Não autenticado |

Thomaz Marcondes Garcia Pedro

    • Pesquisador, professor e documentarista. Doutorando pelo programa interdisciplinar DIVERSITAS da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com bolsa FAPESP. Pesquisa a produção audiovisual entre os povos indígenas do Alto Xingu, onde atua desde 2015. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com bolsa CNPq. Graduado em Comunicação e Multimeios pela PUC-SP. Foi docente na Universidade Anhembi Morumbi, no curso de Cinema e no curso de Rádio, TV e Internet. Foi professor no curso de Audiovisual no Centro Universitário SENAC. Dirigiu os documentários Tião Paineira (2012); Surara, a luta pela terra Tupinambá (2017); Terminal 3 (2017); e Osiba Kangamuke, vamos lá criançada (2016). Atuou profissionalmente área de audiovisual como Diretor, Diretor de Fotografia.

       

      Links:    

    • Cultura e Ambientes Midiáticos
    • PEDRO, THOMAZ MARCONDES ; CARVALHO, VERONICA MONACHINI DE . Kitseha: mídia indígena e eleições presidenciais de 2018 no Alto Xingu CADERNOS DE CAMPO (USP) , v. 31 , p. e184557 - , 2022. ISSN: 23169133.
    • PEDRO, T. M. G. . Telas e Reflexos na Aldeia Aiha PROA: Revista de Antropologia e Arte , v. v. 1 n. 1 , p. 171 - , 2021. ISSN: 21756015.
    • PEDRO, T. M. G. ; HENRIQUE, F. B. . GALLOIS & MACEDO - Nas redes Guarani: Saberes, traduções e transformações Maloca: revista de estudos indígenas , v. v3 , p. p1-8 - 8 , 2020. ISSN: 26753111.
    • PEDRO, T. M. G. ; CARVALHO, V. M. ; MACIEL, L. . ?Osiba Kangamuke - Vamos lá, Criançada!? o audiovisual e o etnográfico em colaboração PROA: Revista de Antropologia e Arte , v. 1 , p. 144 - , 2018. ISSN: 21756015.
    • PEDRO, T. M. G. . É o fluxo: ?baile de favela? e funk em São Paulo PROA: Revista de Antropologia e Arte , v. 2 , p. 115 - 135 , 2018. ISSN: 21756015.
    • PEDRO, THOMAZ MARCONDES ; ZUKER, F. . Pandemia entre indígenas é catalisada por enxurrada de fake news . Le Monde Diplomatique Brasil , , 06 out. 2021.
    • PEDRO, THOMAZ MARCONDES ; ZUKER, F. . Fake news impacta na decisão de indígenas sobre tomar a vacina . Le Monde Diplomatique Brasil , IMpresso e digital , 08 out. 2021.
    • PEDRO, T. M. G. . Produção e circulação de mídias indígenas: o audiovisual entre os povos Karib do Alto Xingu. In: 31ª RBA - Reunião Brasileira de Antropologia , 2018 , Brasilia. Anais da 31ªRBA. : , 2018.
    • LAZANEO, C. S ; PEDRO, T. M. G. . Transetnografia em Xapiri: experimentações fílmicas no ritual yanomami. In: XXII Encontro Socine , 2018 , UFG. Anais Digitais XXII Encontro Socine. : , 2018.
    • PEDRO, T. M. G. . Funk no Brasil: Proibidão, putaria, música e cultura. In: XIII Semana de Ciências Sociais UFCS (Universidade Ferderal de São Carlos) , 2015 , São Carlos. XIII Semana de Ciências Sociais UFCS - Anais Vol 3. : , .
    • PEDRO, T. M. G. . Midias locativas e a ressignificação do espaço. : , 2010 (Trabalho de conclusão de curso)
    • PEDRO, THOMAZ MARCONDES . Filmmaking with indigenous people. 2021 (Conferência)
    • PEDRO, THOMAZ MARCONDES . Threatened Tapajós. 2021 (Congresso)
    • PEDRO, T. M. G. . Produção e circulação de mídias indígenas. 2018 (Comunicacao)
    • LAZANEO, C. S ; PEDRO, T. M. G. . Transetnografia em Xapiri: experimentações fílmicas no ritual yanomami. 2018 (Comunicacao)
    • PEDRO, T. M. G. ; CARVALHO, V. M. ; KALAPALO, T. ; KALAPALO, H. . Vamos lá criançada - Osiba Kangamuke. 2018 (Comunicacao)
    • PEDRO, T. M. G. . Produção e circulação de mídias indígenas: o audiovisual entre os povos Karib do Alto Xingu. 2018 (Comunicacao)
    • PEDRO, T. M. G. ; CARVALHO, V. M. . Brincando de Representar: experiência de uma etnografia audiovisual com as crianças Kalapalo. 2015 (Comunicacao)
    • PEDRO, T. M. G. . O espaço do Fluxo: o funk toma as ruas de São Paulo. 2015 (Comunicacao)
    • PEDRO, T. M. G. . Funk no Brasil: proibidão, putaria, música e cultura. 2015 (Comunicacao)
    • PEDRO, T. M. G. ; CARVALHO, V. M. . Mostra de filmes Kalapalo no LISA - USP. 2019 (USP - Universidade de São Paulo -)
    • Nome do projeto: Mostra de Cinema Indígena do CPEI/ IFCH vai ao Museu de Imagem e Som (MIS) de Campinas (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PEDRO, T. M. G. , CARVALHO, V. M. , BORT, J. R. .
      Descrição: Descrição: Os Ciclos de Cinema Indígena são encontros que tratam da história, da cultura, dos saberes, das relações de gênero, bem como das questões políticas sobre povos indígenas. Já realizamos sessões de exibições de filmes com os povos Guarani Mbya, Kaingang, Kalapalo, Xavante e Maxakali, dentre outros. Além da exibição dos filmes, o encontro estimula debates nas sequências das sessões, buscando privilegiar a presença dos cineastas indígenas e pesquisadores ligados às diversas temáticas abordadas nos filmes. As falas dos convidados reforçam um encontro e troca entre o público e populações indígenas. Esta edição do Ciclo de Cinema do CPEI, realizada no Museu de Imagem e Som de Campinas, pretende aproximar os professores da rede pública de ensino e seus estudantes da temática indígena.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2)
    • Nome do projeto: Mostra de Cinema Indígena do CPEI/ IFCH vai ao Museu de Imagem e Som (MIS) de Campinas (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PEDRO, T. M. G. , CARVALHO, V. M. , BORT, J. R. .
      Descrição: Descrição: Os Ciclos de Cinema Indígena são encontros que tratam da história, da cultura, dos saberes, das relações de gênero, bem como das questões políticas sobre povos indígenas. Já realizamos sessões de exibições de filmes com os povos Guarani Mbya, Kaingang, Kalapalo, Xavante e Maxakali, dentre outros. Além da exibição dos filmes, o encontro estimula debates nas sequências das sessões, buscando privilegiar a presença dos cineastas indígenas e pesquisadores ligados às diversas temáticas abordadas nos filmes. As falas dos convidados reforçam um encontro e troca entre o público e populações indígenas. Esta edição do Ciclo de Cinema do CPEI, realizada no Museu de Imagem e Som de Campinas, pretende aproximar os professores da rede pública de ensino e seus estudantes da temática indígena.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2)
    • Nome do projeto: Ciclo de Cinema Indígena - CPEI/Unicamp (2018 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PEDRO, T. M. G. , CARVALHO, V. M. , BORT, J. R. .
      Descrição: O Ciclo de Cinema Indígena do Centro de Pesquisa em Etnologia Indígena - CPEI/Unicamp é uma proposta de expandir as discussões sobre a temática indígena para além dos debates acadêmicos, trazendo filmes sobre indígenas - feitos por indígenas ou não, mas que abordem a temática - para serem disparadores de debates. O Ciclo é aberto a todo público interessado na questão indígena, sendo incentivada tanto a participação de pesquisadores vinculados ao CPEI, como o público externo à Unicamp que se interessa pela proposta. O público alvo, nesse sentido, é ampliado, incluindo indígenas e não-indígenas, pesquisadores e interessados em geral..
    • Nome do projeto: Ciclo de Cinema Indígena - CPEI/Unicamp (2018 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PEDRO, T. M. G. , CARVALHO, V. M. , BORT, J. R. .
      Descrição: O Ciclo de Cinema Indígena do Centro de Pesquisa em Etnologia Indígena - CPEI/Unicamp é uma proposta de expandir as discussões sobre a temática indígena para além dos debates acadêmicos, trazendo filmes sobre indígenas - feitos por indígenas ou não, mas que abordem a temática - para serem disparadores de debates. O Ciclo é aberto a todo público interessado na questão indígena, sendo incentivada tanto a participação de pesquisadores vinculados ao CPEI, como o público externo à Unicamp que se interessa pela proposta. O público alvo, nesse sentido, é ampliado, incluindo indígenas e não-indígenas, pesquisadores e interessados em geral..
    • Nome do projeto: Oficinas de Vídeo na Aldeia Aiha Kalapalo (2015 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: PEDRO, T. M. G. , CARVALHO, V. M. , KALAPALO, T. , KALAPALO, H. .
      Descrição: Série de oficinas de vídeos realizadas com indígenas para a produção audiovisual na Aldeia Aiha Kalapalo, localizada no Parque Indígena do Alto Xingu, MT Brasil.
  • Outras produções técnicas: 5
    • PEDRO, T. M. G. ; CASARA, Marques . Condições de trabalho da indústria têxtil em Nova Friburgo - RJ. 2016 - Direção de fotografia
    • PEDRO, T. M. G. . Miss Brasil 2016. 2016 - Direção de fotografia
    • PEDRO, T. M. G. . Serie Museus à Céu Aberto - Europa ARTE1. 2017 - Direção de fotografia
    • PEDRO, T. M. G. . Videoclipe Caio Falcão e o Bando. 2017 - Direção de fotografia
    • PEDRO, T. M. G. . Imigrantes Bolivianos trabalhando na indústria têxtil. 2016 - Direção de fotografia