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Rafael Andrade Caldas

    • Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília/SP da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e bacharelado com ênfase em Antropologia pela mesma instituição de ensino. Mestrando no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, campus de São Paulo da Universidade de São Paulo. Graduando em Tecnólogo em Produção Fonográfica pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo, unidade de Tatuí/SP do Centro Paula Souza. Pesquisador associádo ao Projeto Temático "O Musicar Local: novas trilhas para a etnomusicologia", sediado pelo Departamento de Antropologia da FFLCH/USP, Departamento de Música do IA/UNICAMP e pelo IEB/USP, projeto fomentado pela Fundação de Ampro à Pesquisa do Estado de São Paulo. E, por fim, professor PEB II por contrado, categoria O, pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e professor voluntário de Sociologia no Cursinho Alcance, projeto apoiado pela UNESP/Marília e pela UNIVEM. Desenvolvo investigações sobre fenômenos musicais e festivos de tradições populares, perpassando reflexões teóricas e práticas sobre "Cultura", "Etnografia", noções de "Tradições" e suas formas de identidades e identificações através de formas de expressões. Atualmente, pesquisando o samba de roda em Ipirá/BA, a partir da relação entre musicares e suas localidades, de que modo um produz o outro, como caminho para descrever o que é chamado no município citado, de "Samba Boiadeiro".

       

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    • Formas Expressivas e Regimes de Conhecimento
    • Cidades, Espaços e Mobilidades
    • Formas Expressivas e Regimes de Conhecimento
    • Análises do mundo contemporâneo: perspectivas culturais, sociais e jurídicas
    • Teorias Antropológicas
    • Métodos Técnicas de Pesquisa em Antropologia
    • Identidades e Etnicidades
    • CALDAS, R. A. . AS CONCEPÇÕES DE SAMBA BRASILEIRO: Um Estudo do Samba no Povoado Alto Alegre. In: 1ª Fase do XXIX Congresso de Iniciação Científica da UNESP , 2017 , Marília/SP. Trabalhos Apresentados na 1ª Fase do XXIX CIC. São Paulo/SP : UNESP, 2017.
    • CALDAS, R. A. . O (OS) SAMBA (AS) BRASILEIRO (OS): As Contribuições da Antropologia para a Análise do Samba. : , 2019 (Monografia (Trabalho de conclusão de curso))
    • CALDAS, R. A. . AS CONCEPÇÕES DE SAMBA BRASILEIRO: Um Estudo do Samba no Povoado Alto Alegre. 2017 (Congresso)
    • CALDAS, R. A. . ETNOGRAFIA DE UMA RODA DE SAMBA: A Experiência do Samba no Alto Alegre. 2019 (Seminário)
    • CALDAS, R. A. . O SAMBA BRASILEIRO: Reflexão Sobre a Ideia de Samba Nacional. 2019 (Outra)
  • Organização de eventos: 24
    • PET-MEC Ciências Sociais-FFC/UNESP ; CALDAS, R. A. . O GRUPO PET DE CIÊNCIAS SOCIAS-APRESENTAÇÃO AOS ALUNOS DOS PRIMEIROS ANOS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA FFC?UNESP. 2016 (Programa de Educação Tutorial-MEC: Ciências Socais da Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP)
    • PET-MEC Ciências Sociais-FFC/UNESP ; CALDAS, R. A. . CINE PET-BLACK MIRROR I. 2016 (Programa de Educação Tutorial-MEC: Ciências Socais da Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP)
    • PET-MEC Ciências Sociais-FFC/UNESP ; CALDAS, R. A. . DEBATE: A LUTA INDÍGENA FRENTE A EXPAMÇÃO DO AGRONEGÓCIO. 2016 (Programa de Educação Tutorial-MEC: Ciências Socais da Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP)
    • CALDAS, R. A. ; PET-MEC Ciências Sociais-FFC/UNESP . CINE PET ? BLACK MIRROR II. 2016 (Programa de Educação Tutorial-MEC: Ciências Socais da Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP)
    • PET-MEC Ciências Sociais-FFC/UNESP ; CALDAS, R. A. . OFICINA DE PREPARAÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO 2016. 2016 (Programa de Educação Tutorial-MEC: Ciências Socais da Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP)
    • PET-MEC Ciências Sociais-FFC/UNESP ; CALDAS, R. A. . Roda Literária: Carolina Maria de Jesus ?Quarto de Despejo: Diário de uma favelada?. 2016 (Programa de Educação Tutorial-MEC: Ciências Socais da Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP)
    • PET-MEC Ciências Sociais-FFC/UNESP ; RIBEIRO, K. ; CALDAS, R. A. . PALESTRA ?VIOLÊNCIA SIMBÓLICA: UMA REFLEXÃO ? DOUTORANDA KARLA RIBEIRO?. 2016 (Programa de Educação Tutorial-MEC: Ciências Socais da Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP)
    • PET-MEC Ciências Sociais-FFC/UNESP ; BARBOSA, M. V. ; CALDAS, R. A. . MESA EM DEFESA DA EDUCAÇÃO: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A ?ESCOLA SEM PARTIDO? EM ÉPOCA DE ESTADO DE EXCEÇÃO. 2017 (Programa de Educação Tutorial-MEC: Ciências Socais da Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP)
    • PET-MEC Ciências Sociais-FFC/UNESP ; ROIO, M. T. ; CALDAS, R. A. . I CICLO DE DEBATES PET-C.S. ?TENDÊNCIAS DA ESQUERDA NO BRASIL COMTEMPORÂNEO?. 2017 (Programa de Educação Tutorial-MEC: Ciências Socais da Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP)
    • PET-MEC Ciências Sociais-FFC/UNESP ; SANTOS, C. A. ; CALDAS, R. A. . OFICINA DE METODOLOGIA DE PESQUISA E METODOLOGIA DE TRABALHO CIENTÍFICO I. 2017 (Programa de Educação Tutorial-MEC: Ciências Socais da Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP)
    • PET-MEC Ciências Sociais-FFC/UNESP ; SANTOS, C. A. ; CALDAS, R. A. . OFICINA DE METODOLOGIA DE PESQUISA E METODOLOGIA DE TRABALHO CIENTÍFICO II. 2017 (Programa de Educação Tutorial-MEC: Ciências Socais da Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP)
    • PET-MEC Ciências Sociais-FFC/UNESP ; MARA, S. ; CALDAS, R. A. . II Ciclo de Debates PET- C. S.: ?Discriminação do gênero feminino, denúncia e resistência das cantoras de rap?. 2017 (Programa de Educação Tutorial-MEC: Ciências Socais da Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP)
    • PET-MEC Ciências Sociais-FFC/UNESP ; SOUZA, L. A. F. ; DIAS, L. F. ; MANSANO, S. ; CALDAS, R. A. . Mesa: Lima Barreto ? ?Um visionário na Primeira República?. 2017 (Programa de Educação Tutorial-MEC: Ciências Socais da Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP)
    • PET-MEC Ciências Sociais-FFC/UNESP ; MANSANO, S. ; CALDAS, R. A. . Roda Literária: Lima Barreto ? ?Clara dos Anjos?. 2017 (Programa de Educação Tutorial-MEC: Ciências Socais da Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP)
    • PET-MEC Ciências Sociais-FFC/UNESP ; TOTTI, M. A. ; CALDAS, R. A. . III Ciclo de Debates PET- C. S.: ?A Sociologia de Florestan Fernandes?. 2017 (Programa de Educação Tutorial-MEC: Ciências Socais da Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP)
    • PET-MEC Ciências Sociais-FFC/UNESP ; CALDAS, R. A. . Cine PET- C. S.: Ciclo de exibição Michael Moore ? ?Fahrenheit 9/11, Sicko e O Invasor Americano?. 2017 (Programa de Educação Tutorial-MEC: Ciências Socais da Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP)
    • PET-MEC Ciências Sociais-FFC/UNESP ; SANTOS, A. ; CALDAS, R. A. . IV Ciclo de Debates PET- C. S.: ?Teoria da Dependência na América Latina ? A Teoria de FHC e Faletto?. 2017 (Programa de Educação Tutorial-MEC: Ciências Socais da Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP)
    • PET-MEC Ciências Sociais-FFC/UNESP ; NOVELLI, P. G. A. ; CALDAS, R. A. . VI Ciclo de Debates PET- C. S.: ?Introdução à vida e obra de Georg W. F. Hegel?. 2017 (Programa de Educação Tutorial-MEC: Ciências Socais da Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP)
    • PET-MEC Ciências Sociais-FFC/UNESP ; CALDAS, R. A. . Cine PET- C. S.: Ciclo Revolução Russa ? ?O Encouraçado Potemkin de S. Eisenstein (2005), Outubro de S. Eisenstein e G. Aleksandrov (1928) e Dr. Jivago de D. Lean (1966)?. 2017 (Programa de Educação Tutorial-MEC: Ciências Socais da Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP)
    • PET-MEC Ciências Sociais-FFC/UNESP ; SANTOS, C. A. ; CALDAS, R. A. . Monografia ou TCC Além do Desespero em Direção a Organ. do Trabalho Científico. 2017 (Programa de Educação Tutorial-MEC: Ciências Socais da Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP)
    • PET-MEC Ciências Sociais-FFC/UNESP ; CORSI, F. L. ; CALDAS, R. A. . V Ciclo de Debates PET- C. S.: ?Teoria da Dependência na América Latina ? A Teoria de Rui Mauro Marini?. 2017 (Programa de Educação Tutorial-MEC: Ciências Socais da Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP)
    • PET-MEC Ciências Sociais-FFC/UNESP ; CALDAS, R. A. . Oficina de Seleção para o PET de Ciências Socais. 2017 (Programa de Educação Tutorial-MEC: Ciências Socais da Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP)
    • PET-MEC Ciências Sociais-FFC/UNESP ; VIEIRA, R. L. ; CALDAS, R. A. . VII Ciclo de Debates PET- C. S.: ?Análise de Conjuntura?. 2017 (Programa de Educação Tutorial-MEC: Ciências Socais da Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP)
    • PET-MEC Ciências Sociais-FFC/UNESP ; PET-MEC Biblio-FFC/UNESP ; PET-UNESP R.I.-FFC/UNESP ; CALDAS, R. A. . Visita Técnica: Centro de Docum. e Memória da UNESP (CEDEM), e, Arquivo Público do Estado de São Paulo. 2017 (Programa de Educação Tutorial-MEC: Ciências Socais da Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP)
    • PET-MEC Biblio-FFC/UNESP ; PET-MEC Ciências Sociais-FFC/UNESP ; PET-UNESP R.I.-FFC/UNESP ; CALDAS, R. A. . RODA DE CONVERSA: O Conceito de Música Popular Brasileira. 2017 (Programa de Educação Tutorial-MEC de Biblioteconomia da FFC/UNESP)
    • CALDAS, R. A. . ETNOGRAFIA DE UMA RODA DE SAMBA: A Experiência do Samba no Alto Alegre. 2020
    • Nome do projeto: A (AS) EXPERIÊNCIA (AS) DO SAMBA EM IPIRÁ: Questões de Diversidade, Unicidade e Processos de Identificação Cultural na Região (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CALDAS, R. A. .
      Descrição: A partir de uma experiência familiar através do samba no povoado Alto Alegre, distrito de Ipirá-BA, tivemos a experiência do estranhamento antropológico. Sendo essa experimentação, o contato com um termo conhecido por nós, o samba, mas, divergente nas práticas dessa comunidade. Tomando o estranhamento como possibilita de problematização das nossas ideias pré-concebidas de existência, nosso objetivo é compreender o samba como um todo na região de Ipirá. Procurando responder, de que maneira esse samba se constitui como uma forma de expressão distinta das demais praticadas pelo Brasil, sendo particular daquele espaço específico, e como concomitantemente a mesma se diversifica pelos contextos da região e se relaciona com os processos de identificação cultural dos atores ligados a mesma. Esta é uma pesquisa etnográfica, portanto, partimos da definição de etnografia discutida por Mariza Gomes e Souza Peirano (2014) e José Guilherme Magnani (2009). Nossas reflexões teórico-metodológicas têm também como base, entre outros conceitos e discussões, a antropologia da prática de Sherry Beth Ortner (2006), o conceito de cultura, a definição de samba do Batista Siqueira (1978), a ideia de tradição como processos de permanências e mudanças de Nina Graeff (2015) e, arte como sistema cultural de Clifford Geertz (2000).
    • Nome do projeto: ETNOGRAFIA DE UMA RODA DE SAMBA: A Experiência do Samba no Alto Alegre (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CALDAS, R. A. .
      Descrição: A partir de uma experiência familiar através da roda de samba no povoado Alto Alegre, distrito de Ipirá-BA, tivemos a experiência do estranhamento antropológico, sendo essa experimentação, o contato com um termo conhecido por nós, mas, divergente nas práticas dessa comunidade.Tomando o estranhamento como possibilita de problematização das nossas ideias pré-concebidas de existência, nosso objetivo é compreender a roda de samba como um todo, sua história, contexto e relações de poder, econômicas e sociais entre seus atores específicos, no Alto Alegre. Procurando responder, de que maneira esse samba se constitui como uma forma de expressão distinta das demais praticadas, sendo particular daquele espaço específico, e como a roda de samba se relaciona com os processos de construção, reprodução e rupturas da identidade cultural dos atores ligados e esse povoado. Esta é uma pesquisa etnográfica, perspectiva que tem como princípio o refinamento teórico nas Ciências Humanas por meio do levantamento de dados empíricos em contínuo diálogo com as teorias científicas, e também no reconhecimento de outras práticas e visões de mundo. A antropologia da prática de Sherry Beth Ortner (2006) é sua base teórico-metodológica, sendo uma teoria geral da produção, reprodução e transformação do sujeito por meio de sua ação no mundo, como também da produção, reprodução e transformação do próprio mundo por intermédio dessa ação. Apropriando-nos também como recurso interpretativo, do conceito de cultura utilizado pela mesma autora, da definição de samba do Batista Siqueira (1978) e da ideia de permanência e transformação da Nina Graeff (2015).