Não autenticado |

Marcia Cristina Urze Risette

    • Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Geografia Humana oferecido pelo Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia Lestras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Graduada e licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo. É membro do grupo de Pesquisa GEPED - Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática da Geografia e Práticas Interdisciplinares, credenciado no CNPq e liderado pela Professora Sonia Maria Vanzella Castellar. Participa também do grupo de pesquisa sobre Pensamento Espacial também liderado pela Professora Sonia Maria Vanzella Castellar. Foi bolsista CAPES durante o Mestrado e bolsista PIBIC durante a graduação. Pesquisa na área de Ensino de Geografia, Cartografia Escolar, Alfabetização Científica na Educação Geográfica e Educação Geográfica com enfoque na Geografia urbana. Tem experiência docente nos anos finais do Ensino Fundamental, com cursos de graduação semi presenciais, e com formação de professores.

       

      Links:    

  • Artigos completos publicados em periódicos: 3
    • RISETTE, M. C. U. . Os indicadores da alfabetização cartográfica. Pensando convergências entre a cartografia escolar e o pensamento espacial REVISTA ANEKUMENE , v. , p. 16 - 25 , 2018. ISSN: 22485376.
    • MARANDINO, M. ; TRIVELATO, S. L. F. ; CASTELLAR, S. M. V. ; OZORIO, A. M. ; SALGADO, M. M. ; ISZLAJI, C. ; LEANDRINI, S. M. M. ; RISETTE, M. C. U. ; PEREIRA, R. G. . Natureza, cultura científica e educação: trabalhando a cultura científica na formação inicial de professores Revista da SBEnBIO , v. 3 , p. 1394 - 1403 , 2010. ISSN: 19821867.
    • Marandino, M. ; TRIVELATO, S. L. F. ; CASTELLAR, Sonia M. V. ; SALGADO, M. ; RISETTE, M. C. U. . Natureza, Cultura Científica e Educação: trabalhando cultura científica na formação inicial de professores Revista da SBEnBIO , v. 3 , p. 1394 - 1403 , 2010. ISSN: 19821867.
    • RISETTE, Márcia Cristina Urze ; Castellar, Sonia Maria Vanzella ; Seferian, Ana Paula Gomes . A cidade como projeto de ensino: homogeneização e fragmentação socioespacial nas aulas de Geografia. Congresos - GeoAlicante 2015 - Libro de Actas, v. , p. 885 - 898, 2016.
    • Seferian, Ana Paula Gomes ; RISETTE, Márcia Cristina Urze ; Castellar, Sonia Maria Vanzella . Prática docente e construção de conceitos em Geografia contribuições para o ensino de Geografia nas séries iniciais. Congresos - GeoAlicante 2015 - Libro de Actas, v. , p. 685 - 691, 2016.
    • RISETTE, M. C. U. ; Castellar, Sonia Maria Vanzella . O Entorno Escolar como estratégia de Ensino de Geografia.. In: I Seminário Nacional sobre Cidades e práticas espaciais - Seminário das Metrópoles. , 2010 , Gioânia, Go.. I Seminário Nacional sobre Cidades e práticas espaciais - Seminário das Metrópoles.. : , 2010.
    • RISETTE, M. C. U. ; CASTELLAR, Sonia M. V. . O Estudo do bairro por meio das representações cartográficas - uma proposta de sequência didática para estudantes dos sétimos e oitavos anos da rede estadual paulista - Zona Leste da Capital. In: VII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares , 2011 , Vitória - ES. VII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares. : , 2011.
    • CASTELLAR, Sonia M. V. ; RISETTE, M. C. U. . Estudo e pesquisa em educação geográfica e interdisciplinariedade: o grupo. In: Colóquio Internacional de Investigadores em Didática da Geografia (REDLADGEO - Brasil) , 2010 , São Paulo. Boletim Paulista de Geografia. São Paulo : Xamã Editora, 2010. p. 149 - 166.
    • RISETTE, M. C. U. ; CASTELLAR, Sonia M. V. . O Atlas sócio-ambiental do bairro de Itaquera - um instrumento pedagógico no ensino de geografia. In: 17 Simpósio Internacional de Iniciação Científica , 2009 , São Paulo. 17 SIICUSP. São Paulo : EDUSP, 2009.
    • RISETTE, M. C. U. ; CASTELLAR, Sonia M. V. . O ATLAS SOCIO-AMBIENTAL DO BAIRRO DE ITAQUERA ? UM INSTRUMENTO PEDAGOGICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. In: 17 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo , 2009 , São Paulo. Resumos 17 SIICUSP. São Paulo : EDUSP, 2009. p. 1 - 1.
    • RISETTE, M. C. U. ; CASTELLAR, Sonia M. V. . O Desenvolvimento dos Conhecimentos Geográficos e Cartográficos na 6ª série do Ensino Fundamental: a construção de um atlas escolar sócio-ambiental do bairro de Itaquera - São Paulo - Brasil. In: XV Encontro Nacional de Geográfos , 2008 , São Paulo. XV ENG - Anais. São Paulo : AGB - Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2008.
    • SEPE, P. M. ; MACIEL, Y. R. ; COSTA, F. C. ; RISETTE, M. C. U. ; AKAMINE, T. . CARACTERIZANDO A INTERAÇÃO SOCIEDADE-NATUREZA ? o USO DE INDICADORES Ambientais como subsídio às Políticas Públicas de Meio Ambiente: A Experiência da Cidade de São Paulo. In: 12º Encontro de Geógrafos da América Latina - EGAL , 2009 , Montevideo. Anais. Montevideo : Imprenta Gega, 2009. p. 1 - 15.
    • RISETTE, M. C. U. ; CASTELLAR, Sonia M. V. . O Desenvolvimento dos Conhecimentos Geográficos e Cartográficos na 6ª série do Ensino Fundamental: a construção de um atlas escolar sócio-ambiental do bairro de Itaquera - São Paulo - Brasil. In: 12º Encontro de Geógrafos da América Latina - EGAL , 2009 , Montevideo. Anais. Montevideo : Imprenta Gega, 2009. p. 1 - 10.
    • SEPE, P. M. ; MACIEL, Y. R. ; COSTA, F. C. ; RISETTE, M. C. U. ; AKAMINE, T. . CARACTERIZANDO A INTERAÇÃO SOCIEDADE-NATUREZA ? o USO DE INDICADORES Ambientais como subsídio às Políticas Públicas de Meio Ambiente: A Experiência da Cidade de São Paulo. In: 12º Encontro de Geógrafos da América Latina - EGAL , 2009 , Montevideo. Anais. Montevideo : Imprenta Gega, 2009. p. 174 - 175.
    • SANTOS, Jader. O. ; RISETTE, M. C. U. ; BACANI, V. M. ; ROSS, Jurandyr. L. S. . ZONEAMENTO AMBIENTAL COMO SUBSÍDIO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL DA FOLHA PARIQUERA-AÇU, ESTADO DE SÃO PAULO - BRASIL. In: 12º Encontro de Geógrafos da América Latina , 2009 , Montevideo. Anais. Montevideo : Imprenta Gega, 2009. p. 1 - 15.
    • SANTOS, Jader. O. ; RISETTE, M. C. U. ; BACANI, V. M. ; ROSS, Jurandyr. L. S. . ZONEAMENTO AMBIENTAL COMO SUBSÍDIO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL DA FOLHA PARIQUERA-AÇU, ESTADO DE SÃO PAULO - BRASIL. In: 12º Encontro de Geógrafos da América Latina , 2009 , Montevideo. Anais. Montevideo : Imprenta Gega, 2009. p. 180 - 181.
    • RISETTE, M. C. U. ; CASTELLAR, Sonia M. V. . O Desenvolvimento dos Conhecimentos Geográficos e Cartográficos na 6ª série do Ensino Fundamental: a construção de um atlas escolar sócio-ambiental do bairro de Itaquera - São Paulo - Brasil. In: 12º Encontro de Geógrafos da América Latina , 2009 , Montevideo. Anais. Montevideo : Imprenta Gega, 2009. p. 93 - 94.
    • MARANGAO, C. ; SEFERIAN, A. P. G. ; RISETTE, M. C. U. ; PAULA, I. R. . contribuição dos grafites para a compreensão segregação socioespacial da cidade de são paulo. 2020 (Outra)
    • RISETTE, M. C. U. ; CASTELLAR, Sonia M. V. . O Entorno Escolar como estratégia de Ensino de Geografia. 2010 (Seminário)
    • RISETTE, M. C. U. ; CASTELLAR, Sonia M. V. . O estudo do bairro por meio das representações cartográficas: uma proposta de sequência didática para estudantes dos sétimos e oitavos anos da rede estadual paulista ? Zona Leste da capital. 2011 (Outra)
    • RISETTE, M. C. U. ; CASTELLAR, Sonia M. V. . A cartografia escolar e a cidade como projeto educativo: o uso de Sequências Didáticas para o ensino de geografia. 2012 (Outra)
    • RISETTE, M. C. U. ; CASTELLAR, Sonia M. V. . O Estudo do bairro por meio das representações cartográficas - uma proposta de sequência didática para estudantes dos sétimos e oitavos anos da rede estadual paulista - Zona Leste da Capital. 2011 (Outra)
    • RISETTE, M. C. U. ; CASTELLAR, Sonia M. V. . O ATLAS SOCIO-AMBIENTAL DO BAIRRO DE ITAQUERA ? UM INSTRUMENTO PEDAGOGICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. 2009 (Comunicacao)
    • RISETTE, M. C. U. ; CASTELLAR, Sonia M. V. . O Desenvolvimento dos Conhecimentos Geográficos e Cartográficos na 6ª série do Ensino Fundamental: a construção de um atlas escolar sócio-ambiental do bairro de Itaquera - São Paulo - Brasil. 2008 (Comunicacao)
    • RISETTE, M. C. U. ; CASTELLAR, Sonia M. V. . O Desenvolvimento dos Conhecimentos Geográficos e Cartográficos na 6ª série do Ensino Fundamental: a construção de um atlas escolar sócio-ambiental do bairro de Itaquera - São Paulo - Brasil. 2009 (Comunicacao)
    • RISETTE, M. C. U. ; CASTELLAR, S. M. V. ; JULIASZ, P. P. C. S. ; MARANGAO, C. ; PAULA, I. R. ; DUARTE, R. G. . X Colóquio de Cartografia para crianças e escolares ? as diferentes linguagens do mundo contemporâneo e I Encontro Internacional de Cartografia e Pensamento Espacial. 2018 (FAPESP e CNPq)
    • CASTELLAR, S. M. V. ; MUNHOZ, G. B. ; RISETTE, M. C. U. . Curso de Metodologia do Ensino de Geografia para professores de Geografia das séries finais do Ensino Fundamental e para professores da Educação Infantil. 2011 (Convênio nº 006/2010 firmado entre a Prefeitura e Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo, entre a Fundação de Apoio à Faculdade de Educação e entre a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.)
    • RISETTE, M. C. U. ; CASTELLAR, Sonia M. V. . Desenvolvimento dos Conhecimentos Geográficos e Cartográficos na 6ª Série do Ensino Fundamental. 2009
    • RISETTE, M. C. U. ; CASTELLAR, Sonia M. V. . Construção do Atlas Escolar Sócio-Ambiental do Bairro de Itaquera. 2010
    • Nome do projeto: A CONSTRUÇÃO DO ATLAS DO BAIRRO DE ITAQUERA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA (2008 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RISETTE, M. C. U. , CASTELLAR, Sonia M. V. .
      Descrição: O objetivo dessa pesquisa foi ampliar os conceitos geográficos e cartográficos dos alunos das sextas séries por meio da construção de um Atlas sócio-ambiental de Itaquera (bairro onde a escola está situada) e das atividades lúdicas desenvolvidas juntamente com professora de Geografia da escola na sala de aula e nos espaços não-formais de aprendizagem.
    • Nome do projeto: Cidades e práticas espaciais: diferentes dinâmicas em metrópoles brasileiras nacionais e regionais (2007 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RISETTE, M. C. U. , CASTELLAR, Sonia M. V. , CAVALCANTI, Lana. , CALLAI, H. , VILHENA, J. , SACRAMENTO, A. C. .