Não autenticado |

Ana Luiza Alcalde Della Coleta

    • Graduada no curso de Bacharelado em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (2020) e curso de Licenciatura Plena em Geografia em andamento pela Faculdade de Educação, ambas na Universidade de São Paulo. Com estágio de pesquisa no exterior (BEPE-FAPESP) na Universidade do Porto (Portugal) e estágio de pesquisa (CNPq) no Instituto Geológico do Estado de São Paulo. Desenvolvendo projetos de pesquisa na área de Geomorfologia com ênfase nos processos de movimentos gravitacionais de massa e inundação.

       

      Links:    

  • Trabalhos em Anais: 2
    • ALCALDE, A. L. J. ; AMARAL, R. . Análise Multitemporal dos Coeficientes de Permeabilidade na Bacia Hidroráfica do Córrego Ipiranga/SP. In: 9º Seminário de Iniciação Científica do Instituto Geológico , 2019 , São Paulo. Caderno de Resumos - 9º Seminário de Iniciação Científica do Instituto Geológico. São Paulo : Instituto Geológco, 2019. p. 1 - 5.
    • VIEIRA, B. C. ; MATOS, L. J. ; ALCALDE, A. L. J. ; DIAS, V. C. ; BATEIRA, C. V. M. ; MARTINS, T. D. . Debris flows in southeast Brazil: susceptibility assessment for watersheds and and vulnerability assessment of buildings. In: 7 th International Conference on Debris-Flow Hazards Mitigation , 2019 , Golden. Debris flows in southeast Brazil: susceptibility assessment for watersheds and vulnerability assessment of buildings. Golden : Golden: Association of Environmental and Engineering Geologists, 2019. p. 597 - 604.
    • ALCALDE, A. L. J. ; AMARAL, R. . Análise da influência dos parâmetros morfológicos e morfométricos na ocorrência de inundações na Bacia Hidrográfica do Córrego Ipiranga, São Paulo/SP. : , 2020 (Resumos expandidos publicados em anais de congressos)
    • ALCALDE, A. L. J. ; AMARAL, R. . Análise da influência dos parâmetros morfológicos e morfométricos na ocorrência de inundações na Bacia Hidrográfica do Córrego Ipiranga, São Paulo/SP. 2020 (Seminário)
    • ALCALDE, A. L. J. ; AMARAL, R. . Análise Multitemporal dos Coeficientes de Permeabilidade na Bacia Hidroráfica do Córrego Ipiranga/SP. 2019 (Seminário)
    • VIEIRA, B. C. ; MATOS, L. J. ; ALCALDE, A. L. J. ; BATEIRA, C. V. M. ; MARTINS, T. D. . Debris flows in southeast Brazil: susceptibility assessment for watersheds and vulnerability assessment of buildings. 2019 (Congresso)
    • Nome do projeto: Avaliação parâmetros morfológicos a partir do sistema SAGA: uso para estudo de corrida de detritos (2018 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALCALDE, A. L. J. , BATEIRA, C. V. M. .
      Descrição: Os parâmetros morfológicos e morfométricos são fundamentais no entendimento acerca das corridas de detritos ? movimento de massas com elevado poder destrutivo e com a capacidade de mobilizar uma enorme quantidade de materiais. A partir deste projeto, busca-se aprofundar e aperfeiçoar o conhecimento acerca do System for Automated Geoscientific Analyses (SAGA), ainda pouco utilizado no Brasil. Nele serão obtidos os parâmetros morfológicos e morfométricos utilizando, principalmente, os módulos de ?Hidrologia? e ?Morfometria?. Para geração de tais parâmetros será, ainda, utilizado de forma inédita, o Modelo Digital de Terreno com resolução de 12m, produzido pela empresa Airbus Defence and Space GmbH. Para tanto, foram selecionadas as seguintes etapas metodológicas: trabalho em laboratório com o software SAGA GIS; (I) Trabalho de campo para medição de parâmetros hidrológicos e pedológicos de solos; (II) Aplicação do SAGA GIS para tratamento e (III) análise dos dados obtidos em campo. Obtendo como principais resultados deste projeto a produção de mapas de parâmetros geotênicos e hidrológicos, bem como a produção de um relatório científico.
    • Nome do projeto: Mapeamento de Perigo a Corridas de Detritos: Proposta Metodológica para Previsão de Impactos (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALCALDE, A. L. J. , VIEIRA, B. C. , MATOS, L. J. , BATEIRA, C. V. M. , MARTINS, T. D. , DIAS, V. C. , BONINI, J. E. , CAROU, C. B. , GRAMANI, M. F. , LISTO, F. L. R. , DIAS, H. C. , GOMES, M. C. V. , ANDRADE, M. R. , COELHO, R. D. , AYALA, I. A. .
      Descrição: A proposta tem como objetivo central avaliar o perigo a corridas de detritos a partir do uso conjunto de parâmetros morfométricos/morfológicos, de modelos matemáticos em bases físicas e do mapeamento do uso do solo. Esta pesquisa pretende focar seus objetivos em bacias hidrográficas localizadas em duas áreas experimentais que foram afetadas por intensas corridas de detritos da Serra do Mar Paulista, nos litorais Norte (Caraguatatuba) e Sul (Itaoca). Quanto aos métodos, pretende-se realizar (i) o levantamento dos parâmetros morfométricos e morfológicos, (ii) a caracterização das feições sedimentares geradas pelas corridas de detritos, (iii) a definição da suscetibilidade a escorregamentos rasos e a estimativa do volume de sedimentos, (iv) a correlação entre os volumes de precipitação os escorregamentos e as corridas de detritos e, por fim, (v) a definição do grau de perigo, considerando a definição dos tipos de uso e ocupação do solo. Com isso, acredita-se que esta proposta poderá contribuir com políticas públicas de previsão e monitoramento de área de perigo a corridas de detritos, podendo diminuir, assim, os danos causados por estes processos.
    • Nome do projeto: Condicionantes Morfológicos e as Corridas de Detritos no Vale do Rio Palmital, municípo de Itaoca/SP (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALCALDE, A. L. J. , VIEIRA, B. C. .
      Descrição: Assim como os demais movimentos de massas, as corridas de detritos são processos naturais e responsáveis pela evolução do relevo, sobretudo em regiões escarpadas como a Serra do Mar, devido às significativas diferenças de gradientes topográficos. Resultam da associação de fatores deflagradores (ex.: elevados índices pluviométricos) com fatores controladores, tais como geologia, morfometria, morfologia, litologia, aspectos pedológicos. Tendo em vista a frequência desses processos no Brasil, ocasionando mortes, deixando desabrigados e danos incalculáveis à infraestrutura, faz-se necessário o fomento a toda pesquisa que ambiciona entender a dinâmica desses processos. Para isso, foi selecionado o município de Itaoca, no Vale do Ribeira (SP), onde houve, em 2014, a deflagração de corridas de detritos. O presente trabalho teve como objetivo compreender quais são os fatores condicionantes geomorfológicos fundamentais a este tipo de evento. Para tanto, foram selecionadas três bacias hidrográficas semelhantes, com respostas diferentes quanto às corridas de detritos, posteriormente foi feito o mapeamento e a analise dos parâmetros morfológicos e morfométricos das diferentes bacias. Após a análise comparada dos resultados foi possível identificar os parâmetros morfométricos e morfológico que parecem ter contribuído de maneira mais efetiva no desencadeamento das corridas de detritos, demonstrando a eficácia da metodologia adotada para o entendimento de tal processo.
    • Nome do projeto: Análise Multitemporal dos Coeficientes de Permeabilidade na Bacia Hidroráfica do Córrego Ipiranga/SP (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALCALDE, A. L. J. , AMARAL, R. .
      Descrição: Todos os anos a capital paulistana sofre com vários pontos de inundações, enchentes e alagamentos, trazendo danos à sociedade e à economia. As inundações são fenômenos naturais, de caráter hidrometeorológicos, que ocorrem quando os elevados acumulados de precipitação ocasionam o aumento caudal dos cursos d?água, provocando o transbordamento das águas para além das cotas máximas do canal fluvial, atingindo assim a planície de inundação, ou área de várzea. Na Bacia do Córrego Ipiranga, o intenso processo de impermeabilização do solo faz com que o escoamento superficial desta região seja ainda mais concentrado e ganhe mais velocidade. Dessa forma, o objetivo central desta pesquisa é aplicar o método Fator Biótopo de Área (BAF) para identificar e quantificar os tipos de superfície com seus respectivos coeficientes de permeabilidade, para que assim seja possível verificar os efeitos do isolamento da superfície com o subsolo no ciclo hidrológico. Para isso foram selecionadas três áreas ao longo da Bacia Hidrográfica do Córrego Ipiranga onde foi feito o mapeamento do uso do solo e o posterior cálculo do índice BAF.
    • Nome do projeto: Análise da influência dos parâmetros morfológicos e morfométricos na ocorrência de inundações na Bacia Hidrográfica do Córrego Ipiranga, São PauloSP (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALCALDE, A. L. J. , AMARAL, R. .
      Descrição: As inundações são um dos desastres naturais que mais causam danos à sociedade. No Brasil, são eventos recorrentes, sobretudo no verão, após precipitação pluvial moderada à intensa. A Bacia hidrográfica do Córrego Ipiranga, localizada na zona sul da cidade de São Paulo/SP, é um dos locais mais afetados da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Além do impacto causado pela ocupação do solo nessa região, há também fatores ligados à morfologia e morfometria da bacia hidrográfica que podem torná-la mais suscetível à inundação, por isso foram selecionadas duas sub-bacias, uma com ocorrência de inundações e outra não, para avaliar o impacto dos condicionantes morfológicos e morfométricos na ocorrência de inundações.