações sociais, que convivem e dialogam dentro do gênero videoaula. A análise dos enunciados identificou a presença dos movimentos do humor e da didatização em todos os níveis de sua composição, havendo diferenças na materialização desses movimentos entre as duas videoaulas. Concluiu-se que há de fato entrecruzamentos complexos entre os movimentos de humor e didatização que perpassam todos os níveis de construção dos enunciados analisados e que estão relacionados a aspectos fundamentais do gênero videoaula. Ainda, concluiu-se que o movimento do humor identificado nas videoaulas não possui o caráter revolucionário e ambivalente do riso carnavalesco proposto por Bakhtin, uma vez que seu emprego nos enunciados está relacionado a objetivos discursivos pragmáticos do sujeito-autor, como a obtenção do engajamento do aluno-interlocutor pela captação de seu interesse e atenção. Contudo, identificamos que os resquícios da força carnavalesca que restam no humor contemporâneo enquanto forma reduzida do riso cômico medieval permitem entrever possibilidades do emprego do humor entrelaçado à didatização que possam questionar imposições institucionais da esfera educacional e propor uma alternativa revolucionária e ambivalente.
    • Nome do projeto: Uma análise dialógica comparativa das imagens do professor e do aluno em videoaulas no Brasil e França (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, B. A. A. , GRILLO, SHEILA VIEIRA DE CAMARGO .
      Descrição: A fim de expandir os resultados do Mestrado, o projeto visa investigar como imagens relativas às figuras de professor e de aluno estão materializadas em enunciados de videoaulas de duas línguas/culturas distintas: Brasil e França. Nesse sentido, a pesquisa pretendida se inscreve na Análise Dialógica Comparativa dos Discursos (ADCD), linha de pesquisa que vem sendo desenvolvida no seio do Grupo de Pesquisa Diálogo (USP/CNPq) e que articula a Análise de Discursos Comparativa francesa com os pressupostos teórico-metodológicos da teoria de Bakhtin e o Círculo. Dentro dessa perspectiva, tomamos como categorias de análise os conceitos bakhtinianos de forma de autoria e de inscrição do interlocutor presumido, os quais constituem loci em que encontraremos materializações de imagens correntes sobre, respectivamente, a figura do professor, com a qual o sujeito-autor da videoaula se identifica, e a figura do aluno, projetada pelo sujeito-autor a seu interlocutor. O corpus escolhido compreende videoaulas youtubianas do canal brasileiro "Professor Noslen" e do canal francês "L'Antisèche". Selecionamos, em ambos os canais, videoaulas voltadas à área de Linguagens e cujo enfoque está na preparação de jovens para exames de ingresso na universidade, como o ENEM brasileiro e o Baccalauréat francês. A relevância desta pesquisa está na possibilidade de refletir sobre avaliações sociais (VOLÓCHINOV, 2019c [1926]) correntes na atualidade com relação às figuras do professor e do aluno em uma situação diferente da que lhes é prototipicamente associada - a do espaço institucionalizado da escola e da sala de aula. A partir de nossa análise e interpretação, esperamos obter uma leitura das distintas realidades sociais, culturais, históricas e discursivas em que esses enunciados se situam, de modo a ressaltar a variedade de configurações da educação digital no Brasil e na França.
    • Nome do projeto: Análise comparativa de discursos: a popularização científica no canal brasileiro Nerdologia e no canal americano SciShow (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, B. A. A. , GRILLO, S. V. C. .
      Descrição: O projeto a seguir visa entender a relação entre gêneros discursivos, meios de circulação e público presumido por meio da pesquisa sobre a inter-relação entre linguagem e cultura, especificamente, ao tomar como objeto os enunciados orais de divulgação científica em meio digital. Entende-se aqui que a internet é o principal meio de circulação de informações em nível global na atualidade e que os gêneros da divulgação científica são adaptáveis à situação social e ideológica predominante em determinado recorte sincrônico, por ter como característica um foco maior no seu interlocutor. Para esse fim, serão utilizados os conceitos definidos pelo Círculo de Bakhtin, cujos integrantes entendem a linguagem não só como um sistema fechado e imanente, mas sim na relação com a cultura, a ideologia e a realidade sócio-histórica em que é produzida, por meio do estudo de textos e enunciados em relação dialógica entre si, formando uma cadeia discursiva dos mais variados gêneros. Os conceitos iluminarão uma análise comparativa de vídeos de divulgação científica de dois países, a saber, Brasil e Estados Unidos, abordando o uso do discurso reportado para introduzir a voz da ciência no texto e como o meio digital e o público presumido pelos vídeos influenciam o seu modo de construção, tanto na linguagem verbal utilizada quanto na escolha dos elementos visuais, como tabelas, imagens e gráficos.
    • Nome do projeto: Video classes: didacticity effect or didactic discourse? (2022 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, B. A. A. , GRILLO, S. V. C. , REBOUL-TOURE, S. .
      Descrição: During this research internship, we aim to investigate the didactization movement, as conceived by Moirand and further explored by other CLESTHIA/CEDISCOR authors, such as Reboul-Touré, through some guide questions, such as: is the video class genre an example of a didactic discourse or a mediatic discourse with a didacticity effect? To which extent does its situation of production interfere with its didacticity status? Are there enough formal and functional traces for these utterances to be considered effectively didactic? Through these questions, we will be able to better outline the video class genre from the face-to-face class genre, as well as reflect upon the nature of the didactic discourses in the contemporary context, taking into consideration the entrance of the educational sphere on the digital media. To achieve such objectives, I plan to work closely with the authors that form the CLESTHIA - Langage, systèmes, discours (specifically its axe sens et discours), especially Dr. Sandrine Reboul-Touré, along with an individual work of research and reading of the written production on that matter. Results will be disclosed on events and in papers to be sent to scientific magazines abroad and/or to Brazilian ones.