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José Adailton Sousa dos Santos

    • Doutorando em Sociologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisador no Grupo de Pesquisa sobre Saúde, Gênero, Trabalho e Meio Ambiente - associado - (SAGMA) com base na UFRN, nas linhas de pesquisa sobre Saúde, Gênero e Sociedade, e Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Direitos Humanos. Integrante do Núcleo de Estudos sobre Gênero, Raça, Classe e Trabalho (NEGRACT) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA). Já foi professor universitário em rede particular e da Educação Básica no Estado do Ceará, nas escolas de educação básica e ensino profissional, atuou como professor temporário no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Campus São João do Piauí, sendo Coordenador do Projeto Pré-Enem. Possui experiência nas áreas de Gênero e Sexualidade, Direitos Humanos, Educação, Metodologias e Pesquisa em Ciências Sociais, Formação de Professor. Atua nos seguintes temas: Movimento LGBTQ+ e Direitos Humanos, Racismo e Estudos sobre interseccionalidade.

       

      Links:    

    • SANTOS, J. A. S. ; FORTES LORE . O futebol depende de vocês Um estudo sobre a escolhinha de futebol feminino do GAMI de Natal-Rio Grande do Norte CADERNOS DE GÊNERO E DIVERSIDADE , v. 8 , p. 59 - 79 , 2022. ISSN: 25256904.
    • SOUSA DOS SANTOS, JOSÉ ADAILTON . Mulheres negras e trabalho doméstico O PÚBLICO E O PRIVADO , v. 19 , p. 26 - 47 , 2021. ISSN: 22385169.
    • FEITOZA, Betânia Maria Barros ; SANTOS, J. A. S. . Considerações acerca do nascimento da prisão em Foucault e as contradições do sistema prisional brasileiro Academic Journal of Studies in Society, Sciences and Technologies â013 Geplat Papers , v. 1 , p. 1 - 17 , 2020. ISSN: 26754967.
    • SANTOS, J. A. S. . Drag-queens para além de suas performances em Para Wong Foo, obrigado por tudo! Inter-legere (UFRN) , v. v.1 , p. p.158 - 164 , 2018. ISSN: 19821662.
    • FORTES LORE ; VIEIRA, P. ; OLIVEIRA, R. J. ; SANTOS, J. A. S. . Gêneros e Sexualidades nas Ciências Sociais: materialidades, subjetividades e experiências para repensar metodologias. In: VII Ciclo de Estudo em Ciências Sociais , 2019 , Natal. Ciclo de Estudo em Ciências Sociais: Ciências Sociais em Tempos de Resistência. NATAL : UFRN, 2019. p. 721 - 726.
    • SANTOS, J. A. S. ; FORTES LORE . HISTÓRIA, LUTAS E CONQUISTAS DO GRUPO AFIRMATIVO DE MULHERES INDEPENDENTES-GAMI DA CIDADE DE NATAL-RN. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DA HOMOCULTURA-CINABEH , 2019 , FORTALEZA. Diversidade Sexual, gêneros e Raça: Diálogos Brasil-África. CAMPINA GRANDE-PB : REALIZE, 2018. p. 1330 - 1335.
    • SANTOS, J. A. S. . 'ROSAS ENTRE ESPINHOS': UM ESTUDO SOBRE LESBOFÓBIA. In: 3º Seminário Desfazendo Gênero , 2017 , Campina Grande. Com a diferença tecer a resistência: 3º Seminário desfazendo gênero. João Pessoa : Universidade Federal da Paraíba, 2017. p. 2527 - 2532.
    • SANTOS, J. A. S. . O Mito da Democracia Racial no Brasil. 2019 (Conferência)
    • SANTOS, J. A. S. . Trajetória Escolar e Educação Pública. 2019 (Outra)
    • SANTOS, J. A. S. . HISTÓRIA, LUTAS E CONQUISTAS DO GRUPO AFIRMATIVO DE MULHERES INDEPENDENTES DA CIDADE DE NATAL. 2018 (Congresso)
    • SANTOS, J. A. S. . ?ROSAS ENTRE ESPINHOS?: UM ESTUDO SOBRE LESBOFÓBIA. 2017 (Seminário)
    • SANTOS, J. A. S. ; PIMENTA, R. D. . ROSAS ENTRE ESPINHOS : UM ESTUDO SOBRE LESBOFOBIA. 2016 (Outra)
    • NASCIMENTO, Benedita Maria do ; SANTOS, J. A. S. . 'Desigualdade Social de Classe: Desnaturalizar é Preciso'. 2013 (Outra)
    • SANTOS, J. A. S. ; CARNEIRO, F. J. G. . A PERCEPÇÃO DA HOMOAFETVIDADE PELOS FREQUENTADORES DO BECO DO COTOVELO. 2013 (Outra)
    • SANTOS, J. A. S. . Câmara no ENEM. 2018 TELEVISÃO E INTERNET
  • Organização de eventos: 5
    • SANTOS, J. A. S. . XII SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS. 2013 (Universidade Estadual Vale do Acaraú ? UVA)
    • SANTOS, J. A. S. . XXIII SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA. 2017 (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)
    • SANTOS, J. A. S. ; FORTES LORE ; OLIVEIRA, R. J. ; VIEIRA, P. . ?GÊNEROS E SEXUALIDADES NAS CIÊNCIAS SOCIAIS: MATERIALIDADES, SUBJETIVIDADES E EXPERIÊNCIAS?. 2019 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • SANTOS, J. A. S. . I SEMINÁRIO TEMÁTICO DO SERVIÇO SOCIAL SOBRE VIOLÊNCIA DE GÊNERO, RAÇA, DIREITOS HUMANOS E SUAS. 2020 (Faculdade de Educação e Cultura da Serra da Ibiapaba- FACIBI)
    • SANTOS, J. A. S. . Seminário Internacional Direitos Humanos e Lutas por Reconhecimento. 2017 (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)
    • SANTOS, J. A. S. ; SIMOES, J. A. . Cursos de verão da FFLCH 2024 -História do Movimento LGBT no Brasil. 2024 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: PREPARATÓRIO ENEM- PRÉ-ENEM (2021 - 2023
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, J. A. S. , OLIVEIRA, N. C. R. , MENDES, V. F. C. S. , BARBOSA, R. E. , SILVA, R. C. E. , BRITO, T. O. S. , COSTA, J. S. , FARIAS JUNIOR, J. B. , CARVALHO, A. A. , CASIMIRO, C. R. M. F. , PAIVA, P. D. , SANTOS, C. M. , FIGUEREDO, E. G. , SOUSA, M. S. R. , VASCONCELOS, F. M. .
      Descrição: O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM é o principal meio de ingresso dos jovens estudantes ao ensino superior nas instituições de ensino superior, públicas e privadas, desse modo o exame se torna um dos sistema de seleção mais concorrido do Brasil, exigindo dos participantes uma certa disciplina de estudos, conhecimento sobre diferentes áreas de conhecimentos e mobilização de diferentes conceitos da atualidade. Diante das necessidades dos nossos alunados referente aos saberes exigidos no Enem, principalmente àqueles que estão matriculados no 3 ano do Ensino Médio buscamos ofertar um curso como finalidade o preparar e desenvolver práticas, habilidades e competências dos alunos/as para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM. Desse modo, nosso objetivo é estender uma formação aos nossos alunos, a fim de que eles possam conseguir ingressar no ensino superior, possibilitando a continuação de suas trajetórias acadêmicas e profissionais. Assim, neste projeto buscamos trabalhar os conteúdos mais exigidos nas provas do Enem ao longo desses anos, aliado a isso também buscamos realizar a resolução de questões (Simulados) modelo Enem e de outros vestibulares a fim de direcionar os alunos/as a problematização de conteúdo das diferentes ciências inseridas na prova do Enem, desse modo intensificamos para os discentes as técnicas, dicas e modos de resolução de questões, além das diferentes estratégias para se portar diante da prova.
    • Nome do projeto: JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DO MINECRAFT (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, J. A. S. , SILVA, B. S. , SILVA, B. N. M. , BORGES, C. S. , SILVA, E. S. , GOMES, E. D. , MIRANDA, I. B. R. , NUNES, J. I. G. .
      Descrição: Este trabalho é parte de uma de uma pesquisa, de cunho teórico, e de uma ação prática-reflexiva, que traz como tema as tecnologias na educação, especificamente o uso de jogos no estímulo aprendizagem de conteúdos relacionados a disciplina de Ciências, no ensino fundamental, etapa importante da educação básica. Utiliza-se como experiência o uso do jogo minecraft, jogo eletrônico baseado em sobrevivência. O minecraft, utilizado por crianças e adolescente se torna uma ferramenta metodológica para o ensino de ciências quando é inserido dentro do espaço da sala de aula e interpelado junto aos alunos/as e professores/as a partir de conteúdos chaves que podem se relacionar com as temáticas das diferentes fases e funções do jogo. Para isso, inicialmente, utiliza-se uma metodologia qualitativa, por meio de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, em seguida tem-se a produção de um material didático explicativo sobre o jogo, pontuando de como esse deve ser utilizado por professores e alunos/as dentro do espaço da sala de aula, na disciplina de ciências. Os dados apontam para uma transformação no fazer docente no contexto da pandemia, adiante metodologias e ferramentas digitais utilizadas nesse contexto permaneceram. O uso de jogos digitais no ensino de ciências possibilita uma nova compreensão para o aluno/a de sua realidade e os provoca a imaginação, à criatividade e a potencialização de habilidades e conhecimentos.
    • Nome do projeto: PRÁTICAS LÚDICAS NO ENSINO DE CIÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA NA 1° SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO PIAUÍ (2022 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, J. A. S. , RODRIGUES, J. P. , RODRIGUES, L. R. , AMORIM, M. A. , NASCIMENTO, M. C. M. , ALVES, R. S. .
      Descrição: A ludicidade é um meio importante de aproximar aluno e professor na construção da aprendizagem.Aproposta desse projeto, objetivou-se no desenvolvimento de um jogo de memorização para os alunos da 1° série da escola Centro Educacional Elisa Maria Modesto Amorim, localizada no bairro Alto Sertanejo, na cidade de São João do Piauí- PI. O jogo teve como tema: árvores nativas e não nativas da região de São João do Piauí-PI. O objetivo por meio da criação do jogo, foi analisar quais os possíveis benefícios da utilização das práticas lúdicas nas séries iniciais. O jogo foi nomeado " Jogo da memória das plantas ". A atividade de memorização das plantas foi desenvolvida por meio do aplicativo de criação de design gráfico, ??CANVA??, com o propósito de educar os alunos em relação às plantas nativas e não nativas da cidade. O jogo possui 20 cartas, sendo 10 imagens e 10 características de cada árvore. A atividade não apresentou financiamento de custos, dado a facilidade de acesso aos instrumentos, o Canva, é uma plataforma que de design gratuita, onde se pode realizar diversos recursos, as cartas do jogo foram impressas, mas o custo barato foi dividido entre os alunos(as) aplicadores da atividade. A atividade, inicialmente, partiu de uma reflexão teórica sobre educação infantil e ensino fundamental, em seguida houve leituras de autores que traziam uma reflexão sobre a ludicidade enquanto ferramenta pedagógica que desenvolve habilidades de aprendizagens e conhecimentos e por último partimos para a reflexão sobre formação de professor. Esse processo culminou na criação do jogo, que foi aplicado na turma de 1ª (primeira) série da escola acima mencionada. O tempo de organização desse projeto se relaciona com a duração da Disciplina de Projeto Integrador IV, ministrada pelo Prof. M.e João Compagnon, que vai de 30 de agosto a 18 de janeiro. O projeto, é orientado pelo Prof. Me. José Adailton Sousa dos Santos e tem como apoio os alunos (as) do IV Módulo do Curso de Biologia, que são: Jaciane Pereira Rodrigues- Matrícula- 20211S02.15.27, Larissa Rejane Rodrigues-Matrícula- 20211S02.15.16, Maria Antônia Amorim- Matrícula- 202015S02.15.45, Milene Caroline Marques do Nascimento-Matrícula- 20211S02.15.10 e Rodrigo Silva Alves-Matrícula- 20211S02.15.14. Para os organizadores da atividade, e como futuros professores, nota-se que à ludicidade tem que estar ligada a aprendizagem, pois instiga a apreensão aos conteúdos, assim quando praticada a ludicidade em sala de aula, alunos(as) se divertem e aprendem em sala de aula. Todavia não é pretensão dissolver os conhecimentos e metodologias tradicionais que são organizadas pelos professores de ciências e que também fazem efeitos na aprendizagem, mas é pretensão criar e contribuir com novas práticas pedagógicas que estimulem alunos(as) e professores (as) ao desenvolvimento do conhecimento.
    • Nome do projeto: Afetividade e Alteridade: escola espaço de diálogo e reflexão (2021 - 2023
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, J. A. S. .
      Descrição: O objetivo trabalho consiste em trazer para o espaço da sala de aula temas considerados importantes para a juventude e propocionar escuta, reflexão e debate sobre as questões: gênero, racismo, violência, projeto de vida, traballho e outros. De início foi trabalhado questões sobre acesso a universidade, com a participação dos alunos/as do 3 ano do Instituto Federal e alunos/as externo a instituição. Os alunos/as tomaram conhecimento sobre os programas sociais do governo federal de apoio ao ingresso no ensino superior. Além de terem aprendido sobre: nota de corte, cotas raciais, FIES, PROUNI e SISU. Em seguida, participação da comunidade escolar e externa-Palestra e Lançamento de livro- Viver à flor (e ao corte) da pele. A atividade realizada via Live- Instagram contou além da mediação do professores uma convidada, com a participação dos seguidores da página do Instagram do Instituto Federal (Campus São do Piauí- ifpicasjp). Outro ponto, foi as questões sobre racismo e diversidade na escola, a partir da exibição de filme. A atividade foi direcionada a todos os alunos/as, que compareceram no Auditório Jesus Pescador. O filme foi direcionado para uma discussão sobre afrofuturismo, representatividade negra, e religiões de matrizes africana. A atividade foi pensada a partir do Prof. Adailton, que também teve apoio do NEABI. Houveram outras atividades dentro do espaço da sala de aula, como oficinas sobre identidades e culturas juvenis, oficinas de empatia e respeito.
    • Nome do projeto: IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19 NA ECONOMIA E CULTURA LOCAL (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, J. A. S. , SILVA, KACIO FERREIRA DA , SOUSA, H. D. , SILVA, R. P. , SOUSA, J. J. , RODRIGUES, H. S. , MARQUES, M. C. S. , SANTOS, M. A. .
      Descrição: Este projeto teve como objetivo, analisar os impactos causados pela pandemia do coronavírus no setor econômico e cultural na cidade de São João do Piauí e nas regiões circunvizinhas. Para além dessa dimensão, analisamos os perfis econômicos mais afetados durante o isolamento social por meio das medidas legais instituídos pelo governo do Estado do Piauí e pelo governo municipal da cidade de São João do Piauí. Em seguida, passamos a compreender as novas estratégias desenvolvidas pelos comerciantes locais para garantir o funcionamento do comércio sem muitos prejuízos. Uma das justificativas que se acentuam nesse trabalho, é que no campo da Administração é importante perceber as alterações econômicas trazidas pelos acontecimentos históricos, pois esses se constituem enquanto dimensões importantes para novas dinâmicas econômicas. O trabalho foi realizado por um grupo de alunos/as do curso de Administração- Módulo-I, e é produto da disciplina- Projeto Integrador. O trabalho foi desenvolvido durante o período do mês de maio a agosto com o auxílio do professor José Adailton Sousa dos Santos. Em decorrência das atividades acadêmicas estarem em modo virtual, realizamos a pesquisa somente a partir das diferentes ferramentas metodológicas disponíveis, como o Google Forms, o Google Meet e o Google Sala de Aula. O projeto foi desenvolvido sem a necessidade de fomentos financeiros, somente o esforço individual de cada integrante do projeto de pesquisa. Este projeto teve como objetivo, analisar os impactos causados pela pandemia do coronavírus no setor econômico e cultural na cidade de São João do Piauí e nas regiões circunvizinhas. Para além dessa dimensão, analisamos os perfis econômicos mais afetados durante o isolamento social por meio das medidas legais instituídos pelo governo do Estado do Piauí e pelo governo municipal da cidade de São João do Piauí. Em seguida, passamos a compreender as novas estratégias desenvolvidas pelos comerciantes locais para garantir o funcionamento do comércio sem muitos prejuízos. Uma das justificativas que se acentuam nesse trabalho, é que no campo da Administração é importante perceber as alterações econômicas trazidas pelos acontecimentos históricos, pois esses se constituem enquanto dimensões importantes para novas dinâmicas econômicas. O trabalho foi realizado por um grupo de alunos/as do curso de Administração- Módulo-I, e é produto da disciplina- Projeto Integrador. O trabalho foi desenvolvido durante o período do mês de maio a agosto com o auxílio do professor José Adailton Sousa dos Santos. Em decorrência das atividades acadêmicas estarem em modo virtual, realizamos a pesquisa somente a partir das diferentes ferramentas metodológicas disponíveis, como o Google Forms, o Google Meet e o Google Sala de Aula. O projeto foi desenvolvido sem a necessidade de fomentos financeiros, somente o esforço individual de cada integrante do projeto de pesquisa.
    • SANTOS, J. A. S. . Trajetória Escolar e Educação Pública: aportes para um novo dia. 2019 - Palestra para alunos do segundo ano do curso de tÉcnico em enfermagem
    • SANTOS, J. A. S. . SOCIOLOGIA PARA JOVENS DO ENSINO MÉDIO. 2019 - Sociologia no enem