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Gabriela Canazart

    • Visit Research Student at the University of Edinburgh (FAPESP: 2022/15498-3) e doutoranda em Letras Clássica na USP, sob orientação do professor doutor Christian Werner, com bolsa FAPESP (Proc. 2021/03581-0). Graduada pela mesma universidade (2014-2019) com realização de 2 anos de pesquisa em iniciação científica com bolsa FAPESP (Proc. 2017/16420-0). Integra, desde 2018, o grupo de pesquisa 'Gêneros Poéticos na Grécia Antiga: tradição e contexto' (CNPq/USP), liderado pelo professor doutor Christian Werner e pelo professor doutor Fernando Rodrigues Junior. Atua principalmente nos seguintes temas: 'Ilíada', 'Odisseia', narratologia, narrador mediador, público, performance e 'referencialidade tradicional'.

       

      Links:    

    • CANAZART, GABRIELA . Libertad, opresión y confinamiento(s): del mundo antiguo a Nuestros días. Santa Rosa : Editorial de la Universidad Nacional de La Pampa, 2023 . 1002p. ISBN: 9789508634931.
    • CANAZART, GABRIELA . O uso do verbo ---I-Ω em Estesícoro 19 e o páthos homérico evocado CODEX: Revista Discente de Estudos Clássicos , v. 10 , p. e1022205 - , 2022. ISSN: 21761779.
    • CANAZART, GABRIELA ; WERNER, CHRISTIAN . A ação narrativa de focalizar: o uso de adjetivos avaliadores e o narrador da Ilíada CODEX: Revista Discente de Estudos Clássicos , v. 6 , p. 17 - 39 , 2018. ISSN: 21761779.
    • CANAZART, GABRIELA . A presença da guerra nos símiles de proteção materna da Ilíada NUNTIUS ANTIQUUS , v. 17 , p. 329 - 353 , 2022. ISSN: 21797064.
    • CANAZART, GABRIELA . O símile na poesia mélica arcaica PHAOS (UNICAMP) , v. 21 , p. e021005 - , 2021. ISSN: 25268058.
    • CANAZART, G. ; WERNER, CHRISTIAN . ?Então não verias o divino Agamêmnon com preguiça? (Il. 4. 223): um caso de apóstrofe na Ilíada? https://doi.org/10.34019/2318-3446.2020.v8.28285 , v. 8 , p. 26 - 45 , 2020. ISSN: 2318344X.
  • Capítulos publicados: 1
    • CANAZART, GABRIELA . Partindo do presente: o público e a construção de sentido da Ilíada. Libertad, opresión y confinamiento(s): del mundo antiguo a nuestros días, v. , p. 195 - 211, 2023.
    • CANAZART, GABRIELA . O uso de adjetivos avaliadores pelo narrador da Ilíada. In: XXV Semana de Estudos Clássicos - Tempo e Experiência , 2018 , . Caderno de Resumos: XXV Semana de Estudos Clássicos - Tempo e Experiência. : , 2018. p. 48 - 48.
    • CANAZART, GABRIELA . A guerra em alguns símiles iliádicos. In: XV Semana de Estudos Clássicos da FEUSP: experiência e formação no mundo antigo , 2021 , . XV Semana de Estudos Clássicos da FEUSP: experiência e formação no mundo antigo. : , 2021. p. 9 - 9.
    • CANAZART, GABRIELA . A presença da guerra nos símiles de proteção materna da Ilíada. In: IV Jornadas Internacionales y V Nacionales de Estudios Clásicos ORDIA PRIMA , 2021 , . IV Jornadas Internacionales y V Nacionales de Estudios Clásicos ORDIA PRIMA: Lectura y Reescritura de Textos Clásicos. : , 2021. p. 9 - 10.
    • CANAZART, GABRIELA . Partindo do presente: o público e a construção de sentido da Ilíada. In: XXVII Simposio Nacional de Estudios Clásicos y III Congreso Internacional sobre el Mundo Clásico de la Asociación Argentina de Estudios Clásicos , 2022 , . Resúmenes: XXVII Simposio Nacional de Estudios Clásicos y III Congreso Internacional sobre el Mundo Clásico. : , 2022.
    • CANAZART, GABRIELA . Do presente ao passado: o público e a construção de significado da Ilíada. In: XVI Semana de Estudos Clássicos da FEUSP: Ruptura e Continuidade com o Mundo Antigo , 2022 , . Caderno de resumos: Ruptura e Continuidade com o Mundo Antigo. : , 2022. p. 8 - 8.
    • CANAZART, GABRIELA . A presença do narrador na 'Ilíada' e na 'Odisseia'. In: 27° Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP , 2019 , São Paulo. 27° Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. : , 2019.
    • CANAZART, GABRIELA . A presença do narrador na 'Ilíada'. In: 26° Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP , 2018 , São Paulo. 26° Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. : , 2018.
    • CANAZART, GABRIELA . The Complex Nature of Divine Pity in the Iliad. 2024 (Comunicacao)
    • CANAZART, GABRIELA . As múltiplas faces da compaixão divina na Ilíada. 2023 (Comunicacao)
    • CANAZART, GABRIELA . Women and Children as War Victims in Similes of Maternal Protection in the Iliad. 2023 (Conferência)
    • CANAZART, GABRIELA . The Presence of War in the Maternal Protection Similes of the Iliad. 2023 (Seminário)
    • CANAZART, GABRIELA . Partindo do presente: o público e a construção de sentido da Ilíada. 2022 (Comunicacao)
    • CANAZART, GABRIELA . Do presente ao passado: o público e a construção de significado da Ilíada. 2022 (Comunicacao)
    • CANAZART, GABRIELA . Breaking out of the past: the Iliad and audience response. 2022 (Conferência)
    • CANAZART, GABRIELA ; WERNER, CHRISTIAN . Um ou dois percursos pela 'Ilíada': exemplo de cooperação orientador-orientando. 2021 (Comunicacao)
    • CANAZART, GABRIELA . Mulheres e crianças como vítimas da guerra nos símiles de proteção materna da 'Ilíada'. 2021 (Seminário)
    • CANAZART, G. . A guerra em alguns símiles iliádicos. 2021 (Comunicacao)
    • RAGUSA, Giuliana ; CANAZART, G. ; LEITE, C. M. ; MÜHLFARTH, M. M. F. A. ; DOTTA, J. ; TAVEIRA, P. H. S. ; PIRCIO, J. N. ; FABRE, A. ; FIRMINO, L. A. G. ; VARGAS, M. C. ; Cabral, A. S. . Encore! Do texto à voz: Poesia grega em performance. 2021 (Outra)
    • CANAZART, GABRIELA . A presença da guerra nos símiles de proteção materna da Ilíada. 2021 (Congresso)
    • CANAZART, G. . O narrador homérico como mediador entre o mundo dos heróis e o do público. 2020 (Seminário)
    • RAGUSA, Giuliana ; CANAZART, GABRIELA ; LEITE, C. M. ; FIRMINO, L. A. G. ; DOTTA, J. ; MÜHLFARTH, M. M. F. A. ; CARRETERO, E. . Do texto à voz: cantando a mélica grega arcaica. 2020 (Outra)
    • CANAZART, G. . A presença do narrador na 'Ilíada' e na 'Odisseia'. 2019 (Simposio)
    • CANAZART, G. . The Presence of the Narrator in the 'Iliad'. 2018 (Simposio)
    • CANAZART, G. . A presença do narrador na 'Ilíada'. 2018 (Simposio)
    • CANAZART, G. . O uso de adjetivos avaliadores pelo narrador da 'Ilíada'. 2018 (Comunicacao)
    • Nome do projeto: Os comentários avaliadores do narrador-focalizador primário da Ilíada (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CANAZART, G. , WERNER, CHRISTIAN .
      Descrição: Como mostrado, em artigo seminal, por Jasper Griffin, o narrador épico homérico pode apresentar uma postura parcial quando levamos em conta sua linguagem. Partindo dessa abordagem e da aplicação da narratologia, em particular, das noções de narrador e focalizador, à poesia épica grega, no que foi pioneira Irene de Jong, a presente pesquisa se propõe a discutir os comentários avaliadores realizados pelo narrador, em particular, (1) de que forma ele se mostra um bom conhecedor do mundo dos deuses ao mesmo tempo que aplica uma perspectiva humana à narrativa e (2) como ele leva os receptores a simpatizar com certos personagens e situações. A pesquisa levará em conta como características da composição oral homérica influenciam a análise da voz do narrador.
    • Nome do projeto: O narrador homérico como mediador entre o mundo dos heróis e o do público (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CANAZART, G. , WERNER, CHRISTIAN .
      Descrição: O narrador primário da Ilíada, ou seja, aquele que controla o andamento da narrativa principal, possui um conhecimento global, como é corrente em narradores épicos. Ele é onisciente, conhece o passado, o presente e o futuro, narra em terceira pessoa e, por causa de seu conhecimento universal, sua voz tem autoridade e não permite questionamento de seu discurso. Por meio da narratologia aplicada à poesia épica grega, de uma leitura intratextual do poema e da noção de referencialidade tradicional, pretende-se estudar momentos na narração primária nos quais esse narrador evidencia seu papel como mediador entre o mundo dos heróis e o mundo dos "homens de hoje", ou seja, quando narra de forma não distanciada, referindo-se, explicita ou implicitamente, a seu narratário ou a seu público. Nosso principal objeto de análise quanto a essa questão serão as expressões "mortais de hoje" e "homens de antanho" e os símiles. Estes últimos têm sido comumente entendidos como uma forma de comunicar ao público certas ações da narrativa principal por meio da comparação que o narrador faz entre um feito heroico e, em boa parte das ocorrências, uma ação tida como cotidiana na vida do homem comum, ou seja, do receptor dos poemas. Por fim, para ampliar a análise do público como elemento intrínseco à produção e recepção do poema no tempo da enunciação, discutiremos uma perspectiva interna aos poemas, aquela dos deuses como público dos eventos narrados, já que esses também podem ser representados por Homero como compondo uma audiência dos acontecimentos do mundo heroico.
    • Nome do projeto: O narrador homérico como mediador entre o mundo dos heróis e o do público (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CANAZART, G. , WERNER, CHRISTIAN .
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é focar o narrador homérico para discutir aspectos da Ilíada que podem ser concebidos como ferramentas narrativas e poéticas usadas pelo aedo no contexto de performance da poesia épica arcaica grega. Para tanto, analisaremos cenas nas quais os deuses são empregados de maneira metapoética, especialmente, aquelas nas quais eles aparecem como audiência dos eventos narrados, a écfrase do escudo de Aquiles, as menções, feitas pelo narrador, aos "mortais de hoje" (nyn brotoi) e aos "homens de antanho" (andres proteroi) e os símiles. Propõe-se que tais ferramentas deixam entrever como o aedo interage com o receptor e como ele concebe a diferença entre o mundo dos heróis e o de seu público ao longo do poema.
    • Nome do projeto: Divine Pity in the Iliad (2023 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CANAZART, G. , Cairns, D. .
      Descrição: The main objective of the project is to investigate the manifestation of divine pity in the Iliad. To this end, it will start from Aristotle's proposition that pity is only possible when we can see ourselves in the same situation as the person that provoked the feeling in us. The investigation will be conducted with a cognitive approach, that is, considering that the gods manifest pity by looking at the mortals and reflecting on their situation and not as they instinctively respond to it. The discussion proposed considers that the gods in the Iliad, besides their role as characters in the epic story world, have further narrative functions in the poem: they may be used by rhapsodes to manipulate the audience's response since they constantly appear as an internal audience of the events in Troy, but they may also be employed as a way of moving forward the plot. Finally, as part of the hybrid methodology of the project, Foley's (1999) traditional referentiality will help to define, as far as possible, the referential directions of the scenes where the gods show pity.