Não autenticado |

Simone Yukie Kawashima

    • Simone Yukie Kawashima é Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês na Universidade de São Paulo (USP/FFLCH), com pesquisa sobre os multiletramentos, formação de professores. Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Letras - Inglês/Português, pela Universidade de São Paulo (2019) e graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007). Tem experiência na área de ensino de línguas, com ênfase em inglês.Atualmente é professora de inglês.Em 2024, ingressou como Doutoranda em Letras no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês na Universidade de São Paulo (USP/FFLCH). É integrante do grupo de pesquisa GEELLE (Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras) sob orientação do Prof. Dr. Daniel de Mello Ferraz e Prof Dr. Luciana Fonseca. Tem experiência na área de Letras, com ênfase na Língua Inglesa.

       

      Links:    

    • CASTRO, L. P. ; KAWASHIMA, S. Y. . Letramentos em tempos de (Pós) Pandemia. Discussões sobre educação linguística e formação docente do e com o GEELLE ? Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras, v. 1, p. 1 - 278, 2024.
    • KAWASHIMA, S. Y. ; AVELAR, Michely ; CERVERA, Tamara . Cabelo é herança, cabelo é poder!: a leitura de imagens a partir da minissérie A Vida e a História de Madam C. J. Walker. CABELO É HERANÇA, CABELO É PODER: LETRAMENTOS VISUAIS E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA EM ?A VIDA E A HISTÓRIA DE MADAM C. J. WALKER, v. 1, p. 1 - 368, 2023.
    • KAWASHIMA, S. Y. . XVII ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUAS (ENFOPLE) E XX ENCONTRO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (EPLE). 2021 (Parecer)
    • KAWASHIMA, S. Y. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS E OS MULTILETRAMENTOS NO CONTEXTO BRASILEIRO?. 2022 (Seminário)
    • AVELAR, Michely ; CERVERA, Tamara ; KAWASHIMA, S. Y. . A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM NEGRA NA MÍDIA SOB A ÓTICA DOS LETRAMENTOS VISUAIS E CRÍTICOS. 2023 (Congresso)
    • KAWASHIMA, S. Y. . CABELO É PODER: LETRAMENTOS VISUAIS E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA EM ?A VIDA E A HISTÓRIA DE MADAM C. J. WALKER. 2022 (Congresso)
  • Organização de eventos: 7
    • KAWASHIMA, S. Y. . Encontro de Formação de professores de Línguas (XVII ENFOPLE). 2021 (Univerdade Estadual de Goiás)
    • KAWASHIMA, S. Y. . IX SEMANA DE INTEGRAÇÃO DA UEG/INHUMAS, VI SIMPÓSIO DE PESQUISA E EXTENSÃO (SIMPEX), XX SEMANA DE PEDAGOGIA, XVIII SEMANA DE LETRAS, II SEMANA DE PSICOLOGIA e I SEMANA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGE),. 2021 (Univerdade Estadual de Goiás)
    • KAWASHIMA, S. Y. . XVIII Encontro de Formação de Professoras/es de Línguas (ENFOPLE): Educação Linguística Antirracista e Branquitude: Reconhecendo Corpos e Experiências para Além da Sala de Aula. 2022 (Univerdade Estadual de Goiás)
    • KAWASHIMA, S. Y. . XI Encontro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia / Ciclo III. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • KAWASHIMA, S. Y. . ?GEELLE ESPECIAL: VAMOS CONVERSAR SOBRE OS MULTILETRAMENTOS?. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • KAWASHIMA, S. Y. . X SEMANA DE INTEGRAÇÃO DA UEG/INHUMAS. 2022 (Universidade Estadual de Goiás, UnU Inhumas)
    • KAWASHIMA, S. Y. . DISCURSOS AUTORITÁRIOS E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA: DESAFIOS, DIÁLOGOS E DISSENSOS. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • KAWASHIMA, S. Y. . Curso de Formação crítica de professores de língua japonesa das redes públicas de Educação Básica: novos desafios glotopolíticos e metodológicos das atividades de ensino na área de Linguagens e suas Tecnologias. 2021 (Serviço de Cultura e Extensão da FFLCH-USP)
    • Nome do projeto: GEELLE - GRUPO DE ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRA (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KAWASHIMA, S. Y. , FONSECA, L. , FERRAZ, D. M. .
      Descrição: O projeto de pesquisa investiga a educação linguística e a formação docente em línguas estrangeiras, sob as perspectivas da educação crítica e dos letramentos. Docente responsável: Daniel Ferraz e Luciana Fonseca. The research project investigates language education and teacher training in foreign languages from the perspectives of critical education and critical literacies. Supervisors: Daniel Ferraz and Luciana Fonseca