Não autenticado |

Eliete Sampaio Farneda

    • Doutoranda em Linguística Aplicada, pelo Programa de Filologia e Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da Universidade de São Paulo (USP). Investiga A Língua Portuguesa de Herança: a paisagem linguística na superdiversidade de Trinidad e Tobago. Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição (LinC-USP). Membro do grupo de pesquisa TOTHCRIARCOM (ECA-USP). Membro do Grupo de Pesquisa em Sociolinguística (UNILA). Doutora em Filosofia pela Atlantic International University (USA)*. Mestre Língua Portuguesa pela Faculdade de Filologia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH - USP). Especialista em Língua e Literatura Portuguesa e Brasileira pela Uni Sant' Anna. Graduada em Administração Escolar pelas Faculdades Integradas Campos Salles e Graduada em Língua e Literatura Portuguesa e Francesa pela Faculdade Oswaldo Cruz. Interessa-se pelo Ensino de Português como Língua não Materna, pelo Estudo de Português como Língua de Herança e pela Formação de Professores. Atuou como professora de português para pessoas em situação de refúgio, na Missão Paz, SP. Tem atuado profissionalmente com o ensino de Língua e Cultura brasileiras para o Foreign Service Institute - United States of Department of State, VA, nos Estados Unidos.

       

      Links:    

    • Linguística e Formação de Professores
    • Brazilian Portuguese for speakers of other languages: studies about the interaction implications in learning/acquisition process.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . As implicações das Políticas Públicas na transmissão da Língua de Herança Lusófona. Cognição, Língua, Cultura e Tradução - um diálogo sem fronteiras e interdisciplinar, v. 1, p. 1 - 483, 2022.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Argumentação: marcas da argumentação crítica no debate em sala de aula de PLE. Faces da Leitura e da Escrita: teorias & práticas, v. 3, p. 140 - 158, 2022.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Português língua de acolhimento- curso de extensão e capacitação para professores de Português Língua Materna: abordagens e práticas. Ensino e Aprendizagem de línguas adicionais em foco, v. 1, p. 53 - 64, 2019.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio ; NEDIO, M. . A abordagem comunicativa através de gêneros textuais no processo de ensino de Português Língua Estrangeira. Pelos Mares da Língua Portuguesa IV, v. 1, p. 225 - 234, 2019.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio ; HIRAE, F. . Português Lingua de Acolhimento: o ensino de aspectos culturais de segunda língua para imigrantes refugiados de diferentes níveis. Português como Língua Estrangeira, de Herança e Materna: abordagens, contextos e práticas, v. 1, p. 65 - 84, 2017.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio ; FERREIRA, J. . Português Língua de Herança: Um estudo da tentativa de manutenção de uma língua praticamente extinta, em Trinidad e Tobago. O Mundo do Português e o Português no mundo afora, v. 1, p. 137 - 156, 2016.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio ; FUTER, M. K . Tarefa Comunicativa em Sala de aula de Português como Língua Estrangeira.. Fundamentos do Ensino de Português como Língua Estrangeira, v. 1, p. 93 - 107, 2016.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio ; NEDIO, M. . O Projeto Cultural de PLE como agente da Interculturalidade num contexto de não imersão . Letras & Letras (Online) , UFU , . .
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Book review - Lingua e Cultura no contexto do Portugues Lingua Estrangeira. . Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU , Rio de Janeiro , 10 abr. 2012.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Brasil ao vivo: conhecimento de valor inestimável . Gazeta Brazilian News , Miami , 12 jan. 2012.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Book review of My Troublee is my English . Revista Línha D'Ägua , São Paulo , 20 abr. 2011.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio ; PALUMBO, R. . O uso do exemplo, como estratégia argumentativa . Revista de Divulgação Científica Letra Magna , São Paulo , 30 mar. 2008.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio ; PALUMBO, R. . Estratégias argumentativas nos debates televisivos: o uso do exemplo . Revista Eletrônica Letra Magna , , . .
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Estratégias Argumentativas no Discurso Feminino:um estudo da interação no programa Saia Justa . Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Lingüística e Literatura , São Paulo , . .
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Estratégias Argumentativas no Discurso Feminino Televisivo . XXXVI Revista de Estudos Lingüísticos , São Paulo , . .
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Perguntas e Respostas na Entrevista Radiofônica . Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Lingüística e Literatura , www.letramagna.com , 02 jan. 2007.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio ; NEDIO, M. . O ENSINO ATRAVÉS DE TAREFAS: UM ESTUDO DE NOVAS ABORDAGENS NAS AULAS DE PLE PARA NEGÓCIOS. In: V SIMELP , 2015 , Lecce. Caderno de Resumos do V SIMELP 2015. : , 2015.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio ; PALUMBO, R. . Argumentação e Construção de sentido nos debates midiáticos. In: XI SILEL e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística , 2006 , Uberlândia. Caderno de Resumos. : , 2006.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio ; PALUMBO, R. . Argumento de autoridade: um estudo da. In: 11° Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. , 2006 , São Paulo. In: Anais do 11° Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa, 2006.. : , 2006. p. 55 - 55.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . As Coalizões na Entrevista Televisiva. In: 53° GEL - São Carlos , 2005 , São Carlos - SP. In: GEL - Grupo de estudos lingüísticos, 2005, Sao Carlos. Cadernos de Resumos. : , 2005. p. 172 - 172.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Os Pressupostos e Subentendidos em Manuel Bandeira. In: 52° Seminário do GEL 2004 , 2004 , Campinas SP. In: GEL - Grupo de estudos lingüísticos, 2004, Campinas. Cadernos de resumos. : , 2004. p. 419 - 419.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . ENCCEJA. 2017 (Outra)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Revisor Especialista do Curriculo e Exames de Português para o Concelho Caribenho. 2015 (Relatorio_tecnico)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Comissão Científica - IV EMEP. 2015 (Parecer)
    • FARNEDA, E. S. ; FARNEDA, Eliete Sampaio . National Portuguese Examination. 2013 (Outra)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Colaborador do INEP. 2012 (Outra)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Corretor da Prova São Paulo. 2007 (Outra)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Serviços Técnicos especializados em Correção de provas do EFI aplicadas no Município de Limeira- SP- Projeto CEAC. 2007 (Assessoria)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Elaboração de Questões para o SAEB. 2006 (Outra)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Correção do ENEM. 2006 (Outra)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Vestibular UNISANT'ANNA. 2006 (Assessoria)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Correção de Provas de Vestibular. 2006 (Assessoria)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Elaboração de Provas de Redação para Simulados. 2002 (Outra)
  • Apresentações de Trabalho: 14
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Língua de Herança em extinção no Caribe anglófono. 2021 (Outra)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Língua Portuguesa: evidências da herança linguística lusófona em comunidades do Caribe anglófono. 2021 (Conferência)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Português Língua de Acolhimento-cursos de extensão e capacitação para professores de Português Língua de Acolhimento: abordagens e práticas. 2018 (Congresso)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Tópico e Turno. 2017 (Comunicacao)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio ; HIRAE, F. . Português língua de Acolhimento: o ensino de aspectos culturais de segunda língua para imigrantes refugiados de diferentes níveis. 2016 (Congresso)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Desenvolvimento de projeto cultural:um estudo sobre o engajamento de estudantes de diferentes níveis no processo de ensino aprendizagem de PLE. 2014 (Conferência)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio ; FUTER, M. K. . Tarefa comunicativa - desestrangeirizando língua e cultura pra obter autonomia na aprendizagem de PLE.. 2013 (Conferência)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Português do Brasil: implementando a diversidade cultural brasileira, como ferramenta para o ensino/aprendizagem do português do Brasil língua de herança.. 2011 (Simposio)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Estratégias Argumentativas no Discurso Feminino Televisivo: um estudo da interação no programa Saia Justa. 2007 (Simposio)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Estratégias Argumentativas no Discurso Feminino Televisivo. 2006 (Seminário)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . As Coalisões na Entrevista Televisiva. 2005 (Seminário)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Os Pressupostos e Subentendidos em Manuel Bandeira. 2004 (Seminário)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio ; FUTER, M. K. . Implicações do Ensino de Língua Adicional em um Centro de Línguas de país Caribenho anglófono. 2013 (Conferência)
    • FUTER, M. K ; FARNEDA, Eliete Sampaio . Holistic assessment in Portuguese as a Foreign Language at UWI St. Augustine: A case study of the introduction of CELPE-BRAS correction grid. 2013 (Conferência)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Ciclo de Palestras em Língua e Literatura. 2006 (Associação dos Professores de Língua e Literatura da FFLCH - USP)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . II Simpósio de Análise Crítica do Discurso e VIII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal. 2007 (Universidade de São Paulo)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio ; HERNANDES, M. C. L. . I Colóquio de Língua de Herança. 2021 (Universidade de São Paulo - USP)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . VIII SIMELP / III SINTEL. 2022 (Universidade de São Paulo - USP)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . VIII SIMELP / III SINTEL. 2022 (Universidade de São Paulo - USP)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Projeto Piloto do Curso de Português Língua não Materna para Professores de Português Língua Materna. 2018 (CET Programas Acadêmicos-Brasil/ Missão Paz)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Reflexões e Práticas: diferentes olhares sobre o ensino em contexto multicultural. 2019 (Diretoria de Ensino da Região de Osasco)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Curso de Conversacao em lingua Portuguesa. 2009 ()
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Curso de Conversacao em lingua Portuguesa. 2010 ()
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Argumentação Feminina. 2007 (Uni Sant'Anna)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . O Ensino de Português Língua Adicional em Trinidad e Tobago. 2016 (Universidade de São Paulo - USP)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio ; SCAGLIONI, S. . Apostilas de Técnica Redacional. 2001 (Apostilas)
    • Nome do projeto: GRUPO DE PESQUISA (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FARNEDA, Eliete Sampaio , LIMA-HERNANDES, M. C. P. , GOMES, T. R. , CONRADO, R. S. , ZHANG, X. , CARBONEL, T. D. , GOLFETTI, V. , BARBOSA, G. R. , ORSELLI, R. , SOUZA, A. L. A. , MANO, A. H. , CUNHA, A. , REIS, A. K. O. , TANAKA, L. , MARCALO, M. J. , SILVA, S. C. P. E. , RIBEIRO, H. , ORTIZ, F. C. - Coorientador , SASSI, K. , DEFENDI, C. L. , SILVA, G. , RIBEIRO, M. , ARACAJU, M. , JULIAO, S. D. , SPAZIANI, L. , VICENTE, R. , JAMILK, P. , SARTIN, E. G. , GOMES, T. R. , KULHMANN, M. , KOMATSU, P. K. , BARRETO, T. , MAGALHAES, V. , THOMAZINI, B. , FLAUSINO, T. , OLIVEIRA, A. K. , GUERRA, A. Y. R. .
      Descrição: Discussão e produção no estudo das relações entre usos linguísticos e processos cognitivos. Website: http://linc.fflch.usp.br/ Coordenado pela Profa. Dra. Maria Célia Lima-Hernandes (Universidade de São Paulo).
    • Nome do projeto: GRUPO DE PESQUISA (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FARNEDA, Eliete Sampaio , ORTIZ, F. C. , YANAZE, M. , MATOS, H. , SOARES, R. , PANTALEON, E. , AYRES, C. , NAVACINSKY, S. G. , GUILLEN, M. I. C. , NASCIMENTO, M. L. , ROEDIGER, M. , LAMAR, A. R. , FREITAS, M. E. , FIGUEIREDO, C. , BIJOS, L. , SOUZA, V. F. , COPOLLA, M. , MACENA, H. R. , BORGES, A. M. , MAYER, D. , CARRASCO, S. , SIMOND, R. L. , MOREIRA, V. P. , TORRES, W. , BARROSO, J. A. .
      Descrição: Grupo de Pesquisa Diversidades Cidade MIL USP. Coordenador Prof. Dr. Felipe Chibás Ortiz Coordenador Prof. Dr. Mitsuru Yanaze
    • Nome do projeto: Programa de Formação Continuada Português Língua não Materna para Professores de Português Língua Materna. (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FARNEDA, Eliete Sampaio , AMADO, R. S. , PEREIRA, G. F. , Simões, Josefina Lopes , KERBAUY, A. C. .
      Descrição: Este Programa é destinado a professores das redes públicas de ensino Municipal e Estadual, pesquisadors, estagiários e educadores em geral quw pretendam aprimorar seus conhecimentos no ensino de Língua Portuguesa para estudantes deste novo cenário que se apresenta atualmente em todo o Brasil. O programa abordará não somente o ensino de PLE, de PL2, de PLA e PLAc para imigrantes e pessoas em situação de refúgio, no Brasil, mas também integrará as melhores práticas baseadas em pesquisa com base na reflexão crítica sobre o seu próprio desempenho
    • Nome do projeto: Português Língua Adicional: estudo das implicações no processo de ensino/aprendizagem em Trinidad e Tobago (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FARNEDA, Eliete Sampaio .
      Descrição: Esta pesquisa busca investigar as implicações do ensino de Português Língua Adicional (PLA) no processo de aprendizagem envolvendo estudantes universitários plurilíngues, Busca-se destrangeirizar a Língua Portuguesa (LP) através de atividades comunicativas com a finalidade de realização de uma tarefa e a aproximação cultural que promova a interculturalidade.
    • Nome do projeto: Português Língua de Acolhimento (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FARNEDA, Eliete Sampaio .
      Descrição: Este projeto está focado no processo de ensino e aprendizagem de Português Língua de Acolhimento para refugiados, no Brasil, especificamente em São Paulo. Visa também a resgatar a identidade dos estudantes envolvidos através de realização de tarefas comunicativas e práticas sociais.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Placement Test. 2008 - Teste de nivel em lingua portuguesa do brasil
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . 391 - Modular Course. 2008 - Curso
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . 345 - Brazilian Language, History and Culture. 2008 - Curso