Não autenticado |

Alexandre Dias Cardoso Lindo

    • Doutorando com o projeto semiótico coreodocumento - Lídia Zózima: forma de vida mística pelo Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral da FFLCH-USP. Mestre em Artes -- estudos performativos -- pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) com a dissertação Museu Autobiográfico: abismo e punctum apoiado pelo Programa de Excelência Acadêmica CAPES PROEX. Graduação em Letras Modernas Francês-Português (Bacharelado e Licenciatura) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH - USP) e Faculdade de Educação da mesma instituição em 2016. Diplôme d'Études en Langue Française (CIEP - Centre International d'Études Pédagogiques) délivré par le Ministère français de l'Éducation nationale en 2015. Habilitação Profissional de Técnico de Ator (HPTA) pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul em 2007. Áreas de interesse: arte e xamanismo, eutonia, dança/coreografia, performance, máscaras, psicanálise/estética e semiótica francesa contemporânea. Integrou o núcleo Feminino Abjeto 2: o vórtice do masculino coordenado por Janaina Leite.

       

      Links:    

    • LINDO, A. D. C. . Performance viral: estilo e trauma https://doi.org/10.5281/zenodo.14910475 , v. 6 , p. 101 - 115 , 2022. ISSN: 25947796.
    • LINDO, A. D. C. . Performance viral: estilo e trauma . Dramatugia em foco , Petrolina-PE , 13 jun. 2022.
    • LINDO, A. D. C. . Coreo-hiperbiografema . Revista TKV Técnica Klauss Vianna - Poéticas e Políticas do Corpo , São Paulo , 22 jun. 2022.
    • LINDO, A. D. C. . COREODOCUMENTO ? Lídia Zózima: forma de vida mística. 2024 (Comunicacao)
    • LINDO, A. D. C. . Lídia Zózima ? práticas ritualísticas como pesquisa de si. 2024 (Congresso)
    • LINDO, A. D. C. . Deiscência Auto/biográfica. 2023 (Comunicacao)
    • LINDO, A. D. C. . O Éthos Performativo. 2022 (Comunicacao)
    • LINDO, A. D. C. . O Martelo das Bruxas. 2013 (Comunicacao)
    • LINDO, A. D. C. ; NASCIMENTO, M. S. . Estudos para Malleus - "O Feitiço das Bruxas". 2011 (Comunicacao)
    • LINDO, A. D. C. . O Tiro na Vela. 2011 (Comunicacao)
    • LINDO, A. D. C. . A Semiótica na Comunicação Teatral. 2007 (Seminário)
  • Curso de curta duração ministrado: 6
    • LINDO, A. D. C. . Corpo Ludens - Consciência Através dos Movimentos. 2011 (POIESIS - Instituto de apoio à cultura, à lingua e à Literatura)
    • LINDO, A. D. C. ; NASCIMENTO, M. S. ; SAMPAIO, M. R. . O Olhar da Criança - Capacitação Lúdica. 2010 ((ProAC) - Programa de Ação Cultural/ (SEC) Secretaria de Estado da Cultura)
    • LINDO, A. D. C. . Expressão Corporal e Dança. 2009 (POIESIS)
    • LINDO, A. D. C. . Corpo, massagem e práticas semióticas. 2024 (Espaço Cultural AP32)
    • LINDO, A. D. C. . O corpo-invólucro na dança contemporânea. 2024 (Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo)
    • LINDO, A. D. C. . Corpo, Jogo e Palhaço. 2009 (Coordenadoria de Ação para Juventude - SBC)
    • LINDO, A. D. C. . O Olhar da Criança ( Material do Educador). 2014 (Educação)
    • Nome do projeto: Malleus Maleficarum - O Martelo das Bruxas (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LINDO, A. D. C. .
      Descrição: Malleus Maleficarum ? O Martelo das Bruxas ? trata de um exaustivo manual sobre caça às bruxas datado do século XV. Este manual foi a base para a criação da peça de teatro homônima que foi coletivamente criada e ensaiada pelo grupo de teatro "Asfalto de Poesia". O tema surgiu do estudo do livro de Dario Fo -- Manual mínino do ator -- sobre máscaras da Commedia dell'Arte, clown e bufão, tendo sido focada a 5ª jornada desse livro. Este projeto visou examinar e analisar a criação da peça sob o ponto de vista da teoria e pratica (processo dramaturgico).
    • Nome do projeto: COREODOCUMENTO (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LINDO, A. D. C. .
      Descrição: Este projeto de doutorado visa, por meio de fragmentos auto/biográficos, a reconstituição do corpo discursivo referente às práticas corporais de Lídia Zózima (1957-2016) no campo das Artes Cênicas em contato com os Estudos da Linguagem. Lídia foi professora de expressão corporal na Escola de Teatro da Fundação das Artes de São Caetano do Sul (FASCS) de 1987 a 2015. O corpus é constituído de folhas avulsas de diários, cartas, fotografias, práticas cênicas gravadas e entrevistas semiestruturadas com a professora e ex-alunos (entre 1987 e 2010). A análise desse corpus aborda o corpo-invólucro do ponto de vista tensivo e tripartido (FONTANILLE, 2016), o que nos leva à busca por um corpo discursivo que se estabelece como identidade marcada e que ocupa um éthos discursivo próprio. Para chegar a este corpo, analisaremos alguns elementos previstos por Fontanille (2016), tais como: i) intensidades, rupturas, pontos de saturação e remanência; ii) as repetições (Si-idem); iii) um projeto de identidade (Si-ipse) refletido pelo horizonte estabelecido para o movimento do corpo. Isso nos levará ao éthos e comportamento da professora: o que remete a uma forma de vida (FONTANILLE, 2015) específica que procuraremos definir. No eixo Si-idem convergem repetições dispersas de traços auto/biográficos que são biografemas (BARTHES, 1971). A reunião desses traços provenientes de fontes distintas leva ao hiperbiografema (LINDO, 2022). Para além de textos-enunciados, a pesquisa traz fotografias e gravações como arquivos (FOUCAULT, 1969) de práticas. Ao analisar tensivamente arquivos/documentos, semióticas-objetos, pode-se postular uma gradação afetiva entre eles. E o estilo estratégico coreográfico de todos esses arquivos/documentos analisados e rearranjados da memória das interações revela sua forma de vida. O diálogo entre arte e ciência se fundamenta na semiótica francesa contemporânea em diálogo com a noção de performance (SCHECHNER, 2013). Palavras-chave: biografema, corpo ritual, corpo discursivo, prática docente, forma de vida.
    • Nome do projeto: Museu autobiográfico: abismo e punctum (2020 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LINDO, A. D. C. .
      Descrição: O núcleo central deste trabalho é a análise de uma performance de museus pessoais proposta pela pesquisadora Janaina Leite, Feminino Abjeto 2: o vórtice do masculino. Com base na noção de abismo relacionada à expressão l'abîme d'abjection (o abismo da abjeção) de Julia Kristeva, defini o termo prática abissal para a operação analítica e crítica do objeto. A noção é relacionada a imagens de êxtase e aproximada do conceito de exotopia (lugar de fora) definido por M. Bakhtin. Ao longo do estudo, são realizadas articulações de meu trabalho enquanto performer no processo às reflexões da propositora e diretora Janaina Leite. Minhas experiências corporais nesse núcleo de criação são aprofundadas a partir de três conceitos fundamentais de Roland Barthes: escritura, biografema e punctum. Ressalto que uma parte fundamental do processo, o museu pessoal, opera por biografemas e que a constituição da dramaturgia final é um hiperbiografema, já que se trata de um processamento de traços biográficos e outras literaturas via hipertexto. Para a análise, também me baseio na semiótica discursiva de linha francesa, utilizando aportes conceituais de Norma Discini e Waldir Beividas.
    • LINDO, A. D. C. . O Poeta e o Cavaleiro. 2010 - Teatral
    • LINDO, A. D. C. . Doídas. 2011 - Teatral