Não autenticado |

Márcia Cristofio da Silva

    • Possui graduação em Geografia pela Universidade de Brasília (2013) e Especialização pela PUC Minas em Geoprocessamento (2019).

       

      Links:    

    • REZENDE FILHO, J. R. G. ; SILVA, Márcia Cristofio ; RIEBOLD, C. . A Copa do Mundo de Futebol e a Hierarquia Urbana no Brasil. In: XVII Encontro Nacional de Geógrafos - XVII ENG , 2012 , Belo Horizonte. XVII Encontro Nacional de Geógrafos - ÁREA CIDADE/URBANO. : , 2012.
    • MASSOTE, E. M. G. ; REZENDE FILHO, J. R. G. ; SILVA, Márcia Cristofio . Pecuária Leiteira no Semiárido Nordestino - Eficácia das Políticas Públicas. In: Encuentro de Geógrafos de América Latina: 'Reecuentro de Saberes Territoriales Latinoamericanos' , 2013 , Lima. 14º Encontro de Geógrafos da América Latina. : , 2013.
    • SILVA, Márcia Cristofio ; REZENDE FILHO, J. R. G. ; LUCENA, B. . O Arco do Desmatamento e a ameaça à soberania brasileira na Amazônia. In: XVII Encontro Nacional de Geógrafos - XVII ENG , 2012 , Belo Horizonte. Espaços de Diálogo e Práticas - Eixo Natureza. : , 2012.
    • ALVES CÂMARA, J. F. ; SILVA, Márcia Cristofio ; Bulnes, B. . A Feira da Torre de Televisão de Brasília (DF): a questão da identidade.. In: XII SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA URBANA - SIMPURB , 2011 , Belo Horizonte. Anais do XII SIMPURB. Belo Horizonte : hipertexto, 2011.
    • SILVA, Márcia Cristofio . Altas da Dinâmica Territorial do Oeste do Paraná. 2018 (Consultoria)
    • SILVA, Márcia Cristofio . Consultoria Técnica ? Agroicone. 2018 (Consultoria)
    • MASSOTE, E. M. G. ; REZENDE FILHO, J. R. G. ; SILVA, Márcia Cristofio . Pecuária Leiteira no Semiárido Nordestino - Eficácia das Políticas Públicas. 2013 (Outra)
    • SILVA, Márcia Cristofio ; REZENDE FILHO, J. R. G. ; LUCENA, B. . O Arco do Desmatamento e a ameaça à soberania brasileira na Amazônia. 2012 (Outra)
    • SILVA, Márcia Cristofio ; REZENDE FILHO, J. R. G. . Avaliação do Potencial Turístico de Colinas do Sul. 2012 (Conferência)
    • Nome do projeto: Resgate de políticas urbanas e regionais ao longo da história do Brasil: perspectivas atuais (realizado no PPG/GEA) (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, Márcia Cristofio , STEINBERGER, M. .
      Descrição: O projeto realiza uma reconstrução da trajetória de surgimento dos núcleos urbanos e da formação de regiões desde 1532 até 1960. Possui uma vertente histórica e outra contemporânea que discute o papel de Brasília na reconfiguração do território nacional. Tem como objetivos: elaborar um aprofundamento teórico dos conceitos de espaço e território, urbano e cidade e regional e região; propor um método de releitura da história urbana e regional do território brasileiro ressaltando a materialização do poder de agentes sociais por meio de uma lógica geradora de cidades e regiões; resgatar, no tempo histórico, as políticas urbanas e regionais implícitas nas políticas de colonização, de integração/unidade nacional e de desenvolvimento; e contextualizar as decisões sobre a implantação de Brasília analisando a gestão sobre o território do Distrito Federal.
    • Nome do projeto: Políticas públicas espaciais: da teoria para a prática (2009 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, Márcia Cristofio , STEINBERGER, M. .
      Descrição: A proposta representa uma continuidade do projeto Políticas públicas espaciais: concepção teórica, formulação empírica e complementaridade instrumental . Nasceu da observação de que, no âmbito da experiência brasileira de políticas públicas nacionais, as políticas ambiental, territorial, regional, urbana e rural não se encaixavam na tipologia corrente de políticas econômicas, sociais e setoriais. O pressuposto era de que essas políticas constituíam um conjunto específico por terem em comum uma fundamentação espacial, razão pela qual foram denominadas de políticas espaciais . Justifica-se pelas conclusões obtidas nas discussões teóricas realizadas com base na teoria de Milton Santos e nos exercícios analíticos comparativos entre os discursos das políticas espaciais explícitas e implícitas dos anos 1960, 70, 80 e 90 e os formulados a partir dos anos 2000, a fim de investigar como o espaço está presente nas mesmas. A par de se ter demonstrado que, teoricamente, cabe falar em políticas espaciais e de se constatar que, empiricamente, o espaço ainda aparece nas atuais políticas como palco de intervenção e em concepções isoladas, os seguintes questionamentos afloram: O que muda nessas políticas se o espaço for inserido com uma acepção mais ampla? Qual a contribuição da teoria espacial miltoniana para a formulação de políticas espaciais? Esses questionamentos orientam a problemática da passagem da teoria para a prática de formulação de políticas espaciais. O objetivo é discutir se categorias da teoria espacial, como o território usado, possibilitam efetuar essa passagem.
    • Nome do projeto: O Portal dos Fóruns de EJA do Brasil (2013 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, Márcia Cristofio , FERNANDES, M. L. B. .
      Descrição: O Projeto consiste em dar continuidade ao desenvolvimento de comunidade de aprendizagem virtual multimídia envolvendo todos os entes da federação de forma a dar visibilidade aos avanços da EJA no Brasil. O Projeto foi contemplado com recursos do Programa de Extensão Universitária - PROEXT 2013 do Ministério da Educação.
    • Nome do projeto: Dimensão urbano-regional da formação socioespacial do Brasil (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, Márcia Cristofio , STEINBERGER, M. , JÚNIO, Leonardo .
      Descrição: Recuperar a trajetória do processo de formação socioespacial do Brasil desde 1500 até 1960, ano em que a criação de Brasília representou um fato importante na configuração do território nacional. Adota a base teórico-conceitual de Milton Santos para discutir a problemática do uso do território pelos agentes sociais no tempo histórico, a partir de um referencial analítico focado na dimensão urbano-regional..
    • Nome do projeto: A dimensão urbano-regional da formação socio-espacial do Brasil: uma leitura geopolítica (1998 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, Márcia Cristofio , STEINBERGER, M. .
      Descrição: O Projeto objetiva recuperar a trajetória do processo de formação socioespacial do Brasil desde 1500 até 1960,ano em que a fundação de Brasília representou um fato importante na reconfiguração do território nacional. Adota a base teórico-conceitual de Milton Santos para discutir a problemática do uso do território brasileiro pelos agentes sociais no tempo histórico, a partir de um referencial analítico focado na dimensão urbano-regional. Tal dimensão permite mostrar como o território vem sendo usado por todos os agentes sociais, mas principalmente por aqueles que fundam núcleos urbanos e esboçam regiões. Em termos metodológicos, a recuperação é realizada por meio de uma leitura geopolítica que aciona várias narrativas, de autores clássicos e contemporâneos, a fim de evidenciar o poder dos agentes sociais usuários do território na produção de espaço geográfico. Portanto, sintetiza o poder espacial-territorial que expressa a formação socioespacial do Brasil no período. Vem sendo desenvolvido desde 1998 por incentivo próprio da pesquisadora-coordenadora. Até 2018 contou com 25 membros na equipe sendo 15 ex-alunos de graduação, 8 ex-alunos de mestrado e 2 ex-alunos de doutorado envolvidos como estagiários e pesquisadores de 1999 a 2004; de 2009 a 2014: e de 2015 a 2018.