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Felipe Schulz Praia

    • Felipe Schulz Praia, natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, é formado em História (Licenciatura) na UFRGS e mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS. Entre os anos de 2012 e 2013, foi professor no Curso Pré-Vestibular Universitário. E, entre os anos de 2013 e 2015, foi professor no Colégio João Paulo I (nas unidades Norte, Zona Sul e Higienópolis). Tem como temáticas de interesse história da América Latina e história do Brasil, com ênfase nos processos históricos que envolvem as comunidades indígenas. Atualmente é professor na rede de ensino pública do Estado do Rio Grande do Sul e doutorando no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo.

       

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  • Livros publicados: 1
    • PRAIA, Felipe. S. . A ação global da Companhia de Jesus: Embaixada política e mediação cultural. São Leopoldo : Oikos Editora, 2018 . 1625p. ISBN: 9788578438463.
    • DIEHL, I. T. L. ; SILVA, M. G. ; MELO, K. M. R. S. E. ; RIBEIRO, M. R. P. ; PRAIA, Felipe. S. ; FONTELLA, L. G. ; OLIVEIRA, A. G. R. ; PEREIRA, C. M. F. ; RANZAN, A. ; DORNELLES, S. S. ; BURD, R. ; MARQUES, B. S. . A participação indígena nos conflitos pelas independências no Rio da Prata. Histórias indígenas do sul do Brasil: a produção acadêmica da história da UFRGS adaptada para o ensino básico, v. 1, p. 5 - 88, 2021.
    • PRAIA, Felipe. S. . 'Que cada pueblo se govierne por si': modernidade política e atores indígenas no espaço missioneiro do Rio da Prata (1810-1821). In: II Congresso Internacional de Estudos Históricos Latino-Americanos - HIstoriografia: temas, desafios e perspectivas , 2017 , São Leopoldo - RS. Reunião de Textos - II CI-EHILA - Historiografia: temas, desafios e perspectivas. São Leopoldo : PPGH-UNISINOS, 2017.
    • PRAIA, Felipe. S. . As comunidades indígenas no contexto de formação dos Estados independentes do Rio da Prata: primeiras considerações acerca do caso paraguaio. 2021 (Simposio)
    • PRAIA, Felipe. S. . 'Interpretações nativas': modernidade política e atores indígenas no espaço do Rio da Prata (1810-1821). 2018 (Congresso)
    • PRAIA, Felipe. S. . 'Que cada pueblo se govierne por si': modernidade política e atores indígenas no espaço missioneiro do Rio da Prata (1810-1821). 2017 (Congresso)
    • PRAIA, Felipe. S. . Semana Acadêmica da História UFRGS: Todo dia é dia de Índio. 2012 (UFRGS)
    • PRAIA, Felipe. S. . XIII Encontro Regional dos Estudantes de História - EREH SUL. 2011 (UFRGS)
    • Nome do projeto: DA UNIVERSIDADE PARA AS ESCOLAS: HISTÓRIAS INDÍGENAS NO SUL DO BRASIL (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PRAIA, Felipe. S. , DIEHL, I. T. L. , RANZAN, A. , OLIVEIRA, A. G. R. , ANZOLIN, A. S. , SILVA, B. H. P. , MARQUES, B. S. , PEREIRA, C. M. F. , BRAGA, D. , MELO, K. M. R. S. E. , OESTE, L. , SILVA, M. G. , RIBEIRO, M. R. P. , BURD, R. , DORNELLES, S. S. , KUHN, Fábio. .
      Descrição: Oferecer curso de 20 horas-aulas para professores da rede de ensino publica e particular sobre história indígena no rio grande do sul a partir de trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas na UFRGS. Produzir material paradidático sobre história indígena no sul do Brasil ( posterior publicação em e-book). Capacitar professores da rede de ensino básico para adaptar materiais paradidáticos sobre história indígena. Aplicar a Lei 11.645 de 2008. Esta proposta se justifica por buscar oportunizar, em âmbito local, a difusão do conhecimento histórico sobre os indígenas produzido na academia e também opera oferecendo subsídios para a aplicação da Lei 11.645 de 2008. A referida lei torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena em estabelecimentos de ensino publico e privado, no nível fundamental e médio em todo Brasil. Assim, por um lado, atua na formação continuada de professores das redes de ensino fundamental e médio; por outro lado, também pode atuar na formação básica de alunos da graduação. Isto é, o projeto busca suprir a ausência de espaços de aprendizagem e de debates relativos à história indígena em escolas e universidades. O curso e a produção dos materiais didáticos e paradidáticos propõem agregar pesquisadores e alunos, ambos em diferentes etapas de sua formação, de maneira a garantir uma compreensão mais aprofundada sobre os aspectos sóciohistóricos que têm permeado as vivências indígenas.
    • Nome do projeto: Os guaranis e a fronteira meridional: As reduções orientais do Uruguai depois dos Jesuítas (1756-1801) (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PRAIA, Felipe. S. , NEUMANN, E. S. .
    • PRAIA, Felipe. S. . Avaliação de trabalho completo - VI Econtro Anual de Iniciação Científica (Seminário de Integração: Pesquisa, Extensão Cultura e Inovação Tecnológica da Unespar. 2020 - Avaliação de trabalho científico