Não autenticado |

Micaela Tourné Echenique

    • Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana do Departamento de Línguas Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Possui graduação em Letras Português/Espanhol e especialização na área pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). De 1999 a 2014 atuou como professora de espanhol no ensino fundamental, ensino médio e centros de idiomas. Desde 2015, é professora no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Brasília (IFB). Atualmente ministra aulas na área de Língua Espanhola e Metodologia de Ensino de Língua Extrangeira no curso de Licenciatura Letras Espanhol do IFB/Campus Ceilândia, e se dedica à investigação das seguintes temáticas: ensino e aprendizagem de Língua Espanhola, formação de professores e produção de material didático. Integra os grupos de pesquisaFormação de Professores em Tecnologias Educacionais (PROTED/IFB/2016) e Linguagem, Educação e Virtualidade (LEV/USP/2021), ambos cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

       

      Links:    

    • ECHENIQUE, M. T. ; FONTES, R. D. . A Formação de Professores para o Ensino de Computação na Educação Básica Revista Eixo , v. 9 , p. 77 - , 2020. ISSN: 22385630.
    • ECHENIQUE, M. T. ; ANIELE-OLIVEIRA, N. . Multiletramentos e ensino de língua espanhola na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica https://doi.org/10.19123/eixo.v8i2 , v. v. 8 , p. 195 - 202 , 2019. ISSN: 23385630.
    • ECHENIQUE, M. T. ; MARIANO, J. C. . PRODUÇÃO DE AUTOBIOGRAFIA ORAL VIA STORIES: UM ITINERÁRIO DE ENSINO DE ARMÊNIO E ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. Gêneros orais e ensino de línguas: propostas de pesquisa e dispositivos didáticos, v. 1, p. 97 - 110, 2023.
    • ECHENIQUE, M. T. ; SANTOS, S. L. C. . O uso das imagens nas aulas de língua estrangeira/espanhol: uma duoetnografia sobre letramentos visuais, educação linguística e formação de professores. Do grafite ao cinema, letramentos visuais e educação linguística dão as mãos, v. 1, p. 197 - 219, 2023.
    • ECHENIQUE, M. T. . Mobilização dos multiletramentos na formação de professores de espanhol: construindo pontes entre a escrita analógica e a digital. Pesquisas em ensino e aprendizagem com tecnologias: percursos reflexivos e metodológicos, v. 1, p. 133 - 152, 2022.
    • C. G. ; ECHENIQUE, M. T. . Olhando para fora: tendências recentes da educação profissional. A escola pública de que precisamos: novas perspectivas para estudantes e professores, v. , p. 139 - 158, 2018.
  • Trabalhos em Anais: 8
    • ECHENIQUE, M. T. ; ANIELE-OLIVEIRA, N. ; SILVA, N. C. . La producción de secuencias didácticas como instrumento multimodal para la formación de profesores del curso de licenciatura en letras español del Instituto Federal de Brasília (IFB). In: VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação 2019 , 2019 , Leiria. VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Leiria : Escola Superior de Educação e Ciências Sociais Politécnico de Leiria, 2019. p. 558 - 451.
    • RIBEIRO, V. M. ; BORGES, J. ; ECHENIQUE, M. T. . PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE LÍNGUAS NO ENSINO MÉDIO EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR E MULTILÍNGUE.. In: VII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , 2019 , Porto de Galinhas. Estudos de linguagem em perspectiva: caminhos da interculturalidade. : , 2019. p. 5063 - 5070.
    • ECHENIQUE, M. T. ; MATTOS, E. ; ANIELE-OLIVEIRA, N. . O uso do PADLET em um curso de Licenciatura em Letras: letramentos digitais, formação docente e habilidades orais e escritas em espanhol. In: IV Congresso de inovação e metodologias no ensino superior , 2019 , Belo Horizonte. Trabalhos e autores. : , 2019.
    • ECHENIQUE, M. T. . I Encontro de professores de Línguas e suas Tecnologias. In: I Encontro de professores de Línguas e suas Tecnologias , 2017 , Brasília. 1O Encontro de Professores de Línguas e suas Tecnologias Construindo identidades ? contextos e perspectivas. : , 2017.
    • ECHENIQUE, M. T. ; RIBEIRO, V. M. . MULTILETRAMENTOS: NOVAS POSSIBILIDADES SOCIOCULTURAIS E PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. In: CIELIN 2018 , 2018 , Brasília. Caderno de resumos. : , 2018.
    • ECHENIQUE, M. T. . OS MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DE LITERATURA HISPANOAMERICANA NA LICENCIATURA LETRAS ESPANHOL: EXPERIÊNCIA E DESAFIOS. In: VII - Encontro Internacional de Estudos Literários - EIEL , 2018 , Brasília. CADERNO DE RESUMOS. : , 2018.
    • ECHENIQUE, M. T. ; ANIELE-OLIVEIRA, N. . A nova base nacional comum curricular: perspectivas e desafios no ensino de língua espanhola na rede federal. In: III Jornada Ibero-Americana de Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação , 2018 , Brasília. Anais da III Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação. : , 2018.
    • RIBEIRO, V. M. ; ECHENIQUE, M. T. . RODAS DE CONVERSA SOBRE A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: DISCUTINDO GÊNERO NO ENSINO MÉDIO. In: IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO , 2017 , Campinas. Eixo 11. : , 2017.
    • BORGES, J. ; RIBEIRO, V. M. ; ECHENIQUE, M. T. . Integração, Multiletramentos e Multilinguismo. 2019 (Conferência)
    • RIBEIRO, V. M. ; ECHENIQUE, M. T. . Nucleo de gênero e diversidade sexual: perspectivas e desafios no processo de empoderamento das mulheres em instituições de ensino. 2018 (Comunicacao)
    • ECHENIQUE, M. T. ; RIBEIRO, V. M. . Por una pedagogía de multiliteracidades: la tecnología a favor de la educación. 2018 (Comunicacao)
    • ECHENIQUE, M. T. ; MATTOS, E. . Tecnobiografias multimofdais: compreendendo experiências e hábitos digitais de professores em foração através da escrita multissemiótica em espanhol. 2021 (Comunicacao)
    • ECHENIQUE, M. T. ; ANIELE-OLIVEIRA, N. ; RIBEIRO, V. M. . Núcleo de género y diversidad sexual - NUGEDIS: experiencias, desafíos y posibilidades en el Instituto Federal de Ciência y Tecnología de Brasília - IFB. 2019 (Comunicacao)
    • RIBEIRO, V. M. ; ECHENIQUE, M. T. . Ciências da natureza e tecnologias: projetos interdisciplinares na formação de professores para atuação na educação básica. 2019 (Comunicacao)
    • ECHENIQUE, M. T. . Feminismo pop en Brasil: una vertiente para el empoderamiento femenino. 2018 (Comunicacao)
    • ECHENIQUE, M. T. . Os multiletramentos no ensino de literatura hispnoamericana na licenciatura Letras Espanhol: experiência e desafios. 2018 (Comunicacao)
    • ECHENIQUE, M. T. . Tecnologias aplicadas à educação. 2018 (Comunicacao)
    • MORAES NETO, A. J. ; SILVA, R. C. ; ECHENIQUE, M. T. . Currículo Mínimo para o ensino de computação na educação básica: diagnóstico no DF. 2017 (Comunicacao)
    • ECHENIQUE, M. T. . Ilustrações do Instagram como Recurso Didático no Ensino de Espanhol com Língua Estrangeira. 2017 (Comunicacao)
    • ECHENIQUE, M. T. ; MORAES NETO, A. J. . Apps de comunicación como recurso didáctico en la clase de español de la enseñanza secundaria. 2018 (Comunicacao)
    • FLORINDO, G. M. F. ; ECHENIQUE, M. T. . II Seminário de Extensão do IFB - Campus Taguatinga - tecnologia 3D e Inovação: modelando ações para a inclusão. 2016 (Instituto Federal de Brasília)
    • CRUZ, S. P. S. ; ECHENIQUE, M. T. . IV Seminário de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores/Pedagogos - UNB e redes de educação básica: Integração e Pesquisa na Formação e no trabalho docente. 2016 (Universidade de Brasília)
    • ANIELE-OLIVEIRA, N. ; ECHENIQUE, M. T. . II Colóquio em Ciências da Linguagem. 2018 (Instituto Federal de Brasília)
    • ECHENIQUE, M. T. . II Jornada Didática para Professores de Espanhol: funcionamento linguístico, aquisição, ensino e aprendizagem. 2021 (Instituto Federal de Brasília - IFB)
    • ECHENIQUE, M. T. . IV Ceinepe - Ceilândia Integrando Ensino, Pesquisa e Extensão. 2021 (Instituto Federal de Brasília - IFB)
    • ECHENIQUE, M. T. . VII Jornada Ceilândia Integrando Ensino, pesquisa e Extensão - VI Ceinepe. 2023 (Instituto Federal de Brasília - IFB)
    • ECHENIQUE, M. T. . Jornada Didáctica para Profesores de Español. 2019 (Instituto Federal de Brasília - IFB)
    • ECHENIQUE, M. T. ; GERVAZ, C. L. . El uso de ChatGPT como recurso didáctico en las clases de español: límites y posibilidades. 2023 (Instituto Federal de Brasília - IFB)
    • ECHENIQUE, M. T. ; GERVAZ, C. L. . IAgora, você? Propostas de ensino e aprendizagem de línguas com o uso de Inteligência Artificial?. 2023 (Universidade de São Paulo - USP)
    • Nome do projeto: Ler para Aprender Novas Realidades (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ECHENIQUE, M. T. , SOUSA, A. P. F. , Barbosa, E. V. , Lourenço, J. V. A. , Lima, J. L. C. , Sousa, L. A. , França, L. C. , Duarte, P. L. M. , Campoe, R. P. .
      Descrição: Este projeto é uma Atividade de Extensão no campo disciplinar da Língua Espanhola com prática de inserção e serviço à comunidade escolar em função de demandas e necessidades concretas dos alunos do Ensino Médio Integrado. É um espaço acadêmico para a realização de atividades conjuntas entre a Comunidade e o Instituto que potencializará o processo de ensino-aprendizagem da Língua e Literatura Espanhola através do contato direto com espaços reais e qualitativos. Vamos oferecer atividades culturais às crianças da comunidade e aos filhos de servidores do Instituto. Para finalizar o projeto, publicaremos um livro infantil em espanhol que retrate a realidade das crianças que vivem nos arredores do IFB - Campus Taguatinga.
    • Nome do projeto: Rua de Lazer do IFB ? Campus Taguatinga (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ECHENIQUE, M. T. .
      Descrição: O projeto propõe promover a interação entre a comunidade com a instituição, construindo um espaço recreativo e cultural. A proposta tem como público alvo a comunidade, os alunos, os professores e os técnicos do Campus Taguatinga. O evento recreativo/cultural tem por finalidade atender às demandas da comunidade escolar em seus vários níveis e a comunidade externa.
    • Nome do projeto: Rodas de Conversa sobre a Sociedade Contemporânea no Brasil e Mundo (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ECHENIQUE, M. T. , SOUSA, A. P. F. , RIBEIRO, V. M. , SANTOS, F. B. , FARIA, F. A. T. .
      Descrição: O projeto propõe fomentar o diálogo entre professores e alunos construindo um espaço educativo. A proposta tem como público alvo os adolescentes e jovens que cursam o ensino médio integrado com o objetivo de ensinar e aprender dialogando com a contemporaneidade. A proposta se enquadra nos princípios legais que inspiram os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. O método propõe a articulação da aprendizagem da Língua Portuguesa, Espanhola e Inglesa com as disciplinas de Sociologia, Artes, que fazem parte do Ensino Médio Integrado em Eletromecânica, com o fim de promover no aluno o desenvolvimento de competências e habilidades que lhe permita refletir sobre as principais questões da sociedade contemporânea no Brasil e no mundo. Nesse sentido, realizaremos rodas de conversa abertas à comunidade com temas atuais referente à juventude, sociedade da informação, globalização e outros temas relacionados, com o objetivo de preparar os alunos para uma concepção plena de cidadania e consciência crítica.
    • Nome do projeto: Construção de um Currículo Mínimo para Ensino de Computação na Educação Básica (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ECHENIQUE, M. T. , RIBEIRO, V. M. , MORAES NETO, A. J. , SILVA, R. C. , SILVA, F. C. .
      Descrição: Projeto de pesquisa que busca envolver os graduando e atrair outros estudantes para a docência, considerando as peculiaridades de atuação do profissional de Computação na Educação Básica.
    • Nome do projeto: Cora em Foco (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ECHENIQUE, M. T. , SOUSA, A. P. F. , RIBEIRO, V. M. .
      Descrição: O projeto tem o objetivo de estudar a vida da poetisa Cora Coralina, suas ideias, e tê-la como representante do público feminino na sociedade, e também os desafios da mulher, bem como a cultura de Goiás Velho. Aconteceu a visita técnica à cidade de Goiás Velho, com estudantes do Curso Técnico em Artesanato - Proeja - do IFB - Campus Taguatinga, no mês de agosto de 2017. Posteriormente ocorreu o Sarau, onde tivemos a presença da bisneta de Cora Coralina, Mariana Salles, enriquecendo e dando maior relevância ao nosso evento.
    • Nome do projeto: Espanhol para a melhor idade (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ECHENIQUE, M. T. .
    • Nome do projeto: Competência intercultural crítica e ensino de inglês e espanhol: contribuições para a formação docente das licenciaturas do IFB (2019 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ECHENIQUE, M. T. , ANIELE-OLIVEIRA, N. , MATTOS, E. , FONSECA, M. .
    • Nome do projeto: Equidade de Gênero: contextos educacionais (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ECHENIQUE, M. T. , RIBEIRO, V. M. , BARBOSA, L. F. R. .
      Descrição: Ação do Projeto de Extensão Construindo a Equidade de Gênero, realizado em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do Instituto Federal de Brasília, de 22 de abril a 05 de junho de 2020, com carga horária de 80h.
    • Nome do projeto: Curso de Espanhol A1/A2 (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ECHENIQUE, M. T. .
      Descrição: Curso de extensão de Espanhol A1