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Matheus Henrique Gonçalves Silva

    • Matheus Henrique Gonçalves Silva é mestrando em História Social na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). No programa de pós-graduação, é vinculado à linha de pesquisa História, Cultura e Poder, onde desenvolve a pesquisa Arte e Imperialismo: as relações Brasil-Estados Unidos no contexto de fundação das instituições de arte moderna de São Paulo. Também é bolsista CAPES pelo mesmo programa. Em 2022, apresentou os resultados preliminares de seu trabalho mais recente no IIº Seminário de Linhas de Pesquisa da História Social USP. Sua formação acadêmica se iniciou no bacharelado em Artes Visuais com Habilitação em Multimídia e Intermídia da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Em 2018, foi selecionado para o programa de bolsas Santander Íbero-Americanas, através do qual teve a oportunidade de cursar cadeiras em teoria do Cinema e História da Arte na Universidade de Coimbra (Portugal). Foi contemplado duas vezes pelo Programa Unificado de Bolsas da USP para realizar os seguintes projetos: Embaralhando ficção e realidade como estratégia poética, orientado pela Prof. Drª Silvia Regina Regina Ferreira de Laurentiz em 2017, e Casa 7 e Pintura como Meio - Subjetividade, Gestualidade e Expressividade na Geração 80, orientado pelas Professoras Drª Ana Gonçalves Magalhães e Ana Cândida Avelar em 2016. Ambas pesquisas foram apresentadas, respectivamente, na XIII e XII edição do Encontro de História da Arte do Programa de Pós-Graduação em História da Arte do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. Em seu mestrado, pesquisa temas relacionados ao campo da História Social da Arte Brasileira e Europeia e às relações Brasil-Estados no contexto da Guerra Fria.

       

      Links:    

    • Silva, Matheus Henrique Gonçalves . O MAC-USP COMO PLATAFORMA PARA SE DISCUTIR O CONTEMPORÂNEO. Linguística, Letras e Artes e as Novas Perspectivas dos Saberes Científicos 3, v. , p. 191 - 198, 2020.
    • SILVA, M. H. G. . Arte e Imperialismo: As relações Brasil ? Estados Unidos no contexto de fundação das instituições de arte moderna de São Paulo.. In: II Seminário Linhas de Pesquisa História Social USP , 2022 , São Paulo. CADERNO DE RESUMOS II Seminário Linhas de Pesquisa História Social USP 2022. São Paulo : FFLCH USP, 2022. p. 130 - 131.
    • Silva, Matheus Henrique Gonçalves . O Museu de Arte Contemporânea da USP como dispositivo para se discutir o Contemporâneo. In: XII EHA: Os silêncios na História da Arte , 2017 , Campinas. XII Encontro de História da Arte - Os silêncios na História da Arte. Campinas : UNICAMP/IFCH/CHAA, 2017. p. 446 - 452.
    • Silva, Matheus Henrique Gonçalves ; COSTA, B. M. ; TREVISAN, M. M . problemática construção dos heróis barrocos brasileiros Aleijadinho e Padre Jesuíno do Monte Carmelo na crítica artística de Mário de Andrade. In: X EHA: Estudos transdisciplinares e métodos de análise , 2014 , Campinas. Estudos transdisciplinares e métodos de análise. Campinas : UNICAMP/CHAA/IFCH, 2014. p. 104 - 112.
    • SILVA, M. H. G. . Arte e Imperialismo: As relações Brasil ? Estados Unidos no contexto de fundação das instituições de arte moderna de São Paulo.. 2022 (Seminário)
    • SILVA, M. H. G. . O Museu de Arte Contemporânea como dispositivo para discutir o contemporâneo. 2017 (Comunicacao)
    • SILVA, M. H. G. . Um mundo fantasmagórico: entre a revolução e a ilusão. 2018 (Comunicacao)
    • SILVA, M. H. G. . O Museu de Arte Contemporânea da USP como dispositivo para se discutir o Contemporâneo. 2017 (Comunicacao)
    • SILVA, M. H. G. ; COSTA, B. M. ; TREVISAN, M. M . A problemática construção dos heróis barrocos brasileiros Aleijadinho e Padre Jesuíno do Monte Carmelo na crítica artística de Mário de Andrade. 2014 (Comunicacao)
  • Projetos de Pesquisa: 2
    • Nome do projeto: Embaralhando Fição e Realidade como estratégia poética (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, M. H. G. , LAURENTIZ, S. R. F. .
      Descrição: O Grupo Realidades (www.eca.usp.br/realidades) pesquisa sobre formas e modelos de representação, especialmente por imagens mas também através do desenvolvimento de dispositivos analógicos e digitais e de projetos experimentais que contextualizem e tensionem as representações, ou conjuntos de signos contemporâneos. A discussão proposta por este projeto contribuiu para o reconhecimento dos artistas que trabalham na área. Um segundo campo seria o fomento e subsídio teórico para novas investigações na área da arte digital, já que essa proposta pretende servir de fonte de pesquisa para o universo acadêmico ? uma vez que realimenta as discussões do grupo de pesquisa. A busca por possibilidades poéticas do cruzamento entre ficção e realidade a partir de imagens tem muito a contribuir com pesquisas das artes visuais e acredita-se que este exercício é essencial, uma vez que a tecnologia parece fascinar os sentidos, acelerar as inovações e suspender os conceitos.
    • Nome do projeto: Casa 7 e Pintura como Meio - Subjetividade, Gestualidade e Expressividade na Geração 80 (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, M. H. G. , MAGALHAES, A. G. .
      Descrição: Frente a duas exposições realizadas na década de 1980 no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, ?Casa 7? e ?Pintura como meio?, será realizado um exercício de investigação e reflexão teórica a respeito das noções de subjetividade, gestualidade e expressividade, tendo por objeto trabalhos de artistas que eclodem na denominada ?Geração 80? através da pintura e que participaram das referidas mostras. A pesquisa pretende refletir sobre as diferentes posições de atuação perante o plano pictórico dos artistas participantes das duas exposições anteriormente citadas, além de discutir a revitalização da pintura em um momento de profunda desconfiança do meio artístico com sua prática. Aproximar criticamente a obra de início de carreira de artistas como Paulo Monteiro, Sérgio Romagnolo, Nuno Ramos, Ana Maria Tavares, Rodrigo Andrade, Leda Catunda e outros participantes que se mantêm ainda ativos em sua produção artística se mostra também uma importante ferramenta para elucidar questões do presente.