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Luísa Yoneko Tayra Teruya

    • É bacharela em Letras português/japonês pela Universidade de São Paulo (2021). Atualmente, é mestranda no Programa de Pós-Graduação de Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo com bolsa CAPES e possui especialização "Processos Didático-Pedagógico para Cursos na Modalidade a Distância" em andamento pela Universidade Virtual de São Paulo. É membro do Grupo de Estudos Okinawanos (GEOki-USP) desde 2019.

       

      Links:    

    • MORALES, L. M. ; BARBOSA, F. G. ; DUARTE, E. M. ; ARAUJO, J. ; SILVA, J. G. ; TERUYA, L. Y. T. . Ensino de língua e cultura japonesa em escola pública em comunidade periférica de São Paulo: demandas e desafios para o exercício da cidadania. 2021 (Congresso)
    • TERUYA, L. Y. T. . OS FILHOS DO RIO AZUSA: Entre o real e o maravilhoso em Kappa, de Ryunosuke Akutagawa. 2019 (Simposio)
    • TERUYA, L. Y. T. . Webinário Mangá e desdobramentos em pesquisas. 2023 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • TERUYA, L. . Webinário Estudos da Diáspora Nipo-brasileira: línguas e culturas em contato. 2023 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • TERUYA, L. ; GONÇALVES, M. T. ; WARIGODA, Ana ; ALMEIDA, G. M. T. . I Webinário de Estudos Okinawanos. 2023 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
  • Projetos de Pesquisa: 2
    • Nome do projeto: Migrações e Diversidade Linguística e Cultural da Comunidade Nipo-brasileira (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TERUYA, L. Y. T. , MORALES, L. M. , NAKAGAWA, K. , SUENAGA, S. , GASSERT, L. , BELTRAO, K. I. , HELEODORO, M. , MOSSO, M. , SANTOS, L. A. .
      Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver estudos relativos a migrações intra e internacionais da comunidade brasileira, japonesa e/ou de nipo-descendentes ou não no Brasil e no Japão, com foco nas questões culturais, educacionais e linguísticas. Busca-se articular a pesquisa, o ensino e a extensão, por meio de ações como oferta de cursos de língua e cultura japonesa em espaços públicos, produção de materiais didáticos e cursos de iniciação à docência, uma vez que o ensino da língua japonesa nas escolas públicas é ainda escasso. Os estudos investigam o ambiente de ensino-aprendizagem de línguas na comunidade nipo-brasileira e na sociedade brasileira em geral, nas perspectivas de Língua Materna, Segunda Língua, Língua de Herança e Língua Estrangeira e/ou Língua Adicional. No tocante à língua japonesa, o projeto ainda contempla pesquisas da variação linguística, como o koroniago, aplicado ao ambiente escolar e não-escolar. Os resultados a curto e a médio prazo seriam as atividades educacionais de ensino e produção de material didático, participação em congressos, além da disseminação da língua e cultura japonesa nas mídias sociais, em posts e vídeos; a longo prazo se dará em forma de publicações de livros, artigos, dissertações, teses, livros didáticos, além de realização de eventos de natureza acadêmica como colóquios, mesas redondas, seminários e cursos de iniciação à docência com o intuito de contribuir para o avanço dessa área no âmbito de Estudos Japoneses no Brasil
    • Nome do projeto: Estudos Nikkeis: história, educação e cultura no contexto brasileiro (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TERUYA, L. Y. T. , MORALES, L. M. , ARAUJO, J. , DUARTE, E. M. , SILVA, J. G. , BARBOSA, F. G. .
      Descrição: Este projeto tem por objetivo reunir, analisar e publicar trabalhos sobre a comunidade Nikkei (genealógico e não-genealógico), incluindo educação, história, entretenimento e cultura, no sentido mais amplo do termo. Como método de pesquisa, o trabalho se apoiará em várias vertentes, desde cunho etnográfico, de base descritiva, qualitativa e interpretativa; bibliográfica para revisão de literatura e leitura de fontes primárias e secundárias e em ?pesquisa-ação? quando tiverem relação com educação e formação docente. O resultado da pesquisa será divulgado em forma de apresentação de trabalhos, publicações de livros e artigos e em certos casos, em intervenções em espaços escolares.