Não autenticado |

Raphael Valim da Mota Silva

    • Doutorando direto em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (USP), com o projeto "Equivalências refratadas, espelhos convexos: a forma do romance em Tom Jones e Quincas Borba". Bacharel e Licenciado em Letras com dupla habilitação em Português e Inglês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP / 2019). Enquanto graduando, desenvolveu duas pesquisas de iniciação científica na área de literatura, no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Ambas foram financiadas pelo Programa Unificado de Bolsas da USP. A primeira delas debruçou-se sobre a lírica e a prosa contista de Mário de Andrade, ao passo que a segunda investigou as relações entre os romances de José Saramago e Victor Hugo. Publicou artigos sobre obras literárias de língua inglesa e portuguesa e atuou como coordenador, co-autor e conteudista do curso Expedição Literária: Viagem pelas Letras (2020), fornecido pelo programa EducaSP, uma parceria entre a Secretaria da Educação e a USP. Foi responsável pelo conteúdo extra (videoaulas) da edição de Quincas Borba publicada pela editora Antofágica (RJ, 2021). Áreas de interesse incluem: autoconsciência narrativa, forma do romance, literatura brasileira, literaturas de língua inglesa, literatura comparada, Machado de Assis, José Saramago e ficção gótica.

       

      Links:    

    • MOTA, R. V. . A máscara e o contrarregra: a arte épico-cômica da afetação em Machado de Assis e Henry Fielding MACHADO DE ASSIS EM LINHA , v. 15 , p. 1 - 16 , 2022. ISSN: 19836821.
    • MOTA, RAPHAEL VALIM DA . Eclipse do romance: autoconsciência narrativa e fatias de vida em Huxley, Döblin e Waugh LINHA D'AGUA , v. 35 , p. 60 - 81 , 2022. ISSN: 01033638.
    • MOTA, R. V. . Discurso e Transgressão na Prosa de José Saramago Arcádia , v. 5 , p. 111 - 127 , 2019. ISSN: 24469335.
    • MOTA, R. V. . Assassinato sem crime, tesouro sem ouro: a ironia crítica de Henry James em O desenho no tapete DARANDINA REVISTELETRÔNICA , v. 12 , p. 1 - 11 , 2019. ISSN: 19838379.
    • MOTA, R. V. . The masquerade: humor, reality and fiction in Henry Fielding's works MIGUILIM - REVISTA ELETRÔNICA DO NETLLI , v. 8 , p. 287 - 299 , 2019. ISSN: 23170433.
    • MOTA, R. V. . Metamorfoses noturnas REVISTA OPINIÃES ? REVISTA DOS ALUNOS DE LITERATURA BRASILEIRA USP , v. , p. 258 - 279 , 2019. ISSN: 25258133.
    • MOTA, R. V. ; GAGLIARDI, C. . Pedras de sangue: romance e reavaliação histórica em José Saramago e Victor Hugo REVISTA PORTUGUESA DE HUMANIDADES , v. 23 , p. 463 - 482 , 2019. ISSN: 08740321.
    • MOTA, R. V. . Ego contra mundum: a Bíblia como base para o romance em Robinson Crusoe GUAVIRA LETRAS , v. 26 , p. 212 - 219 , 2018. ISSN: 19801858.
    • MOTA, R. V. . Senses without sensibilities: the dialectic of rationality and madness in Wide Sargasso Sea Yawp , v. 9 , p. 13 - 23 , 2017. ISSN: 19802862.
    • MOTA, R. V. . Terceira Geração Modernista. Prepara - Literatura, v. 2, p. 12 - 72, 2022.
    • MOTA, R. V. . Do Pré-Modernismo ao Modernismo Português. Prepara - Literatura, v. 2, p. 1 - 11, 2022.
    • MOTA, R. V. . A corte diabólica: por uma cartografia de Quincas Borba. Cidade, Literatura e Exclusão Social., v. 1, p. 200 - 210, 2022.
    • MOTA, R. V. . Pesquisa mostra como ler Machado de Assis através das estrelas . AGUIA - Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica , , 05 abr. 2020.
    • MOTA, R. V. . Sessão Vestibular - Quincas Borba e Casa Velha, de Machado de Assis. In: XXII Feira Internacional do Livro , 2023 , . Entre os Extremos, as dualidades: a literatura como elo.. : , . p. 36 - 36.
    • MOTA, R. V. . A corte diabólica: por uma cartografia de Quincas Borba. In: Cidade, Literatura e Exclusão Social , 2021 , São Paulo. Encontro Cidade, Literatura e Exclusão Social - Caderno de Resumos. São Paulo : FFLCH-DLCV-USP, 2021. p. 24 - 24.
    • MOTA, R. V. . Um gótico na era do esclarecimento: Stephen King, leitor de Frankenstein e Drácula. In: I Semana do Romance Gótico , 2019 , São Paulo. Caderno de Resumos - I Semana do Romance Gótico. São Paulo : FFLCH-DLM-USP, 2019. p. 11 - 11.
    • MOTA, R. V. . SANTOS, Rafael Mariano dos. Dom Quixote e Quincas Borba: um diálogo possível. Appris: São Paulo, 2023.. São Paulo : Appris , 2023 (Orelha de livro)
    • MOTA, R. V. . Nota da Edição - GALE, J. S. (Org.) Contos de Fadas Coreanos: duendes, fantasmas e outras criaturas mágicas. São Paulo: Novo Século.. : , 2023 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • MOTA, R. V. . Contos de Fadas Coreanos: duendes, fantasmas e outras criaturas mágicas, de Im Bang e Yi Riuk, com organização de James S. Gale. São Paulo : Novo Século , 2023 (Tradução)
    • MOTA, R. V. ; LIMA, V. N. A. . MONTEIRO, George. City Lights: Lawrence Ferlinghetti. Sao Paulo : Mundaréu , 2019 (Tradução/Artigo)
    • MOTA, R. V. . PARECERISTA AD HOC Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli. 2021 (Parecer)
    • MOTA, R. V. . PARECERISTA AD HOC Todas as Letras - Revista de Língua e Literatura. 2020 (Parecer)
    • MOTA, R. V. . PARECERISTA AD HOC Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli. 2020 (Parecer)
    • MOTA, R. V. . Sessão Vestibular - Quincas Borba e Casa Velha, de Machado de Assis. 2023 (Conferência)
    • MOTA, R. V. . O Livro do Riso e do Esquecimento, de Milan Kundera, ou a estética da crise. 2023 (Comunicacao)
    • MOTA, R. V. . Henry Fielding, Machado de Assis e a forma autorreflexiva do romance. 2022 (Comunicacao)
    • MOTA, R. V. . Autores de obras alheias: os narradores de Henry Fielding e Machado de Assis. 2021 (Comunicacao)
    • MOTA, R. V. . Machado de Assis: afrodescendente e crítico da escravidão. 2021 (Conferência)
    • MOTA, R. V. . Filhos do que leram, pais de seus precursores: Machado de Assis, José Saramago e as referências literárias. 2021 (Congresso)
    • MOTA, R. V. . A corte diabólica: por uma cartografia de Quincas Borba. 2021 (Comunicacao)
    • MOTA, R. V. . A descanonização no olhar de um narrador-formiga: passeios pela ficção de José Saramago. 2019 (Conferência)
    • MOTA, R. V. . Um gótico na era do esclarecimento: Stephen King, leitor de Frankenstein e Drácula. 2019 (Comunicacao)
    • MOTA, R. V. ; LIMA, V. N. A. . A tradução do texto 'City Lights: Lawrence Ferlinghetti' de George Monteiro. 2019 (Comunicacao)
    • MOTA, R. V. . Ego contra mundum: a Bíblia como base para o romance em Robinson Crusoe. 2017 (Comunicacao)
    • MOTA, R. V. . O sujeito desvairado e a realidade arlequinal: a construção da subjetividade na poesia e na prosa contista de Mário de Andrade. 2017 (Simposio)
    • MOTA, R. V. . Livros Clássicos nas Escolas. 2021 Youtube
    • MOTA, R. V. . Literary Talks: Conversa com mediadores/coordenadores de clubes de leitura (UFMS). 2021
    • MOTA, R. V. . Análise Literária: Dom Casmurro, de Machado de Assis. 2023 YouTube
    • MOTA, R. V. . Dom Casmurro além do 'traiu ou não traiu'. 2023
    • MOTA, R. V. . O livro mais genial de Machado de Assis? Conhecendo Memórias Póstumas de Brás Cubas. 2023
    • MOTA, R. V. . Machado de Assis: o escritor mais irônico do Brasil. 2023
    • MOTA, R. V. . As metáforas de Quincas Borba e a crítica social de Machado de Assis. 2023
    • MOTA, R. V. . Por que Memórias Póstumas de Brás Cubas permanece atual?. 2023
    • MOTA, R. V. ; WERNER, J. L. ; BUFALARI, F. M. ; GOBBO, R. ; VASCONCELOS, S. G. T. . I Semana do Romance Gótico. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • MOTA, R. V. ; WERNER, J. L. ; BUFALARI, F. M. ; GOBBO, R. ; VASCONCELOS, S. G. T. . II Semana do Romance Gótico. 2020 (Universidade de São Paulo)
    • MOTA, R. V. . XI Seminário de Pós-Graduação dos Alunos do Programa de Teoria Literária e Literatura Comparada. 2021 (USP)
    • PAGAN, M. E. P. ; MOTA, R. V. . 200 anos de Flaubert. 2021 (USP)
    • MOTA, R. V. . III Semana do Romance Gótico. 2022 (Laboratório de Estudos do Romance - LERo USP)
    • MOTA, R. V. . Feira Cultural - Décadas. 2023 (Maple Bear)
  • Curso de curta duração ministrado: 4
    • MOTA, R. V. ; SERGIO, A. S. ; PORNE, G. . Expedição Literária: Viagem pelas Letras. 2020 (EducaSP USP)
    • MOTA, R. V. . As referências em Quincas Borba, de Machado de Assis. 2021 (Universidade de São Paulo (USP))
    • MOTA, R. V. . Dom Casmurro, de Machado de Assis: abordagens e interpretações. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • MOTA, R. V. . Os fundadores do romance inglês: Daniel Defoe, Samuel Richardson e Henry Fielding. 2021 (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM)
    • MOTA, R. V. . O sujeito desvairado e a realidade arlequinal: a construção da subjetividade na poesia e na prosa contista de Mário de Andrade - Relatório Final de Pesquisa. 2017
    • MOTA, R. V. . Pedras de sangue: romance e reavaliação histórica em José Saramago e Victor Hugo - Relatório Final de Pesquisa. 2019
    • MOTA, R. V. . Relatório de Qualificação (Mestrado): Equivalências refratadas, espelhos disformes: a forma do romance em Tom Jones e Quincas Borba. 2021
    • MOTA, R. V. . Relatório de Qualificação (Doutorado): Equivalências Refratadas, espelhos disformes: a forma do romance em Tom Jones e Quincas Borba. 2022
    • MOTA, R. V. ; PORNE, G. . Expedição Literária: Viagem pelas Letras (16 aulas). 2020 (Curso de formação complementar para alunos da rede pública de são paulo)
    • MOTA, R. V. . Nova Escola - Planos de Aula - Ensino Fundamental II - Língua Portuguesa. 2020 (Preparador de texto)
    • MOTA, R. V. . Quincas Borba Parte 1: Antes da leitura - O contexto histórico. Rio de Janeiro: Antofágica.. 2021 (Vídeo educacional)
    • MOTA, R. V. . Quincas Borba Parte 2: Após a leitura - Pontos importantes da obra. Rio de Janeiro: Antofágica.. 2021 (Vídeo educacional)
    • MOTA, R. V. . Dom Casmurro Parte 1: Antes da Leitura. Rio de Janeiro: Antofágica.. 2023 (Vídeo educacional)
    • MOTA, R. V. . Dom Casmurro Parte 2: Depois da Leitura. Rio de Janeiro: Antofágica.. 2023 (Vídeo educacional)
    • MOTA, R. V. . Memórias Póstumas de Brás Cubas Parte 2: Depois da Leitura. Rio de Janeiro: Antofágica. 2023 (Vídeo educacional)
    • MOTA, R. V. . Prepara FTD - Literatura: Capítulo 7 (Do Pré-Modernismo ao Modernismo Português) e Capítulo 11 (Terceira Geração Modernista).. 2022 (Livro didático)
    • MOTA, R. V. . Memórias Póstumas de Brás Cubas Parte 1: Antes da Leitura. Rio de Janeiro: Antofágica. 2023 (Vídeo educacional)
    • Nome do projeto: O sujeito desvairado e a realidade arlequinal: a construção da subjetividade na poesia e na prosa contista de Mário de Andrade (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOTA, R. V. , ROSENBAUM, Y. .
      Descrição: A pesquisa visou abordar a obra literária de Mário de Andrade em sua contribuição para o Modernismo brasileiro, na qual se desenvolve um novo paradigma de subjetividade - moderna - vinculada às principais questões de uma realidade nacional em vias de modernização. A partir da comparação de dois textos do autor, o poema O rebanho, de Pauliceia desvairada (1922), e o conto Primeiro de Maio, de Contos novos (1947), dois objetivos principais foram esquematizados: primeiro, explorar a obra de Mário sob um viés mais amplo, estimulando a relação entre gêneros literários, contextos históricos, visões sociais e métodos composicionais diferentes; segundo, analisar como o que convencionamos chamar de tríade moderna (e que engloba o eu, a cidade e a representação literária) desenvolve-se em cada texto, com ênfase na influência decisiva do fundo histórico no caráter contraditório e dilemático do escritor, bem como no amadurecimento de sua crítica social.
    • Nome do projeto: Pedras de sangue: romance e reavaliação histórica em José Saramago e Victor Hugo (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOTA, R. V. , GAGLIARDI, C. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo a análise comparativo-interpretativa de Notre Dame de Paris (1831) de Victor Hugo (majoritariamente conhecido como O corcunda de Notre Dame, após sua tradução inglesa) e Memorial do Convento (1982) de José Saramago. Semelhanças formais e temáticas permitem, e até mesmo incentivam, a comparação entre os dois romances históricos, marcados notadamente por reflexões acerca do tempo, do povo e da religião. A começar pelos títulos, ambos referentes a monumentos históricos e religiosos (a catedral de Notre Dame, na França, e o Convento de Mafra, em Portugal), passando pela construção dos personagens, do enredo e da própria arte narrativa, a leitura conjunta dos romances tende a lançar luz não apenas sobre seus surpreendentes pontos de intersecção, como a suas especificidades. Entre esses pontos de contato, destaca-se uma noção de história não hegemônica e aberta, a qual, para Walter Benjamin, evidencia a tradição dos oprimidos.
    • Nome do projeto: As referências em Quincas Borba, de Machado de Assis (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MOTA, R. V. .
      Descrição: O curso visou à análise e interpretação do romance Quincas Borba (1891), de Machado de Assis, a partir das referências literárias, filosóficas e políticas mobilizadas ao longo da narrativa. Ao valer-se da citação, da alusão e até mesmo da paródia, o narrador machadiano em terceira pessoa evoca um cabedal cultural extenso para, logo em seguida, escová-lo a contrapelo e enraizá-lo nas particularidades locais. Por meio da análise de excertos do romance que fazem menção a obras como a Bíblia, Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, Tom Jones, de Henry Fielding, Cândido, ou o otimismo, de Voltaire, Fausto, de Goethe, entre outros, investigamos o papel do foco narrativo, da intertextualidade e da paródia na fatura do romance, e identificamos as principais obras que compõem o caleidoscópio de referências que é Quincas Borba. Compreendemos o ato de fazer referências como um recurso formal e estilístico por meio do qual o narrador machadiano refrata procedimentos estéticos e ideologias cosmopolitas a partir da experiência nacional, fazendo jus à dialética do localismo e do cosmopolitismo que rege a literatura brasileira, segundo Antonio Candido (2006).
    • Nome do projeto: Dom Casmurro, de Machado de Assis: abordagens e interpretações (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MOTA, R. V. .
      Descrição: O presente curso visa analisar e discutir o romance Dom Casmurro (1899), de Machado de Assis, com ênfase na sua construção formal e nas diferentes interpretações que ela proporciona. Ao longo das aulas, revisitaremos parte da fortuna crítica do romance, bem como suas adaptações e releituras, a fim de rastrear o impacto cultural da querela-chamariz "traiu ou não traiu". Por meio da leitura cerrada da obra, investigaremos a construção ficcional do narrador protagonista, Bento Santiago, valendo-nos do conceito de "narrador não confiável" (unreliable narrator), cunhado pelo crítico Wayne C. Booth. A tópica do ciúme, o papel dos leitores, o manejo das referências intertextuais e os dilemas sócio-históricos também serão considerados na interpretação de Dom Casmurro, a fim de fornecer ferramentas para uma leitura mais integradora da obra, que interesse tanto a estudantes quanto a professores.
    • Nome do projeto: Equivalências refratadas, espelhos convexos: a forma do romance em Tom Jones e Quincas Borba (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOTA, R. V. , VASCONCELOS, S. G. T. .
      Descrição: O presente projeto de Mestrado propõe a análise formal dos romances Tom Jones (1749), de Henry Fielding, e Quincas Borba (1891), de Machado de Assis, em perspectiva comparada. Tomada como ponto de partida, a única referência explícita a Fielding no âmbito da prosa machadiana, localizada nos capítulos CXII, CXIII e CXIV de Quincas Borba, desvela uma técnica narrativa que assume o caráter de princípio formal manejado por ambos os romancistas. Trata-se do papel de "autor de obras alheias", atribuído a Rubião, mas que, em verdade, diz respeito aos narradores em terceira pessoa de Fielding e Machado, que acionam um cabedal cultural, filosófico e literário por meio das referências sistemáticas feitas ao longo de seus romances. Estas, por sua vez, saem refratadas, fora de órbita, indicando não só a mimese paródica de diferentes modelos textuais ou regimes de verossimilhança, como também, ou sobretudo, os impasses sócio-históricos dos diferentes tempos e locais em que viviam os autores.
    • Nome do projeto: Expedição Literária: Viagem pelas Letras (2020 - 2020
      Natureza: Ensino
      Integrantes: MOTA, R. V. , SERGIO, A. S. , PORNE, G. .
      Descrição: Fornecido pela plataforma EducaSP USP, fruto da parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) e a Universidade de São Paulo (USP), o curso on-line Expedição Literária: Viagem pelas Letras é voltado para o estudo da literatura e da escrita criativa e dissertativa. Por meio dele, estudantes do Ensino Médio da rede pública de São Paulo entrarão em contato com livros e obras literárias do cânone mundial, aprenderão como interpretá-los e estudarão conceitos vinculados à arte da ficção, aos gêneros literários, à estrutura narrativa, à tipologia textual e à redação para o vestibular. A literatura também será investigada a partir de sua relação com a sociedade e com outras artes, como o cinema, o teatro, o quadrinho, o videogame e a música. A democratização do acesso à literatura, defendida por Antonio Candido como um direito inalienável, é uma das bases do projeto.
    • Nome do projeto: Os fundadores do romance inglês: Daniel Defoe, Samuel Richardson e Henry Fielding (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MOTA, R. V. .
      Descrição: O curso visa investigar a ascensão do romance inglês no século XVIII a partir da análise e comentário de obras de três romancistas fundadores do gênero: Robinson Crusoé (1719), de Daniel Defoe, Pamela (1740), de Samuel Richardson e Tom Jones (1749), de Henry Fielding. Partindo da recuperação dos principais processos sócio-históricos que contribuíram para o surgimento do gênero novelístico na modernidade, as aulas terão como cerne os debates sobre realidade e ficção, novel e romance, literatura e sociedade. Com base nas contribuições de Ian Watt e Michael McKeon, os três romances serão interpretados em suas estratégias formais específicas e relações de oposição e semelhança, considerando-se elementos das narrativas como enredo, caracterização de personagens, posição do narrador, tempo e espaço. Objetiva-se reconstituir ? de modo dialético e a partir das próprias obras literárias ? esse momento crucial na história do romance, elucidando a importância de cada um desses autores na tradição posterior da literatura inglesa ? e mundial.