Não autenticado |

Edna Clara Januário de Araújo

    • Doutoranda em Semiótica e Linguística Geral pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de São Paulo (USP), em estágio de doutorado-sanduíche na Université Paris-Cité. Mestre em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Minas Gerais (PosLin/UFMG). Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Técnica em Informática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).

       

      Links:    

    • ARAÚJO, E. C. J. . Processos metonímicos no movimento FemVertising sob enfoque crítico e multimodal Revista da ABRALIN , v. 20 , p. 1 - 15 , 2021. ISSN: 21787603.
    • ARAÚJO, E. C. J. . Semiótica discursiva e migrações contemporâneas: aplicações da teoria em diferentes tipos de texto CADERNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM LETRAS (ONLINE) , v. 21 , p. 25 - 44 , 2021. ISSN: 18094163.
    • Araújo, Edna Clara Januário de . Discurso, migração e cinema REVISTA DA ABRALIN , v. 20 , p. 173 - 199 , 2021. ISSN: 01027158.
  • Capítulos publicados: 3
    • ARAÚJO, E. C. J. ; FARIA, B. M. . A problematização da xenofobia na/pela mídia referencial: uma análise enunciativa de pontos de vista. Movimentos do linguístico: forma e sentido em enunciação, v. 1, p. 10 - 32, 2020.
    • Araújo, Edna Clara Januário de ; Januário, Letícia Helena ; Cabral, Elen Soraia de Menezes ; Reis, Daniel Morais dos ; Viana, Júlia Carolina . PENCEN: Software de apoio à sistematização da assistência de enfermagem da saúde da criança na atenção primária. Cuidados com a saúde: princípios fundamentais, v. 1, p. 32 - 35, 2020.
    • ARAÚJO, E. C. J. ; BECHIR, J. C. C. . A construção argumentativa das emoções a partir do movimento femvertising pela marca Brahma. Quais são as mulheres na publicidade?, v. 1, p. 111 - 141, 2020.
    • ARAÚJO, E. C. J. ; FARIA, L. S. . O feminino e a temporalidade. In: Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre , 2018 , . Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. : , 2018.
    • ARAÚJO, E. C. J. ; CABRAL, E. S. M. . Proposta de criação de software para interpretação de exames e prescrição de enfermagem. In: XI Congresso de Produção Científica , 2013 , Divinópolis. XX Seminário de Iniciação Científica. : , 2013.
    • ARAÚJO, E. C. J. ; JANUÁRIO, L. H. ; CABRAL, E. S. M. ; REIS, D. M. ; VIANA, J. C. . PENCEN: Software de apoio à sistematização da assistência de Enfermagem da saúde da criança na atenção primária. In: 11º Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem (SINADEn) , 2013 , Curitiba. 11º Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem (SINADEn). : , 2013.
    • ARAÚJO, E. C. J. ; VIANA, J. C. ; REIS, D. M. ; SOUZA, S. R. . Metaheurísticas baseadas em buscas de vizinhança para o problema de fluxo multiproduto binário. In: Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional , 2013 , Natal. Anais do XLV Simposio Brasileiro de Pesquisa Operacional. : , 2013.
    • ARAÚJO, E. C. J. . Representações (socio)discursivas de migrantes e refugiados no Brasil e na Europa: uma análise semiótica. 2021 (Seminário)
    • ARAÚJO, E. C. J. . ?La voix de mes blessures': Análise semiótica de narrativas de vida de migrantes e refugiados. 2020 (Seminário)
    • ARAÚJO, E. C. J. ; FARIA, B. M. . A problematização da xenofobia na/pela mídia referencial: uma análise enunciativa de pontos de vista. 2019 (Seminário)
    • ARAÚJO, E. C. J. ; FARIA, L. S. . O feminino e a temporalidade. 2018 (Congresso)
    • ARAÚJO, E. C. J. ; VIANA, J. C. ; JANUÁRIO, L. H. ; CABRAL, E. S. M. ; REIS, D. M. . Proposta de criação de software para interpretação de exames e prescrição de enfermagem. 2013 (Congresso)
    • ARAÚJO, E. C. J. ; JANUÁRIO, L. H. ; CABRAL, E. S. M. ; REIS, D. M. ; VIANA, J. C. . PENCEN: Software de Apoio à Sistematização da Assistência de Enfermagem da Saúde da Criança na Atenção Primária. 2013 (Simposio)
    • Nome do projeto: Programa para Ensino de Cuidados de Enfermagem (Pencen) (2012 - 2013
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: ARAÚJO, E. C. J. , JANUÁRIO, L. H. , CABRAL, E. S. M. , VIANA, J. C. .
      Descrição: O enfermeiro possui sob sua responsabilidade diversas atividades, algumas pouco difundidas, como a prescrição de medicamentos e a solicitação de exames. O software desenvolvido, denominado Pencen (Programa para Ensino de Cuidados de Enfermagem), visa auxiliar o estudante de enfermagem na aplicação de conceitos práticos de seu curso. Este software é um sistema educativo para enfermagem, cujo acesso será realizado por três tipos de usuários: o administrador, o estudante e o professor. Caberá ao administrador cadastrar os estudantes e professores que utilizarão o sistema. O estudante realizará o cadastro de pacientes, exames e, posteriormente, proporá diagnósticos. O professor poderá, então, visualizar o desempenho de seus alunos. O caráter educativo do sistema apresenta-se na correção dos diagnósticos por ele realizada. O software desempenha o papel de otimizar o ensino dessas práticas de modo a facilitar a aprendizagem e o aperfeiçoamento do estudante.
    • Nome do projeto: Discurso, desigualdade social e cinema (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ARAÚJO, E. C. J. , LARA, G. M. P. .
      Descrição: Como parte integrante do projeto de pesquisa Análise do Discurso e (des)igualdade social: Representações discursivas dos segregados/excluídos no Brasil e na França, proposto pela Profª. Drª. Glaucia Muniz, o presente trabalho se propõe a analisar duas obras cinematográficas contemporâneas, produzidas pelos cinemas brasileiro e francês: Que horas ela volta? e Fatima. Os filmes foram selecionados com o intuito de se fazer um estudo comparativo sobre a representação da realidade de mulheres, em diferentes contextos (brasileiro e francês) no âmbito de grupos minoritários. O conjunto de reflexões se dá à luz da Análise do Discurso em sentido amplo, mais especificamente no campo da Semiótica Discursiva
    • Nome do projeto: Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos da UFMG (PEMJA) (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ARAÚJO, E. C. J. , BICALHO, R. S. .
      Descrição: Projeto vinculado ao Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos da UFMG. O PEMJA é destinado a jovens e adultos maiores de 17 anos com o Ensino Fundamental completo (oriundos do Ensino Fundamental - PROEF2, funcionários da UFMG e comunidade externa). A organização do projeto busca um planejamento e desenvolvimento do currículo de forma interdisciplinar, dialógico, articulando os saberes e superando a organização do conteúdo em disciplinas estanques. Atuação: Docência na área de Expressão Cultural (Língua Portuguesa, Língua estrangeira, Literatura e Artes).
    • Nome do projeto: ?La voix me mes blessures?: análise semiótica de narrativas de vida de migrantes e refugiados (2019 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ARAÚJO, E. C. J. , LARA, G. M. P. .
      Descrição: Esta pesquisa se volta para o exame das representações sociodiscursivas de migrantes e refugiados no quadro de um fenômeno social que, além de atingir proporções mundiais, evidencia as crises humanitárias contemporâneas que resultam em um aumento exponencial do fluxo migratório internacional. Considerando que os discursos mobilizados em torno desse fenômeno influenciam não só as representações moduladas pela sociedade, mas também as políticas migratórias, buscamos, com este trabalho, ?dar a palavra? a sujeitos que empreenderam jornadas extremamente perigosas em busca de proteção.