Não autenticado |

Livia Navarro Gonçalves

    • Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2021) e em Geografia pela Universidade Federal de São Carlos (2015), onde também especializou-se em Educação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e/ou com Atraso no Desenvolvimento Intelectual: Contribuições do ABA (2019). Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, sobretudo, em Ensino de Geografia, Ensino de Sociologia e Metodologias de Ensino.

       

      Links:    

    • GONÇALVES, L. N. ; TEIXEIRA, L. A. . A cidade e o urbano no ensino de Geografia: uma análise histórico-crítica para o trabalho pedagógico com as nomenclaturas das linhas de transporte coletivo em Araraquara/SP. In: XVII Encuentro de Geógrafos de América Latina , 2019 , Quito - Equador. Memorias del XVII Encuentro de Geógrafos de América Latina. : , 2019. p. 76 - .
    • FALASCA, V. A. ; GONÇALVES, L. N. . Prática pedagógica de Geopolítica: simulador da ONU como alternativa de aprendizagem. In: Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia , 2018 , Crato/CE. ANAIS DO IV EREPEG - PRÁTICA DOCENTE E AVALIAÇÃO EM GEOGRAFIA. : , 2018. p. 896 - 903.
    • GONÇALVES, L. N. . Metodologia de simples acesso para o ensino de Climatologia no Ensino Fundamental II. In: XIX Encontro Nacional de Geógrafos , 2018 , João Pessoa/PB. Anais do XIX Encontro Nacional de Geógrafos. : , 2018.
    • GONÇALVES, L. N. . XVII Semana de Ciências Sociais da UNESP/FCLAr. 2017 (UNESP Araraquara)
    • GONÇALVES, L. N. . Encontro Regional de Estudantes de Geografia do Sudeste. 2013 (UFSCar)
    • GONÇALVES, L. N. . Encontro Regional de Estudantes de Geografia do Sudeste. 2014 (UFF)
    • GONÇALVES, L. N. . XVII Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais. 2018 (UNESP)
    • GONÇALVES, L. N. . Encontro Nacional de Estudantes de Geografia. 2013 (UFG)
    • Nome do projeto: Curso Pré-Vestibular Educação e Cidadania - CEC (2009 - 2009
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GONÇALVES, L. N. , SANTOS, A. C. A. , HANITA, M. .
      Descrição: Professora de Geografia no curso preparatório para os vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCAr. Todos são dirigidos a jovens e adultos que tenham frequentado escola pública e estejam submetidos a condições socioeconômicas que dificultem o acesso ao Ensino Superior público e impossibilitem a frequência a cursos pré-vestibulares da inciativa privada. Priorizam estudantes que já tenham concluído o Ensino Médio (da educação regular ou Ensino Técnico ou EJA de nível médio) ou estejam frequentando o último ano dessas modalidades de ensino. Além de objetivarem criar melhores condições para que seus estudantes tenham acesso ao Ensino Superior público, sendo bem sucedidos no ENEM e em outros vestibulares, objetivam proporcionar um processo educativo que possibilite inserção social cidadã, crítica e, portanto, a superação dos mais diferentes tipos de discriminações e desigualdades presentes em nossa sociedade.
    • Nome do projeto: Curso Unificado Campus Araraquara - CUCA (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GONÇALVES, L. N. , SILVA, D. H. S. , COSTA, L. M. , ALVES, A. B. T. A. , DONATO, G. M. .
      Descrição: Professora de Geografia no Curso Unificado do Câmpus de Araraquara - CUCA, fundado em 1993 como um Projeto de Extensão Universitária no formato de cursinho pré-vestibular, tem proporcionado aos seus alunos a aprovação em exames vestibulares e o ingresso em um ensino superior de qualidade. Sua equipe é formada por graduandos e pós-graduandos regularmente matriculados na Unesp, supervisionados pela Coordenadora Geral e Vice-Diretor do Instituto de Química, Profª Drª Dulce Helena Siqueira Silva, e pelo Supervisor Pedagógico, Prof. Dr. Denis Ricardo Martins de Godoi.
    • Nome do projeto: Programa do Núcleo de Residência Pedagógica UNESP/Subprojeto: ?Ensino de Sociologia? - Licenciatura em Ciências Sociais (2018 - 2020
      Natureza: Ensino
      Integrantes: GONÇALVES, L. N. , PAYAO, J. S. , MORA, F. E. B. , SANTOS, T. C. , MEDEIROS, M. E. W. , PEREIRA, M. P. C. , VICENTIM, L. F. , MAGNOLER, L. G. A. L. , OLIVEIRA, L. , FAUSTINO, L. M. , SOUZA, L. A. M. , MENEZES, L. , PIRES, L. C. C. , SIQUEIRA, J. P. , SILVA, E. A. , CAMPOS, J. S. L. , MAIA, I. O. , GELFUSO, I. G. , CHIONCHIO, G. , SILVA, D. E. C. , SUTANA, C. S. , LIMA, C. S. , TRINDADE, C. A. , RIGO, A. B. O. , ROCHA, A. C. R. , OLIVEIRA, A. B. A. , TEIXEIRA, L. A. , RODRIGUES, L. A. .
      Descrição: O subprojeto ?Ensino de Sociologia? objetiva aproximar os licenciandos em Ciências Sociais do ensino de Sociologia, tal como praticado nas escolas de ensino médio da rede estadual de Araraquara/SP. A prática de ensino de Sociologia, em suas metodologias e recursos didático-pedagógicos, se torna alvo de observação e análise, bem como meio para exercitar, construir e redimensionar experiências metodológicas no ensino de Sociologia de forma a contribuir com a formação inicial do futuro professor, e ainda com a formação continuada dos professores no exercício da profissão docente, sem contar que possibilita estreitar as relações entre universidade-escola.
    • Nome do projeto: Centro Cultural Professores Heleieth e Waldemar Saffioti - Chácara Sapucaia (2016 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GONÇALVES, L. N. , TELAROLLI, T. C. .
      Descrição: O Centro Cultural Professores Heleieth Saffioti e Waldemar Saffioti, mais conhecido como Chácara Sapucaia, foi um local de extrema importância para a história e região de Araraquara/SP, além de ser o berço da gênese de Macunaíma, obra de Mario de Andrade. Na década de 1970, o casal Saffioti, ambos professores da UNESP de Araraquara, adquiriram a propriedade, que, posteriormente, foi doada à universidade para abrigar um centro cultural. Atualmente o local recebe amostras culturais, visitas escolares e é sede de um curso pré-vestibular popular - NEAR. Além disso, comporta a Biblioteca Heleieth Saffioti, com títulos raros, que, em grande maioria, são em língua estrangeira. A função do bolsista da Chácara Sapucaia é atuar em programas e projetos de caráter técnico acadêmico, tais como o desenvolvimento de monitorias, o apoio na área de informática e outras atividades acadêmicas de interesse das unidades; baseado na Resolução UNESP nº 37 de 9 de setembro de 2008.