Não autenticado |

Diego Batista Penholato

    • Bacharel e Licenciado em História na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. Durante a graduação desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica sobre o envolvimento do Brasil na Segunda Guerra Mundial e a mobilização feminina na construção do front interno. Mestre em História Social na Universidade de São Paulo, cuja pesquisa teve como eixo a investigação sobre a constituição das redes de intelectuais no pós Segunda Guerra Mundial e sua importância na construção do discurso sobre a modernização econômica no Brasil. Tal pesquisa teve como foco a trajetória intelectual de José Garrido Torres, economista que ajudou na construção do projeto de modernização econômica que se consolidou após o golpe de 1964. Atualmente, minhas pesquisas buscam aprofundar-se na temática das agendas de modernização econômica e de formação de novos quadros de elites administrativas no Brasil, sobretudo, na década de 1960. No Doutorado, nossa investigação tem como foco a formação do Instituto Latinoamericano de Planificação Econômica e Social (ILPES), órgão vinculado à CEPAL que foi fundamental na discussão sobre a temática desenvolvimentista a partir da década de 1960. O projeto de doutorado tem como objetivo central compreender a participação dos intelectuais brasileiros nas discussões feitas no ILPES e a participação dessa intelectualidade numa rede que se organizava em âmbito transnacional.

       

      Links:    

    • PENHOLATO, D. B. . Os Intelectuais Brasileiros e a Realidade Social. Jundiaí : Paco Editorial, 2019 . 370p. ISBN: 9788546215546.
    • PENHOLATO, D. B. . O FUNTEC e a Modernização das Universidades Brasileiras. In: XXIII Encontro Regional de História - História: Por que e para quem? , 2016 , Assis/ SP. Caderno de Resumos XXIII Encontro Estadual de História. : , 2016.
    • PENHOLATO, D. B. . O Golpe de 1964 e a Formação de Novos Economistas no Brasil: a parceria entre o BNDE e a Fundação Ford para a modernização do mercado de capitais no Brasil. In: Simpósio Nacional de História , 2017 , Brasília. Caderno de Resumos do XXIX Simpósio Nacional de História - Contra Preconceitos: História e Democracia. Brasília : ANPUH, 2017.
    • PENHOLATO, D. B. . O Fundo de Desenvolvimento Técnico-Científico (FUNTEC) e o Investimento na Modernização das Universidades Brasileiras. In: XXIII Encontro Estadual de História , 2016 , Assis. Anais do XXIII Encontro Regional de História da ANPUH-SP. São Paulo : ANPUH-SP, 2016.
    • PENHOLATO, D. B. . A era extremada e o conhecimento histórico sintetizado: História Contemporânea 2,. 2022 (Parecer)
    • PENHOLATO, D. B. . O ILPES em seus anos iniciais: sua organização e agenda de trabalho. 2020 (Comunicacao)
    • PENHOLATO, D. B. . Debatedor da Mesa: Changing Patterns nas Relações Internacionais. 2018 (Seminário)
    • PENHOLATO, D. B. . II Seminário Internacional de Estudos Sobre Guerra Fria. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • PENHOLATO, D. B. . O ILPES e as elites intelectuais brasileiras. 2021
    • PENHOLATO, D. B. . José Garrido Torres: Modernização Econômica e Anticomunismo no Brasil. 2015