Não autenticado |

Luciana Taraborelli

    • Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo, na Linha de Pesquisa Linguística Textual e Teorias do Discurso. Mestre em Letras pelo programa Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS- pela Universidade de São Paulo-USP-, na área de Linguística Aplicada. Integrante do GP/CNPq/USP Linguagens, discurso e ensino, coordenado pela Professora Dra. Maria Inês Batista Campos Noel Ribeiro. Trabalha com linguagem literária e ensino de língua materna: práticas escolares voltadas ao texto literário, em particular do gênero poema, explorando seus vários aspectos: gramatical, textual e discursivo - e os efeitos de sentido que produzem. Possui especialização em Estudos Literários pela Faculdade Anhanguera e graduação em Letras pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio. Atualmente, pesquisa o ensino de leitura nos anos finais do ensino fundamental, na perspectiva dialógica, com foco na poesia contemporânea. É professora da educação básica na rede particular.

       

      Links:    

    • TARABORELLI, LUCIANA . Poesia e alteridade no poema -da sua memória-, de Arnaldo Antunes REVISTA DO SELL , v. 11 , p. 22 - 38 , 2023. ISSN: 19833873.
    • GOLDSTEIN, N. S. ; TARABORELLI, L. ; LEITE, VIVIANE MENDES . Poema-ação: vozes discentes em versos Entrelaces Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras-UFC , v. 12 , p. 148 - 166 , 2021. ISSN: 25962817.
    • LEITE, V. M. ; TARABORELLI, LUCIANA . Book trailer: a leitura em movimento Leitura , v. 1 , p. 344 - 356 , 2021. ISSN: 23179945.
    • CAMPOS, M. I. B. ; TARABORELLI, LUCIANA ; LEITE, V. M. . DOIS CAMINHOS, VÁRIAS CHEGADAS: RELATOS DE LEITURA LITERÁRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EntreLetras (Online) , v. 11 , p. 379 - 398 , 2020. ISSN: 21793948.
    • TARABORELLI, LUCIANA ; LEITE, VIVIANE MENDES . Entre quadros e piratas: leitura e retextualização de A Ilha do Tesouro LITERARTES , v. 1 , p. 54 - 82 , 2020. ISSN: 23169826.
    • TARABORELLI, L. . Leitura e escrita de poemas: recriar o mundo com palavras SINERGIA (IFSP. ONLINE) , v. 21 , p. 11 - 18 , 2020. ISSN: 2177451X.
    • TARABORELLI, L. . Versos e imagens: o olhar valorativo do aluno poeta. Professores em diálogo: profletras e educação básica, v. 1, p. 10 - 24, 2023.
    • LEITE, VIVIANE MENDES ; TARABORELLI, LUCIANA . O gênero digital stop Motion sob as lentes da poética sociológica. Estudos do texto e do discurso perspectivas contemporâneas, v. , p. 173 - 186, 2022.
    • TARABORELLI, LUCIANA ; LEITE, V. M. . Do poema ao meme: relações dialógicas e gêneros intercalados na leitura verbo-visual. Discurso e ensino na linguística aplicada: propostas e interseções, v. 2, p. 81 - 103, 2021.
    • GOLDSTEIN, N. S. ; TARABORELLI, L. . O Poema na formação do leitor literário. Narrativas e enigmas da arte: fios da memória, frestas e arredores da ficção, v. 1, p. 582 - 600, 2021.
    • TARABORELLI, L. . A escrita de poemas e o aluno agente: contribuições para o diálogo. A escrita de poemas e o aluno agente: contribuições para o diálogo, v. , p. 136 - 145, 2020.
    • LEITE, VIVIANE MENDES ; TARABORELLI, LUCIANA . FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO BÁSICO: UM PERCURSO INTERDISCIPLINAR. In: 3º Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba- Múltiplas leitura: entrelaçamentos em Linguagem, Literatura e Educação , 2021 , Campos do Jordão. Anais Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba (SELIV).. : , 2021. p. 1 - 255.
    • TARABORELLI, LUCIANA . POESIA E ALTERIDADE NO POEMA ' DA SUA MEMÓRIA', DE ARNALDO ANTUNES. In: Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários UFTM , 2022 , Uberaba. Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Anais...Uberaba(MG) UFTM, 2022.. : , 2022.
    • TARABORELLI, LUCIANA . O velho e o jovem: ancestralidade e alteridade na poesia de Conceição Evaristo. In: JADIS IX ? CIED IV Nonas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso e no Quarto Congresso Internacional de Estudos do Discurso. , 2022 , Porto. Caderno de resumos Nonas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso e no Quarto Congresso Internacional de Estudos do Discurso.. : , 2022.
    • TARABORELLI, L. . POEMAS: UM OLHAR EM VERSOS. In: III JORNADA INTERNACIONAL SEMÃNTICA E ENUNCIAÇÃO , 2021 , Campinas. Anais da III Jornada Internacional Semântica e Enunciação. : , 2021.
    • TARABORELLI, L. ; GOLDSTEIN, N. S. . Letramento poético -literário - proposta didática e análise de produções discentes. In: VII SIMELP -Simpósio Mundial de estudos de Língua Portuguesa , 2020 , Porto de Galinhas PE. ESTUDOS DE LINGUAGEM EM PERSPECTIVA: CAMINHOS DA INTERCULTURALIDADE. : , 2020. p. 01 - 7661.
  • Apresentações de Trabalho: 13
    • TARABORELLI, LUCIANA . O velho e o jovem: ancestralidade e alteridade na poesia de Conceição Evaristo. 2022 (Congresso)
    • TARABORELLI, LUCIANA . Poesia na vida, poesia na escola: um olhar em versos. 2022 (Conferência)
    • TARABORELLI, LUCIANA . Poesia e alteridade no poema ?da sua memória?, de Arnaldo Antunes. 2022 (Simposio)
    • LEITE, V. M. ; TARABORELLI, LUCIANA . Formação do leitor no ensino básico: um percurso interdisciplinar. 2021 (Seminário)
    • TARABORELLI, LUCIANA . Verbo-visualidade e o olhar do aluno-poeta. 2021 (Simposio)
    • CAMPOS, M. I. B. ; LEITE, V. M. ; TARABORELLI, L. . O jovem pesquisador: pelas trilhas de Bakhtin e o círculo. 2021 (Conferência)
    • TARABORELLI, L. . 'MOSAICO DE POEMAS: LEITURA DE POEMAS DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2020 (Comunicacao)
    • GOLDSTEIN, N. S. ; TARABORELLI, L. . O poema na formação do leitor literário. 2019 (Comunicacao)
    • TARABORELLI, L. . Leitura de poemas: desvendando camadas de significação. 2019 (Comunicacao)
    • TARABORELLI, L. . Leitura e escrita de poemas: recriar o mundo com palavras. 2019 (Comunicacao)
    • TARABORELLI, L. . Letramento Poético-Literário: uma proposta didática e análise de produção discentes. 2019 (Comunicacao)
    • TARABORELLI, L. . O poema em sala de aula: uma análise dialógica de produções discentes. 2019 (Simposio)
    • TARABORELLI, L. . 'A escrita de poemas e o aluno agente: contribuições para o diálogo'. 2019 (Comunicacao)
    • Nome do projeto: Linguagem literária e ensino de língua materna (2015 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TARABORELLI, L. , GOLDSTEIN, N. S. , ARCANGELO, M. C. .
      Descrição: Descrição de práticas escolares voltadas para o trabalho com o texto literário, visando a verificar como os seus diversos aspectos ? gramaticais, discursivos e textuais ? produzem efeitos de sentido.
    • Nome do projeto: Texto poético: leitura e produção (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TARABORELLI, L. , GOLDSTEIN, N. S. .
      Descrição: Estudo das características do texto poético, como ponto de partida para atividades didáticas voltadas à produção do gênero por alunos do ensino fundamental e médio.
    • Nome do projeto: Argumentação, ensino, memória: por uma teoria dialógica da linguagem (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TARABORELLI, L. , LEITE, VIVIANE MENDES , CAMPOS, M. I. B. , MITSUNARI, N. A. S. .
      Descrição: O projeto, que se inscreve na linha de pesquisa Linguística Aplicada aos Estudos do Português, toma como objeto de investigação a argumentação nos manuais didáticos e em periódicos de ensino, sobretudo no que se refere às questões de dissertação escolar, problemas de redação, gêneros do discurso, particularmente, redações do vestibular, do Enem, em que se encontra uma tensa problematização com a palavra do outro, isto é, com o discurso alheio, um dos conceitos centrais na concepção de linguagem de Bakhtin (1934-35), Medviédev (1928) e Volóchinov (1929). Trata-se, nessa medida, de colocar em foco os manuais didáticos produzidos a partir da década de 1960, buscando as orientações e métodos que conduzem os alunos às noções de texto dissertativo, argumentativo, discurso alheio no discurso próprio, formas de citação, formas de introdução, formas de argumentação por causa, consequência, contraposição, conflitos etc. Tendo em vista o estudo desses fenômenos linguísticos e discursivos, principalmente, nos manuais escolares e nas revistas de divulgação de ensino de grande circulação nacional como Nova Escola, Escola São Paulo de Ciência Avançada/ Fapesp, por exemplo, vamos tomar como base o conceito bakhtiniano de "estilística do gênero" ([1934-35] 2015:21). Para Bakhtin, o enunciado concreto não é um sistema abstrato da língua, mas ele o entende como um acontecimento único, histórico, em que está situado em um tempo e espaço real com sujeitos que interagem socialmente com um propósito discursivo. Essa estilística do gênero parte de um estudo amplo em torno da estilística do romance soviético em que Bakhtin busca superar a divisão entre forma e conteúdo. Na verdade, esse texto surpreende pelas análises linguístico-discursivas do gênero do discurso e da estilística sociológica, fundamental para as análises dos estudos argumentativos nos manuais, uma vez que que as propostas didáticas contem gêneros intercalados, híbridos como também diversas linguagens, gêneros e estilos. Essa fundamentação teórica tem como finalidade (i) servir de base para análises linguístico-discursivas da produções escritas, visando as atividades didáticas relacionadas à argumentação/ dissertação e os artigos argumentativos nas revistas de educação; (ii) aprofundar o conceito de "argumentação" na concepção bakhtiniana e em teorias linguísticas da argumentação; (iii) elucidar a presença da função argumentativa e da crítica como atividade humana que coordena múltiplos e heterogêneos saberes nos materiais didáticos de língua portuguesa em circulação a partir de 1964, início da ditadura brasileira. Metodologicamente, prevê-se um trabalho a partir de uma base documental coletada nos acervos do livro didático de várias universidades (FEUSP, UFRN, Bibliothèque Diderot de Lyon [documentation életronique]), para implantar uma análise pela aplicação do método dialógico, contemplando três etapas: (a) a dimensão alteritária, em o pesquisador participa responsavelmente da coleta dos dados; (b) a tensão dialética instaurada entre pesquisador e materiais coletados; (c) a responsividade observável entre vários materiais de mesmo período histórico e de outros períodos. O objetivo principal é aprofundar a concepção de argumentação, na medida em que ela pode elucidar a atividade dupla da linguagem na qual há uma tensão entre o monólogo e o diálogo, entre o trabalho enunciativo e o trabalho interacional presente nos manuais escolares de língua portuguesa em circulação no ensino médio brasileiro. Quanto às contribuições cientificas e sociais do projeto, ressaltam-se (i) a continuidade na investigação em torno dos diferentes manuais escolares ao longo do século XX e XXI, construindo uma arquitetônica da produção escrita; (ii) a socialização da produção, por meio da publicação em artigos e livros.
    • GOLDSTEIN, N. S. ; TARABORELLI, L. . UM OLHAE EM VERSOS - E-book de autoria discente. 2019 - E-book
    • TARABORELLI, L. ; GOLDSTEIN, N. S. . LEITURA E ESCRITA DE POEMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS. 2019 - Vídeo