Najara Lima Costa
-
Resumo
-
Autora do livro "Quem é negra/o no Brasil?". É doutoranda pelo PPGHDL/ FFLCH/ USP, mestra em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (PCHS - UFABC), possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e atua como pesquisadora das relações raciais, especialmente na análise dos métodos e processos de heteroidentificação que conduzem políticas de cotas raciais no Brasil.
-
-
Livros publicados: 1
- COSTA, Najara Lima . Quem é negro no Brasil?. São Paulo : Dandara Editora, 2020 . 132p. ISBN: 9786580976027.
-
Capítulos publicados: 1
- COSTA, Najara Lima . A implementação de cotas raciais nos concursos públicos federais: Análises dos processos de execução da ação afirmativa. Heteroidentificação e cotas raciais: Dúvidas, metodologias e procedimentos, v. 01, p. 01 - 311, 2018.
-
Apresentações de Trabalho: 9
- COSTA, Najara Lima . Teoria e Prática das Comissões de Verificação da Identidade Racial. 2023 (Comunicacao)
- COSTA, Najara Lima . Ações Afirmativas: métodos e processos de implementação no Brasil. 2023 (Conferência)
- COSTA, Najara Lima . 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: A Eminente Ameaça dos Direitos das Minorias na Contemporaneidade. 2019 (Conferência)
- COSTA, Najara Lima . Ingresso no Serviço Público Municipal - Lei 15.939/2013 (cotas raciais no serviço público municipal). 2016 (Conferência)
- COSTA, Najara Lima . Monitoramento e Avaliação das Políticas de Cotas Raciais em Concursos Públicos. 2016 (Seminário)
- COSTA, Najara Lima . Ações Afirmativas e o Debate Público no Brasil. 2005 (Outra)
- COSTA, Najara Lima . O Ensino da Cultura Afro-brasileira na Educação Básica. 2005 (Outra)
- COSTA, Najara Lima . O Racismo no Espaço Escolar: Trajetórias e Discriminações Enfrentadas por Mulheres Negras na Educação. Vivências das Estudantes do Serviço Social da UFF. 2006 (Outra)
- COSTA, Najara Lima . Interação Raça e Gênero. 2005 (Seminário)
-
Projetos de Pesquisa: 4
-
Nome do projeto: O Sistema Educacional Como um Espaço Racializado: Um Estudo Comparativo de Trajetórias Educacionais de Mulheres Negras e Brancas (2004
- 2006
Natureza: Pesquisa
Integrantes: COSTA, Najara Lima , Góis, João Bosco Hora .
Descrição: Apresentação de parte da pesquisa sobre o enfrentamento do racismo na educação básica. Foram selecionadas estudantes do curso de Serviço Social da UFF que se autodeclararam negras. A pesquisa foi realizada principalmente por meio de entrevistas semi-abertas, que levavam em consideração casos de discriminação sofrida por alunas negras e seus impactos dentro e fora da escola. -
Nome do projeto: Núcleo de Estudos do Conflito, Intolerância Racial e Mediação (2019
Atual)
Natureza: Outra
Integrantes: COSTA, Najara Lima , GANDA, C. , OZORIO, P. C. , VICENTE, J. , CASTILHO, E. P. , PERRELLA, C. , BRITO, T. , MARTINS, T. C. .
Descrição: Junta interdisciplinar formada por professores experts nas mais diversas áreas do conhecimento para o fim de acompanhar e monitorar pesquisas científicas e produção de conteúdo no campo das temáticas do Conflito, da Intolerância e da mediação. -
Nome do projeto: Núcleo de Estudos Afro-brasileiros - NEAB (2017
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: COSTA, Najara Lima , ALMEIDA, A. , MACIEL, Regimeire Oliveira .
-
Nome do projeto: Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra no Brasil (2022
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: COSTA, Najara Lima , RUFINO, R. .
Descrição: A Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra no Brasil tem entre suas funções promover o resgate histórico desse período, buscando a aferição de responsabilidades e a demonstração da importância das ações de afirmação como meio de reparação à população negra. Considerando a ausência de medidas jurídicas transicionais pelo Estado brasileiro após a decretação da abolição da escravatura visa discorrer sobre medidas de justiça social, equidade racial e cidadania plena a população negra sob a ótica da justiça de transição: o direito negro a memória, verdade, justiça e reparação.
-
Nome do projeto: O Sistema Educacional Como um Espaço Racializado: Um Estudo Comparativo de Trajetórias Educacionais de Mulheres Negras e Brancas (2004
- 2006