Não autenticado |

Lisiane Ribeiro Caminha Vilanova

    • Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras/Inglês pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2000), mestrado em Letras na área de Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2013) e doutoranda no Programa Linguística, área de concentração Semiótica e Linguística Geral na Universidade de São Paulo - USP, na linha de pesquisa Semântica e Ensino. Atualmente é professora assistente nível IV- Dedicação Exclusiva da Universidade Estadual do Piauí. Desenvolve pesquisas na área da Lingüística, com ênfase em Estudos dos Processos de Aquisição e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, sintaxe e semântica; prática das habilidades da oralidade, leitura e escrita em Língua Inglesa.

       

      Links:    

    • VILANOVA, L. R. C. ; SILVA, F. R. D. ; SILVA, R. S. ; OLIVEIRA, T. D. F. . JOGOS LÚDICOS PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA. TERESINA/PI : FUESPI, 2018 . 89p. ISBN: 9788583202073.
    • VILANOVA, L. R. C. ; OLIVEIRA, L. D. G. C. . PIBID: A EXPERIÊNCIA DA DOCÊNCIA CONTEXTUALIZADA PARA OS ACADÊMICOS DE LETRAS/INGLÊS. PIBID: A EXPERIÊNCIA DA DOCÊNCIA CONTEXTUALIZADA PARA OS ACADÊMICOS DE LETRAS/INGLÊS, v. 3, p. 274 - 282, 2015.
    • VILANOVA, L. R. C. . PIBID: A Experiência da Docência Contextualizada para os Acadêmicos de Letra Inglês. III Encontro Pedagógico do PIBID/UESPI: Socializando Experiências e Saberes em Contextos Diversos, v. , p. 0 - , 2016.
    • VILANOVA, L. R. C. . PROCESSOS DE REFERENCIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS DO TEXTO. In: VI ENCONTRO LINGUÍSTICO E LITERÁRIO DO MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS , 2012 , TERESINA. LINGUAGEM E LITERATURA: ENSINO E PESQUISA. TERESINA : UFPI, 2012.
    • VILANOVA, L. R. C. . A construção de sentido no processo de referenciação de termos estrangeiros. In: VI ENCONTRO NACIONAL DE LÍNGUA FALADA E ESCRITA , 2012 , MACEIÓ. VI ENCONTRO NACIONAL DE LÍNGUA FALADA E ESCRITA. : , 2012.
    • VILANOVA, L. R. C. . Sintaxe: Instrumento Facilitador da Comunicação e Expressão em Língua Inglesa. In: XVIII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa e XXXIII Seminário Nacional de Professores Universitários de Literatura de Língua Inglesa ? ABRAPUI , 2005 , Fortaleza/CE. XVIII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa e XXXIII Seminário Nacional de Professores Universitários de Literatura de Língua Inglesa ? ABRAPUI. : , 2005.
    • VILANOVA, L. R. C. . A semantica dos adjetivos na construção do significado - 23º ENAPOL. 2020 (Comunicacao)
    • VILANOVA, L. R. C. . Os adjetivos no sintagma em inglês - uma interface sintaxe-semântica. 2020 (Congresso)
    • VILANOVA, L. R. C. . II FORUM DAS LICENCIATURAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI. 2019 (Seminário)
    • VILANOVA, L. R. C. . XI SEMINARIO DE EXTENSÃO E I ENCONTRO DE EGRESSOS DA UESPI. 2018 (Seminário)
    • VILANOVA, L. R. C. ; OLIVEIRA, T. D. F. ; SILVA, F. R. D. ; LIMA, A. M. S. . Diferenças na atuação do PIBID de Inglês em uma escola de educação em tempo integral e uma escola de educação em tempo não integral. 2017 (Seminário)
    • VILANOVA, L. R. C. ; OLIVEIRA, T. D. F. ; SILVA, F. R. D. ; LIMA, A. M. S. . Diferenças na atuação do PIBID de Inglês em uma escola de educação em tempo integral e uma escola de educação em tempo não integral. 2017 (Seminário)
    • VILANOVA, L. R. C. . Coordenar a prática educativa no PIBID de Letras/Inglês. 2017 (Conferência)
    • VILANOVA, L. R. C. . Learning a Foreign Language. 2016 (Conferência)
    • VILANOVA, L. R. C. ; CARVALHO, Brenda ; SILVA, A. F. ; NASCIMENTO, S. C. S. . O uso de jogos no PIBID de Língua Inglesa: um relato de experiência. 2017 (Seminário)
    • VILANOVA, L. R. C. . A construção de sentido no processo de referenciação de termos estrangeiros. 2012 (Conferência)
    • VILANOVA, L. R. C. ; BRITO, B. K. R. . Uma Análise do Uso das Tecnologias no Processo de Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa. 2017 (Comunicacao)
    • VILANOVA, L. R. C. ; BRITO, B. K. R. ; ABREU, F. W. F. . A Abordagem de Aspectos Culturais no PIBID de Letras Inglês. 2017 (Conferência)
    • VILANOVA, L. R. C. . Uma Análise do Uso das Tecnologias Educacionais no Processo de Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa. 2017 (Comunicacao)
    • VILANOVA, L. R. C. . Ensino, Pesquisa e Extensão. 2017 (Simposio)
    • VILANOVA, L. R. C. . A Língua Inglesa numa interface com a Língua Portuguesa sob a ótica da referenciação. 2013 (Conferência)
    • VILANOVA, L. R. C. . Writing strategies - Técnicas de Redação em Língua Inglesa. 2009 (Simposio)
    • VILANOVA, L. R. C. . Sintaxe: Instrumento facilitador da comunicação e expressão em Língua Inglesa. 2005 (Outra)
    • VILANOVA, L. R. C. . REDE INTERATIVA ESCOLA-PIBID-UESPI. 2017
    • VILANOVA, L. R. C. ; OLIVEIRA, L. D. G. C. . II Jornada Interdisciplinar e II Circuito Cultural do Curso de Letras Inglês da UESPI Campus de Parnaíba: Currículo, Formação e Trabalho Docente. 2015 (Universidade Estadual do Piauí)
    • VILANOVA, L. R. C. . XII SEMINÁRIO DE EXTENSÃO DA UESPI. 2019 (Universidade Estadual do Piauí - UESPI)
    • VILANOVA, L. R. C. . III ENCONTRO ESTADUAL DE EGRESSOS DA UESPI. 2019 (Universidade Estadual do Piauí - UESPI)
    • VILANOVA, L. R. C. . I FÓRUM DOS DIRETORES E DOCENTES. 2019 (Universidade Estadual do Piauí - UESPI)
    • VILANOVA, L. R. C. . I SEMINÁRIO PIBEU. 2019 (Universidade Estadual do Piauí - UESPI)
    • VILANOVA, L. R. C. . A Lingua Inglesa como Instrumento de Otimização Profissional e de Aproximação Cultural. 2009 (Universidade Estadual do Piauí - UESPI)
    • VILANOVA, L. R. C. . Writing Strategies. 2009 (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI)
    • VILANOVA, L. R. C. . Sintaxe como Aspecto Facilitador da Comunicação em Língua Inglesa. 2004 (Universidade Federal do Piauí)
    • VILANOVA, L. R. C. . Sintaxe: instrumento facilitador da comunicação e expressão em Língua Inglesa. 2005 (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)
  • Relatório de Pesquisa: 1
    • VILANOVA, L. R. C. . A CONSTRUÇÃO DO SINTAGMA NOMINAL COMPOSTO POR MODIFICADORES ADJETIVAIS NA LÍNGUA INGLESA: ESTRATÉGIA DE ENSINO. 2024
    • Nome do projeto: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2014 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: VILANOVA, L. R. C. .
    • Nome do projeto: A Importância da Terminologia Disciplinar no Processo de Ensino-Apredizagem no Curso de Licenciatura Plena em Letras/Inglês (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILANOVA, L. R. C. , OLIVEIRA, L. D. G. C. .
    • Nome do projeto: Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID (2014 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: VILANOVA, L. R. C. .
      Descrição: Projeto na área de Letras/Inglês