Não autenticado |

Gabriella Duarte Dantas de Biaggi

    • Doutoranda em Geografia Humana na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), pesquisa as relações entre expansão imobiliária e alteração das formas de controle socioespacial e segregação nas fronteiras centro-periferia em São Paulo. Pesquisadora do Centro de Memória Urbana (CMUrb) da Unifesp Zona Leste. No mestrado, foi bolsista FAPESP e realizou estágio em pesquisa no CITY Institute da York University, em Toronto (2021-2022). Graduou-se em Geografia (bacharelado e licenciatura) também na FFLCH-USP (2019), onde realizou pesquisa de Iniciação Científica (2018). Desde 2017, integra o grupo de estudos Limiares (Limites da acumulação e reprodução do espaço), do Laboratório de Geografia Urbana da FFLCH-USP. Desde 2021 participa também do LASInTec (Laboratório de Análise em Segurança Internacional e Tecnologias de Monitoramento), ligado ao EPPEN-UNIFESP.

       

      Links:    

    • DUARTE DANTAS DE BIAGGI, GABRIELLA . Produção de centralidade, monopólio e despossessão: um olhar sobre a fronteira sul do Vetor Sudoeste de São Paulo Punto sur , v. 1 , p. 212 - 238 , 2021. ISSN: 26837404.
    • BIAGGI, G. D. D. . Producción de áreas de centralidad y desposesión en la metrópoli de San Pablo: el proyecto de intervención urbana Arco Jurubatuba. Henri Lefebvre: encuentro internacional, v. 1, p. 187 - 210, 2021.
    • BIAGGI, G. D. D. . Produzir centralidade, (re)produzir segregação: as centralidades corporativas na reconfiguração das relações centro-periferia. In: XVII Simpósio de Geografia Urbana , 2022 , Curitiba. Anais do XVII Simpósio de Geografia Urbana. : , 2022.
    • BIAGGI, G. D. D. . A fronteira da centralidade: controle socioespacial e despossessão racializada no Vetor Sudoeste de São Paulo. In: XX Encontro Nacional de Geógrafas e Geógrafos , 2022 , São Paulo (online). Anais do XX Encontro Nacional de Geógrafos e Geógrafas. Sâo Paulo : Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB), 2022.
    • BIAGGI, G. D. D. . Produção de centralidade e militarização da fronteira intraurbana: santo amaro na expansão do vetor sudoeste de são paulo. In: Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia , 2021 , Campina Grande. Anais do XIV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. Campina Grande : Editora Realize, 2021.
  • Outras Produções Bibliográficas: 4
    • BIAGGI, G. D. D. . Citizenship in Brazil: the long path - chapter 1: Citizens in negative. : , 2018 (Tradução)
    • BIAGGI, G. D. D. . Popular resistance against the 798 Decree or the ?Law of Captivity': Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Ceará, 1851-1852. : , 2018 (Tradução)
    • BIAGGI, G. D. D. . The Brazilian Empire Experince. : , 2018 (Tradução)
    • BIAGGI, G. D. D. . The lesser body of the body public and other bodies. Their roles in the Confederation of the Equator. : , 2018 (Tradução)
    • BIAGGI, G. D. D. ; GIROTTO, E. D. . Semana de Geografia Regional da África "A Diáspora em Discussão". 2018 (Departamento de Geografia da FFLCH-USP)
    • GOMEZ, G. P. ; ALMEIDA, V. S. ; ROSSETTO, M. J. B. ; BIAGGI, G. D. D. ; CAVALCANTE, G. C. ; SATO, D. P. . I Seminário ?Geografias desobedientes: gênero, sexualidade e racialidade? - Homenagem a Rosa Ester Rossini. 2021 (Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana - USP)
    • BIAGGI, G. D. D. ; SANTOS, C. R. S. ; KIPFER, S. . Bola na Sexta com Prof. Stefan Kipfer ? Traduzir Henri Lefebvre: marxismo urbano e tradições anti-coloniais. 2022 (Departamento de Geografia - Universidade de São Paulo)
    • AUGUSTO, A. ; BIAGGI, G. D. D. ; ORTEGA, R. ; MARESTONI, M. ; FERREIRA, I. S. . 2013: 10 anos de revolta e insurreição. 2023 (LASInTec Unifesp)
    • BARROS, J. ; AUGUSTO, A. ; MARQUES, A. ; BIAGGI, G. D. D. ; MATA, A. C. F. . Seminários de pesquisa - Políticas desenvolvimentistas e controles penais: novas formas de extração de obediência e produtividade. 2023 (LASInTec Unifesp; CERCOS Univasf)
    • Nome do projeto: Geodados: construção e atualização de base de dados digitais georreferenciadas (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BIAGGI, G. D. D. , ARRETCHE, Marta Teresa da Silva .
      Descrição: O projeto visou expandiu o acervo do CEM de informações georrefenciadas, bem como contribuir para o desenvolvimento, manutenção e disponibilização de estudos e materiais já realizados no Centro. Foram construídas bases cartográficas digitais, principalmente relativas à estrutura de transportes do município de São Paulo, notadamente uma base de linhas de ônibus municipais e uma de ciclovias. Realizou-se também a manutenção da base georreferenciada do CEM de estabelecimentos de saúde públicos e privados da Região Metropolitana de São Paulo. Também foi desenvolvido o trabalho na revisão e aperfeiçoamento da base de logradouros do CEM.
    • Nome do projeto: Construção do espaço comunitário Jardim da Felicidade (2013 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BIAGGI, G. D. D. , LIMA, C. P. C. S. .
      Descrição: Levantamento da história oral da favela Jardim da Felicidade e projeto da sede da Associação de Moradores
    • Nome do projeto: Espoliação e controle do espaço na produção das condições de centralidade: Santo Amaro como fronteira sul do Vetor Sudoeste (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BIAGGI, G. D. D. , SANTOS, C. R. S. .
      Descrição: A pesquisa aqui visa contribuir para a compreensão dos atuais processos de produção de centralidade em novas áreas do espaço urbano na metrópole de São Paulo. Pretende-se investigar transformações nos âmbitos da reprodução do espaço e da disputa de territórios que resultam na alteração das fronteiras entre espaços centrais e não-centrais. A concepção de centralidade trabalhada envolve um sentido de dominação, de determinação de um espaço sobre os demais ─ sentido este construído por processos históricos de concentração geográfica de poder econômico e político. Mais especificamente, a centralidade estudada seria aquela ligada às áreas que concentram atividades de comando corporativas na metrópole paulista, ou seja, espaços especializados, voltados aos negócios. Partimos do entendimento de que os processos de produção de centralidades desse tipo representam formas de acumulação por despossessão, envolvendo estratégias econômicas pautadas no uso da força, pelas quais se opera a substituição de usos do espaço e a imposição de novas formas de controle e vigilância. A hipótese é de que há um movimento de expansão da centralidade corporativa consolidada no Vetor Sudoeste de São Paulo. Assim, a pesquisa propõe a análise das atuais dinâmicas de produção e gestão do espaço na fronteira sul deste Vetor, situada no distrito de Santo Amaro. A área de estudo seria o entorno do limite entre o território atingido pela Operação Urbana Água Espraiada, no início dos anos 2000, e aquele alvejado pelo Projeto de Intervenção Urbana Arco Jurubatuba (PIU ACJ), grande projeto de reestruturação urbana proposto recentemente.
    • Nome do projeto: Expansão da centralidade e condições de monopólio na metrópole de São Paulo: o projeto de intervenção urbana Arco Jurubatuba (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BIAGGI, G. D. D. , SANTOS, C. R. S. .
      Descrição: Pesquisa que põe em foco o atual processo de produção de novas centralidades na metrópole de São Paulo, tratando mais especificamente do Projeto de Intervenção Urbana Arco Jurubatuba. Pretende-se investigar como novas centralidades são produzidas por estratégias que articulam interesses políticos e econômicos não imediatamente convergentes. A noção de centralidade adotada apresenta como característica e fonte de interesse as condições de monopólio que áreas centrais apresentam para a acumulação de capitais em investimentos imobiliários, permitindo taxas de lucro acima das médias sociais. A articulação de agentes públicos e privados para que tais condições sejam criadas e o papel do planejamento urbano neste processo serão estudados a partir do Projeto de Intervenção Urbana Arco Jurubatuba (PIU ACJ). Elaborado pelo vereador Milton Leite (DEM), este PIU foi apresentado à consulta pública em julho de 2017 e visa requalificar a área entre a Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini e o Autódromo de Interlagos. Sua localização e proposições de adensamento construtivo e construção de infraestrutura, suscitam a hipótese a ser investigada, de que tal PIU seria uma forma de atribuir características de centralidade a uma área não tradicionalmente central, expandindo para o sul os efeitos da centralidade já estabelecida na região da Marginal Pinheiros, avenidas Faria Lima e Berrini.
    • Nome do projeto: Produção de centralidade: despossessão e colonialidade na fronteira imobiliária (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BIAGGI, G. D. D. , SANTOS, C. R. S. , KIPFER, S. .
      Descrição: Este projeto de estágio internacional integra a pesquisa de mestrado "Espoliação e controle do espaço na produção das condições de centralidade: Santo Amaro como fronteira sul do Vetor Sudoeste". Tal pesquisa visa analisar um processo atual de produção de centralidade na metrópole de São Paulo, especificamente no distrito de Santo Amaro. Com base na hipótese de uma nova expansão do Vetor Sudoeste, investiga-se os processos de despossessão que alteram fronteiras entre áreas centrais e não-centrais. A noção de centralidade mobilizada na pesquisa envolve um sentido de dominação e decisão. Entendemos que para que se crie um espaço "seguro" para os negócios, elementos vistos como "perigosos" são eliminados. Em uma sociedade permeada pela colonialidade do poder, o conteúdo de tais elementos é racialmente determinado. Buscando aprofundar o debate sobre os aspectos coloniais do avanço da fronteira da centralidade, foi realizado um estágio de pesquisa sob a supervisão do Prof. Stefan Kipfer, uma referência nos debates sobre colonialidade, raça e urbanização. Por um período de seis meses como Trainee de Pesquisa Visitante Internacional na Universidade de York, em Toronto, sob a supervisão do Prof. Kipfer, foi possível participar cursos, seminários e estabelecer contato com pesquisadores dedicados a temas afins.
    • Nome do projeto: Memória em movimento contra a violência de Estado - Construção do acervo do movimento de mães da Chacina Osasco e Barueri (2015) (2023 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BIAGGI, G. D. D. , BARROS, J. .
      Descrição: Desde os anos 1990, movimentos de mães e familiares de pessoas assassinadas pelas forças de segurança do Estado têm demonstrado que as políticas de destruição e morte que caracterizam a história deste país e se atualizam em seu presente momento democrático, atingem não apenas aqueles cujos corpos são alvo direto da violência, mas também uma série de outras pessoas envolvidas em suas redes de sociabilidade cotidianas. O presente projeto busca contribuir para a história destes movimentos a partir da ampliação e do tratamento do acervo do CMUrb acerca do movimento de mães de Osasco e Barueri, a Associação 13 de Agosto, sobretudo por meio do registro audiovisual de entrevistas com suas integrantes. Neste trabalho com o acervo objetiva-se produzir, preservar e difundir a memória da luta cotidiana travada por estas mulheres, cujas trajetórias estão definitivamente marcadas pela violência de Estado e por sua recusa em silenciar diante desta.