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Michele Costa

    • Professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Suzano. Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana do Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Bacharel em Letras Português-Espanhol pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas FFLCH - USP (2009) e Licenciada em Letras Português-Espanhol pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo FEUSP (2010). Tem experiência no ensino de Língua Portuguesa e Língua Espanhola, ministrando aulas na educação básica, no ensino superior e em cursos livres. Integrou a diretoria da Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo (APEESP) no biênio 2012-2014. Desde 2010, é examinadora do Certificado de Español Lengua y Uso (CELU).

       

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  • Artigos completos publicados em periódicos: 3
    • CELADA, M. T. ; BRIANEZZI, D. I. . Sobre el funcionamiento de ciertos preconstruidos en los títulos de diccionarios de lengua española. Las marcas de una historia Língua e Instrumentos Linguísticos , v. 1 , p. 267 - 291 , 2015. ISSN: 15194906.
    • BRIANEZZI, D. I. . ?¿Qué dice el dicionário? Consideraciones sobre norma y sentido en diccionarios hispánicos? SIGNOS ELE , v. 9 , p. 1 - 20 , 2015. ISSN: 18514863.
    • Considerações sobre o título do Diccionario integral del español de la Argentina Fragmentum (UFSM) , v. B , p. 25 - 29 , 2010. ISSN: 15199894.
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    • Da língua ao império. São Paulo : ABH , 2011 (Tradução)
    • Certificado de Español Lengua y Uso (CELU) (Examinadora). 2010 (Relatorio_tecnico)
    • Certificado de Español Lengua y Uso (CELU) (Avaliadora). 2011 (Outra)
    • PEREIRA, D. S. ; LAURINDO, I. ; CARVALHO, N. . Introdução à Leitura De Textos Técnicos Da Área De Ciências. 2018 (Outra)
    • A nomenclatura do Diccionario integral del español de la Argentina: uma amostragem. 2012 (Comunicacao)
    • Explicitação e apagamento de sentidos em dicionários monolíngues de espanhol. 2011 (Comunicacao)
    • Instrumentalização linguística na Argentina: da variação das definições à construção de novos sentidos. 2010 (Comunicacao)
    • Diccionario integral del español de la Argentina: a contradição constitutiva do processo de (des)colonização linguística. 2014 (Comunicacao)
    • CELADA, M. T. ; BRIANEZZI, D. I. . Sobre el funcionamiento de ciertos pre-contruidos en los títulos de diccionarios de lengua española: las marcas de una historia. 2014 (Comunicacao)
    • Instrumentalização linguística argentina: da variação das definições à construção de novos sentidos.. 2010 (Comunicacao)
    • III Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana. 2012 (Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • SOUZA, P. R. ; ALVES, M. L. . II Mostra Científica e Cultura do IFSP Câmpus Suzano. 2017 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP Câmpus Suzano)
    • SOUZA, P. R. ; ALVES, M. L. . III Mostra Científica e Cultural do IFSP Câmpus Suzano. 2018 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP - Câmpus Suzano)
    • SOUZA, P. R. ; ALVES, M. L. . MOCCIF21 - V Mostra Científica e Cultural do IFSP Câmpus Suzano. 2021 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP Câmpus Suzano)
    • CELADA, M. T. . 4º Congresso Latino-Americano de Glotopolítica. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • COSTA, R. L. S. . I Concurso Literário do IFSP Câmpus Suzano. 2017 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP Câmpus Suzano)
    • COSTA, R. L. S. . II Concurso Literário do IFSP Câmpus Suzano. 2018 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP Câmpus Suzano)
    • COSTA, R. L. S. . III Concurso Literário do IFSP Câmpus Suzano. 2019 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP Câmpus Suzano)
    • SOUZA, P. R. ; ALVES, M. L. . MOCCIF22 - VI Mostra Científica e Cultural do IFSP Câmpus Suzano. 2022 (Instituto Federal de São Paulo - IFSP)
    • SOUZA, P. R. ; ALVES, M. L. . FECCIF22 - I Feira Estadual de Ciência e Cultura do IFSP. 2022 (Instituto Federal de São Paulo - IFSP)
    • SOUZA, P. R. ; ALVES, M. L. . FECCIF23 - Feira Estadual de Ciência e Cultura do IFSP. 2023 (Instituto Federal de São Paulo - IFSP)
    • SOUZA, P. R. ; ALVES, M. L. . MOCCIF19 - IV Mostra Científica e Cultural do IFSP Câmpus Suzano. 2019 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP - Câmpus Suzano)
    • La (des)construcción del diccionario de lengua española: una mirada didáctica. 2011 (Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo)
    • Instrumentos linguísticos e Ideologia: a formulação da definição. 2019 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP Câmpus Suzano)
    • SOUSA, G. N. E. ; LOCOSELLI, L. F. . Discuso, Canção e Mulheres de Nuestra América. 2019 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas FFLCH USP)
    • Espanhol - nível inicial. 2009 (Colégio Miguel de Cervantes e FEUSP)
    • Língua Espanhola. 2017 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP Câmpus Suzano)
    • Nome do projeto: Leitura e produção de sentido no ensino superior: o trabalho com textos acadêmicos (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: COSTA, M. .
      Descrição: O projeto tem como objetivo trabalhar e aprimorar a habilidade de leitura dos estudantes,considerando as especificidades dessa prática no nível superior de ensino. Busca-se, assim, oferecer aos alunos de graduação e de pós-graduação ferramentas para que desenvolvam estratégias eficazes de leitura e compreensão de textos no âmbito acadêmico. Por um lado, espera-se, com essa proposta, que os alunos participantes do projeto se aproximem da leitura crítica e analítica de textos densos, extensos e complexos, tal como se exige em cursos superiores. Por outro lado, acredita-se que essa proposta possa favorecer o vínculo entre leitura e escrita de textos científicos, posto que, no âmbito da educação superior, a prática da escrita encontra-se fortemente relacionada a leituras prévias que a amparam. Sendo assim, acredita-se que o trabalho que se pretende desenvolver no nível da competência leitora produzirá também efeitos nas práticas de produção escrita dos alunos.
    • Nome do projeto: Arte e Cultura no IF (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: COSTA, M. , SOUZA, P. R. .
      Descrição: Este projeto propõe a realização de ações culturais no IFSP - Câmpus Suzano, sensibilizando e mobilizando a comunidade interna (alunos e servidores) e externa (público externo em geral) para temas relacionados a Arte e Cultura. A proposta, por um lado, aproxima a escola e a comunidade e, por outro, colabora para desenvolver a criatividade e expandir o repertório cultural dos participantes. Ademais, acredita-se que as ações promovidas possam contribuir para o desenvolvimento humano e para o processo educacional, pois favorecem a formação integral do educando e da comunidade escolar, valorizando o ambiente de ensino-aprendizagem como um elemento de interação social.
    • Nome do projeto: Circula: Jornal IFSP Câmpus Suzano (2019 - 2019
      Natureza: Ensino
      Integrantes: COSTA, M. .
      Descrição: Este projeto propõe a elaboração e a publicação de um jornal do Câmpus Suzano do IFSP no qual circulem conteúdos relevantes para essa comunidade escolar. A proposta consiste em promover um trabalho que envolva estudantes de todos os níveis de ensino, professores de diferentes áreas e servidores de distintos setores do câmpus. Para o desenvolvimento dessa atividade, prevê-se que haja colaboradores ? alunos e servidores em geral ? que serão responsáveis pelas diversas seções do periódico, incentivando a integração dos diferentes setores que conformam essa comunidade. Ademais, acredita-se que, ao dar protagonismo aos estudantes e servidores e visibilidade a questões pertinentes para esse público, a proposta que ora apresentamos pode contribuir significativamente para a conformação e a consolidação da identidade do câmpus.