Não autenticado |

Beatriz Mendes Chaves

    • Beatriz Mendes Chaves é mestranda em Ciência Política e bacharela em Gestão de Políticas Públicas pela USP. Tem se dedicado a estudar o processo eleitoral brasileiro com foco na inclusão de candidaturas femininas e negras. Possui formação em estratégia e negócios pela Pearson College London. Liderança reconhecida pela Forbes BLK, é consultora associada da PACTO - Organizações Regenerativas, onde atua com a facilitação e a coordenação de iniciativas voltadas ao desenvolvimento institucional de organizações públicas e da sociedade civil. Também atua na disseminação de educação financeira para a população negra e periférica como diretora executiva do Instituto NoFront. Em 2023 tornou-se Changemaker da UNITE2030 e foi selecionada para participar da imersão de lideranças globais dedicadas à Agenda 2030 da ONU. Em 2020 representou o Brasil como delegada na cúpula do Youth 20, grupo oficial da juventude dos países que compõem o G20, através do Programa de Diplomacia Civil do Instituto Global Attitude. Possui experiências na coordenação e gestão de projetos, monitoramento legislativo, relações governamentais, desenvolvimento institucional e capacitação de lideranças políticas e juvenis.

       

      Links:    

    • CHAVES, B. M. . (Sub)representação de Negros e Mulheres no Poder Legislativo: uma análise dos resultados eleitorais à Câmara Municipal de São Paulo em 2020 REVISTA PARLAMENTO & SOCIEDADE , v. 8 , p. 123 - 135 , 2020. ISSN: 23184248.
    • CHAVES, B. M. . O papel das ações afirmativas no enfrentamento às desigualdades nas eleições . Revista Reconexão Periferias , , 15 out. 2021.
    • CHAVES, G. M. ; CHAVES, B. M. . Garantir fundo eleitoral para negros é o mínimo para democracia racial . Economia UOL , , 27 ago. 2020.
    • MANCUSO, W. P. ; CHAVES, B. M. . Enfrentando problemas, calibrando soluções: a influência de marcadores sociais nas eleições municipais de 2020. In: 45º Encontro Anual da ANPOCS , 2021 , São Paulo. Anais do 45º Encontro Anual da ANPOCS. : , 2021.
    • CHAVES, BEATRIZ MENDES ; MANCUSO, WAGNER PRALON . RAÇA E GÊNERO NAS ELEIÇÕES BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE SOBRE A INFLUÊNCIA DE MARCADORES SOCIAIS NA DISPUTA À CÂMARA DOS DEPUTADOS E ASSEMBLEIAS LEGISLATIVAS EM 2018. In: Seminário Discente de Ciência Política , 2020 , Paraná. Anais do I Seminário Discente de Ciência Política. Curitiba : PPGCP/UFPR, 2020. p. 801 - .
  • Outras Produções Bibliográficas: 1
    • CHAVES, B. M. ; MANCUSO, W. P. . Raça e gênero nas eleições brasileiras: uma análise sobre a corrida eleitoral de 2018. São Paulo : Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas Prof. Dr. José Renato de Campos Araújo , 2020 (Boletim de Políticas Públicas OIPP EACH/USP nº6)
    • CHAVES, B. M. . Mentora da 3ª edição do programa Elas Periféricas. 2022 (Consultoria)
    • CHAVES, BEATRIZ MENDES . CAMP 2030 Action Plan to Reduce Inequalities. 2023 (Conferência)
    • CHAVES, B. M. . Raça, gênero e classe nas eleições brasileiras. 2022 (Seminário)
    • MANCUSO, W. P. ; CHAVES, B. M. . Dinheiro, raça e gênero nas eleições: um estudo sobre a corrida eleitoral de 2020. 2021 (Outra)
    • CHAVES, B. M. . Financiamento eleitoral e a inclusão política de mulheres negras: um estudo sobre as eleições de 2020. 2021 (Seminário)
    • CHAVES, B. M. . Seminário Desigualdades e Políticas Públicas. 2021 (Conferência)
    • CHAVES, B. M. ; MANCUSO, W. P. . Raça e gênero nas eleições brasileiras: uma análise sobre a influência de marcadores sociais na disputa à Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas em 2018. 2020 (Seminário)
    • CHAVES, B. M. . Aluna da USP vai pensar soluções para o mundo com o apoio da ONU. 2020 TV Brasil
    • CHAVES, BEATRIZ MENDES . O compromisso com o combate ao racismo nas organizações precisa ir além de ter um time diverso. 2021
    • CHAVES, B. M. . Eleições 2020 e sub-representação negra na política. 2020 Podcast Papo Preto do Alma Preta Jornalismo
    • CHAVES, B. M. . EACH terá representantes para articular a Agenda 2030 da ONU em São Paulo e no G20. 2020 Imprensa EACH-USP
    • CHAVES, B. M. . País tem proporção recorde de candidaturas de mulheres e negros. 2022 Folha de São Paulo
    • CHAVES, BEATRIZ MENDES . Branquitude e poder nas Organizações da Sociedade Civil. 2022
    • CHAVES, BEATRIZ MENDES . Advocacy no novo contexto político do Brasil. 2023
    • CHAVES, BEATRIZ MENDES . Teorias de Mudança. 2023
    • CHAVES, BEATRIZ MENDES . Avaliação de Impacto. 2023
    • CHAVES, BEATRIZ MENDES ; CHAVES, G. M. . Planejamento e Gestão Financeira nas OSCs. 2023
    • CHAVES, BEATRIZ MENDES . Qualidade conversacional. 2023
    • CHAVES, B. M. ; ESPINDOLA, I. B. ; HONORATO, F. A. . Evento internacional de jovens líderes terá representantes da USP. 2020 Jornal da USP
    • CHAVES, BEATRIZ MENDES . Liderança Antirracista em Debate. 2023
    • Nome do projeto: Educação Financeira Contra o Racismo (2021 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: CHAVES, B. M. , CHAVES, G. M. .
      Descrição: Financiado pelo Matchfunding Enfrente da Benfeitoria, o projeto visa promover o empoderamento formativo e financeiro de centenas de pessoas negras e periféricas, através da oferta de bolsas de estudos e formações gratuitas para líderes periféricos e pessoas em vulnerabilidade social.
    • Nome do projeto: Programa de Letramento Econômico para Lideranças Periféricas (2022 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: CHAVES, B. M. , CHAVES, G. M. .
      Descrição: O Programa de Letramento Econômico para Lideranças Periféricas da NoFront - Empoderamento Financeiro tem o objetivo de oferecer letramento em tópicos de economia para lideranças reconhecidamente periféricas que possam replicar os saberes apreendidos dentro de suas comunidades, de modo que consigam apoiar e incentivar a sustentabilidade financeira das coletividades de seus territórios. Reconhecendo a desigualdade econômica como reflexo do racismo estrutural e, ainda, a defasagem e desigualdade no acesso educacional que predomina no percurso formativo da população negra, o Programa tem visa instrumentalizar pessoas negras e indígenas reconhecidas como lideranças em bairros, territórios ou comunidades periféricas urbanas ou rurais no debate econômico-político, assim como traduzir este repertório de modo a apoiar a disseminação, incorporação e mobilização desde conhecimento a favor de comunidades periféricas e vulneráveis.
    • Nome do projeto: Política Se Faz Desde Cedo (2016 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CHAVES, B. M. , ARAUJO, J. R. C. , SOLIMEO, T. , PIZZUTO, P. M. , DIAS, R. R. , KUME, T. .
      Descrição: Bolsista do projeto "Política Se Faz Desde Cedo" através do Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo. Durante todo período, auxiliei na Coordenação de Projetos Socioeducativos da ONG Panoá, cuja atuação visa a promoção do desenvolvimento local e humano a partir do protagonismo juvenil nas comunidades da Zona Leste de São Paulo. Dentre as atividades realizadas no período, destacam-se: produção de eventos celebrativos, socioeducativos e de captação de recursos; auxílio na elaboração e execução de estratégias de captação de recursos; relacionamento e articulação entre atores locais para viabilização e execução das atividades; elaboração e execução de cronograma anual; acompanhamento semanal das atividades e oficinas executadas; avaliação de projetos educacionais; auxílio no aprimoramento pedagógico; gestão das matrículas e atividades administrativas em geral.
    • Nome do projeto: Ciclo de Encontros de Letramento em Equidade Racial (2023 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: CHAVES, B. M. .
      Descrição: Os encontros de Letramento em Equidade Racial da Comunidade de Aprendizagem SimbiOsc consistem em um espaço mensal de aprendizado e reflexões sobre o racismo e suas sequelas no campo da sociedade civil organizada e tem o objetivo de apoiar a construção de novos olhares que possibilitem o fortalecimento individual e coletivo junto à luta antirracista. Em 2023, foram realizados 8 encontros síncronos de 90 minutos, configurando-se como um espaço colaborativo e protagonizado por lideranças de dezenas de Organizações da Sociedade Civil. Alguns dos temas trabalhados foram: Branquitude e Poder, Recrutamento e Seleção Antirracista, Bem-estar e Acolhimento, Antirracismo na Prática, Interseccionalidade, Políticas Institucionais de Equidade, Racismo e o Desenvolvimento de Lideranças Negras, Racismo e Saúde Mental.
    • CHAVES, B. M. . A política e as mulheres. 2021 - Aula 1 do curso cidade das mulheres. iniciativa brasilianas.