Não autenticado |

Juliana Giolo Zancheta

    • Doutoranda (2019-2023) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e Mestre (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Rio Claro. Desenvolve pesquisas na área da Geografia Urbana, com ênfase na compreensão da dinâmica do Comércio e do Consumo na cidade, e as questões da precarização do trabalho nas plataformas digitais de entrega, sob orientação da Prof. Dra. Silvana Maria Pintaudi. É pesquisadora vinculada a Rede Brasileira de Estudos Geográficos sobre o Comércio o Consumo (ReBECCa).
Possui Graduação em Geografia, Licenciatura (2011) e Bacharelado com ênfase em Análise Sócio-Espacial e Planejamento Territorial (2012) também pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Rio Claro e, durante a graduação desenvolveu pesquisas de iniciação científica (2010 - 2012) sobre aspectos da Economia Solidária no ambiente urbano e como política pública para geração de renda.

       

      Links:    

    • ZANCHETA, J. G. . El papel de los supermercados virtuales en la consolidacion de la racionalidad de la sociedad del consumidor: un destudio acerca de São Paulo. Ciudad, comercio urbano y consumo: Experiencias desde latinoamerica y europa, v. 1, p. 1 - 512, 2017.
    • ZANCHETA, J. G. . A experiência de Economia Solidária em Várzea Paulista – SP: A Incubadora Pública de Empreendimentos. In: XII Jornada do Trabalho “A dimensão da expropriação capitalista sobre os mundos do trabalho: Cartografando os conflitos, as resistências e as alternativas à sociedade do capital” – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR , 2011 , Curitiba. A experiência de Economia Solidária em Várzea Paulista – SP: A Incubadora Pública de Empreendimentos. : , 2011.
    • ZANCHETA, J. G. . Os usos das novas tecnologias da informação no comércio varejista em São Paulo. In: XII Seminário da Pós Graduação em Geografia - Territórios Possíveis , 2014 , Rio Claro. Os usos das novas tecnologias da informação no comércio varejista em São Paulo. : , 2014.
    • ZANCHETA, J. G. . As Vitrines Virtuais e os Usos das Novas Tecnologias da Informação no Comércio Varejista na cidade de São Paulo. In: VII Congresso Nacional de Geografia , 2014 , Vitória. As Vitrines Virtuais e os Usos das Novas Tecnologias da Informação no Comércio Varejista na cidade de São Paulo. : , 2014.
    • ZANCHETA, J. G. . MOBILIDADE URBANA E PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS: A utilização dos aplicativos móveis de geolocalização na gestão urbana na cidade do Rio de Janeiro. In: III Encontro Internacional Cidade + Contemporâneidade , 2014 , Pelotas. MOBILIDADE URBANA E PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS: A utilização dos aplicativos móveis de geolocalização na gestão urbana na cidade do Rio de Janeiro. : , 2014.
    • ZANCHETA, J. G. ; OLIVEIRA, P. C. . O Espaço do Comércio e do Consumo no Tempo das Tecnologias da Informação: Novas Práticas e Relações. In: I Seminário de Pós Graduação em Geografia - UFPel , 2014 , Pelotas. O Espaço do Comércio e do Consumo no Tempo das Tecnologias da Informação: Novas Práticas e Relações. : , 2014.
    • ZANCHETA, J. G. . As vitrines virtuais na cidade de São Paulo: um estudo sobre as novas formas comerciais e a produção do espaço urbano. In: XIV Simpósio Nacional de Geografia Urbana - SIMPURB , 2015 , Fortaleza. As vitrines virtuais na cidade de São Paulo: um estudo sobre as novas formas comerciais e a produção do espaço urbano. : , 2015.
    • ZANCHETA, J. G. . O Consumo Alimentar de Luxo: Um olhar sobre os Food Halls na cidade de São Paulo. In: VIII Encontro Nacional de Estudos do Consumo , 2016 , Niterói. O Consumo Alimentar de Luxo: Um olhar sobre os Food Halls na cidade de São Paulo. : , 2016.
    • ZANCHETA, J. G. . Supermercados Virtuais na cidade de São Paulo: Uma análise sobre startups de varejo alimentar. In: VIII Encontro Nacional de Estudos de Consumo , 2016 , Niterói. Supermercados Virtuais na cidade de São Paulo: Uma análise sobre startups de varejo alimentar. : , 2016.
    • ZANCHETA, J. G. . THE ROLE OF VIRTUAL SUPERMARKETS IN THE RATIONALITY CONSOLIDATION OF THE CONSUMER SOCIETY: A STUDY ABOUT SÃO PAULO. In: 5° Seminário Internacional Ciudad, Comercio y Consumo , 2015 , Ciudad do México. THE ROLE OF VIRTUAL SUPERMARKETS IN THE RATIONALITY CONSOLIDATION OF THE CONSUMER SOCIETY: A STUDY ABOUT SÃO PAULO. Cidade do México : UNAM, 2015.
    • ZANCHETA, J. G. . O papel dos aplicativos móveis e dos serviços digitais no comércio e consumo na cidade de São Paulo. In: XIII ENANPEGE , 2019 , São Paulo. O papel dos aplicativos móveis e dos serviços digitais no comércio e consumo na cidade de São Paulo. : , 2019.
    • ZANCHETA, J. G. . CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CONSUMO VIRTUAL E HIPERMODERNO E O MODO DE VIDA URBANO. In: VII Seminário Ciudad, Comercio y Consumo , 2019 , Buenos Aires. CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CONSUMO VIRTUAL E HIPERMODERNO E O MODO DE VIDA URBANO. Buenos Aires : Universidad de Buenos Aires, 2019.
    • ZANCHETA, J. G. . 'Supermercados Virtuais na cidade de São Paulo: Uma análise sobre startups de varejo alimentar'. In: VIII Encontro Nacional de Estudos do Consumo , 2016 , Niterói -RJ. VIII Encontro Nacional de Estudos do Consumo. : , 2016.
    • ZANCHETA, J. G. . 'O Consumo Alimentar de Luxo: Um olhar sobre os Food Halls na cidade de São Paulo'. In: VIII Encontro Nacional de Estudos do Consumo , 2016 , Niterói -RJ. VIII Encontro Nacional de Estudos do Consumo. : , 2016.
    • ZANCHETA, J. G. . THE ROLE OF VIRTUAL SUPERMARKETS IN THE RATIONALITY CONSOLIDATION OF THE CONSUMER SOCIETY: A STUDY ABOUT SÃO PAULO. In: V Seminário Internacional Ciudad, Comercio y Consumo , 2015 , Cidade do México. Anais V Seminário Internacional Ciudad, Comercio y Consumo. : , 2015.
    • ZANCHETA, J. G. . As vitrines virtuais na cidade de São Paulo: um estudo sobre as novas formas comerciais e a produção do espaço urbano. In: XIV Simpósio Nacional de Geografia Urbana , 2015 , Fortaleza. Anais XIV SIMPURB. : , 2015.
    • ZANCHETA, J. G. ; OLIVEIRA, P. C. . O Espaço do Comércio e do Consumo no Tempo das Tecnologias da Informação: Novas Práticas e Relações. In: I Seminário do Programa de Pós Graduação em Geografia - UFPel , 2014 , Pelotas - RS. O Espaço do Comércio e do Consumo no Tempo das Tecnologias da Informação: Novas Práticas e Relações. : , 2014.
    • ZANCHETA, J. G. . Mobilidade Urbana e Parcerias Público-Privadas: A utilização dos aplicativos móveis de geolocalização na gestão urbana na cidade do Rio de Janeiro. In: II Encontro Internacional Cidade + Contemporaneidade , 2014 , Pelotas - RS. MOBILIDADE URBANA E PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS: A utilização dos aplicativos móveis de geolocalização na gestão urbana na cidade do Rio de Janeiro. : , 2014.
    • ZANCHETA, J. G. . As vitrines virtuais e os usos das novas tecnologias da informação no comércio varejista na cidade de São Paulo. In: XII Seminário da Pós Graduação em Geografia - Territórios Possíveis - Paradigmas da Geografia Contemporânea , 2014 , Rio Claro. As vitrines virtuais e os usos das novas tecnologias da informação no comércio varejista em São Paulo. : , 2014.
    • ZANCHETA, J. G. . As vitrines virtuais e os usos das novas tecnologias da informação no comércio varejista na cidade de São Paulo. In: Congresso Brasileiro de Geografia , 2014 , Vitória - ES. As vitrines virtuais e os usos das novas tecnologias da informação no comércio varejista na cidade de São Paulo.. : , 2014.
    • ZANCHETA, J. G. . As tecnologias da informação e a redefinição das formas de comércio. 2018 (Conferência)
    • ZANCHETA, J. G. . 'Supermercados Virtuais na cidade de São Paulo: Uma análise sobre startups de varejo alimentar'. 2016 (Congresso)
    • ZANCHETA, J. G. . 'O Consumo Alimentar de Luxo: Um olhar sobre os Food Halls na cidade de São Paulo'. 2016 (Congresso)
    • ZANCHETA, J. G. ; BALDONI, K. K. ; BRITSCHGY, L. . Minicurso “O papel do Geógrafo Urbano na academia e no mercado de trabalho”. 2016 (Conferência)
    • ZANCHETA, J. G. ; BALDONI, K. K. ; BRITSCHGY, L. . MINICURSO “PERSPECTIVAS TEÓRICAS E EMPÍRICAS DE ESTUDOS URBANOS”. 2016 (Conferência)
    • ZANCHETA, J. G. . The role of virtual supermarkets in the consolidation of the rationality of the society of consumption: a study about São Paulo. 2015 (Seminário)
    • ZANCHETA, J. G. . As vitrines virtuais na cidade de São Paulo: um estudo sobre as novas formas comerciais e a produção do espaço urbano. 2015 (Seminário)
    • ZANCHETA, J. G. . Mobilidade Urbana e Parcerias Público-Privadas: A utilização dos aplicativos móveis de geolocalização na gestão urbana na cidade do Rio de Janeiro. 2014 (Seminário)
    • ZANCHETA, J. G. . As vitrines virtuais e os usos das novas tecnologias da informação no comércio varejista na cidade de São Paulo. 2014 (Seminário)
    • ZANCHETA, J. G. ; OLIVEIRA, P. C. . O Espaço do Comércio e do Consumo no Tempo das Tecnologias da Informação: Novas Práticas e Relações. 2014 (Seminário)
    • ZANCHETA, J. G. . As vitrines virtuais e os usos das novas tecnologias da informação no comércio varejista na cidade de São Paulo. 2014 (Congresso)
    • ZANCHETA, J. G. ; BALDONI, K. K. ; BRITSCHGY, L. F. C. . MINICURSO “PERSPECTIVAS TEÓRICAS E EMPÍRICAS DE ESTUDOS URBANOS”. 2016 (Comissão de Eventos Programa de Pós Graduação em Geografia)
    • ZANCHETA, J. G. ; FERNANDES, S. ; FONSECA, R. G. ; ROSSIN, B. G. ; CAMARGO, F. R. ; GOMES, L. C. ; SILVEIRA, Y. K. ; FONTAO, P. A. B. ; TEODORO, M. A. ; GUIMARAES, A. R. ; RAMOS, E. A. ; BRITSCHGY, L. F. C. . Workshop “Da construção à consolidação - 40 anos de história”. 2016 (Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Rio Claro (SP))
    • ZANCHETA, J. G. ; FERNANDES, S. ; FONSECA, R. G. ; ROSSIN, B. G. ; CAMARGO, F. R. ; GOMES, L. C. ; SILVEIRA, Y. K. ; TEODORO, M. A. ; FONTAO, P. A. B. ; GUIMARAES, A. R. ; RAMOS, E. A. ; BRITSCHGY, L. F. C. . Seminário “ESTADO, TERRITÓRIO E RESISTÊNCIA SOCIAL - A Luta pela terra e pelo território e o lugar dos sujeitos sociais”. 2016 (Departamento de Geografia –UNESP Campus de Rio Claro (SP))
    • ZANCHETA, J. G. . XIII Seminário da Pós Graduação em Geografia “40 Anos de Contribuição à Geografia Brasileira”. 2017 (Universidade Estadual Paulista - UNESP - Rio Claro)
    • ZANCHETA, J. G. ; FERNANDES, S. ; FONSECA, R. G. ; ROSSIN, B. G. ; CAMARGO, F. R. ; GOMES, L. C. ; SILVEIRA, Y. K. ; FONTAO, P. A. B. ; TEODORO, M. A. ; GUIMARAES, A. R. ; RAMOS, E. A. ; BRITSCHGY, L. F. C. . Aula Magna “A questão da democracia na contemporaneidade – conceito e realidade – suas escalas e institucionalidades”. 2016 (Comissão de Eventos Programa de Pós Graduação em Geografia - UNESP Rio Claro-SP)
  • Curso de curta duração ministrado: 4
    • ZANCHETA, J. G. ; BALDONI, K. K. ; BRITSCHGY, L. . “PERSPECTIVAS TEÓRICAS E EMPÍRICAS DE ESTUDOS URBANOS”. 2016 (Comissão de Eventos do Departamento de Geografia – UNESP Campus de Rio Claro (SP).)
    • ZANCHETA, J. G. ; BALDONI, K. K. ; BRITSCHGY, L. . MINICURSO “PERSPECTIVAS TEÓRICAS E EMPÍRICAS DE ESTUDOS URBANOS”. 2016 (Pontifícia Universidade Católica - PUCCAMP)
    • ZANCHETA, J. G. . A Geografia e as formas de Comércio. 2018 (Universidade Federal de São Carlos -UFSCar - Campus Sorocaba)
    • ZANCHETA, J. G. ; BALDONI, K. K. ; BRITSCHGY, L. . “O papel do Geógrafo Urbano na academia e no mercado de trabalho”. 2016 (II CICLO DE MINI-CURSOS DA FACULDADE DE GEOGRAFIA DA PUC-CAMPINAS)
    • Nome do projeto: Sobreviver ou evoluir: como devemos prosseguir? (2017 - 2017
      Natureza: Ensino
      Integrantes: ZANCHETA, J. G. , CORREA, G. C. P. .
      Descrição: Projeto interdisciplinar desenvolvido com o oitavo e nono anos do Ensino Fundamental. O projeto se propôs a questionar e investigar quais as causas e consequências de diferentes crises e de que maneira isso possibilita um movimento evolutivo abarcando o Homem, como ser histórico e a Natureza, como seu meio.
A partir dos três eixos que condutores dessa discussão definidos pelo projeto as aulas de Geografia se propuseram discutir de que modo a crise dos processos técnicos e econômicos (dados pela exploração do trabalho, pelo consumo desenfreado e pelas desigualdades sociais) geram uma série de crises socioambientais (observadas na degradação e esgotabilidade dos ecossistemas terrestres), e qual o papel do indivíduo enquanto protagonista dessas crises.
    • Nome do projeto: A magia no cinema: arte ou ciência? (2017 - 2017
      Natureza: Ensino
      Integrantes: ZANCHETA, J. G. , CORREA, G. C. P. .
      Descrição: Projeto de educação interdisciplinar desenvolvido com os alunos dos sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental. Neste projeto, no qual a arte conduz o autoconhecimento e o conhecimento, o objetivo foi trazer a compreensão dos conteúdos específicos propostos para o primeiro semestre para cada área do conhecimento, através do estudo da magia no cinema, desde os efeitos especiais até as grandes histórias que encantaram as pessoas nas telas do cinema, compreendendo ainda de que modo a ciência embasa tudo o que parece mágico na sétima arte, possibilitando uma aprofundada reflexão que trará a resposta à pergunta tema do presente projeto. 
Nas aulas de Geografia discutimos o conceito de ideologia, o papel da comunicação e do cinema em expandir e divulgar ideias, principalmente no contexto das três grandes Guerras.
    • Nome do projeto: Como a rede nos enreda? (2017 - 2017
      Natureza: Ensino
      Integrantes: ZANCHETA, J. G. , CORREA, G. C. P. .
      Descrição: Projeto interdisciplinar desenvolvido com alunos dos sextos e sétimos anos do ensino fundamental. Nesse projeto, a arte conduz o processo de ensino-aprendizagem, rumo ao autoconhecimento e a compreensão dos conteúdos específicos propostos para o segundo semestre para cada área do conhecimento, através do estudo da internet e sua função em nossa sociedade contemporânea, tendo como eixo condutor o impacto da mesma no modo de vida da sociedade, levando à uma investigação sobre sua ampla utilização em diversos setores, até a ampliação de sua visão acerca do mundo antes do surgimento da internet e sua popularização, possibilitando uma aprofundada reflexão que trará a resposta à pergunta tema do presente projeto. 
Nas aulas de Geografia estudamos o modo como a internet impacta as sociedades e o mundo moderno, compreendendo o papel da técnica na compressão espaço-tempo ao longo da evolução do sistema capitalista.
    • Nome do projeto: Infinitamente: Quais labirintos há na cabeça da gente? (2017 - 2017
      Natureza: Ensino
      Integrantes: ZANCHETA, J. G. , CORREA, G. C. P. .
      Descrição: Projeto interdisciplinar desenvolvido com os alunos do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental. a Nesse projeto, a arte conduz o processo de ensino-aprendizagem, rumo ao autoconhecimento e a compreensão dos conteúdos específicos propostos para o segundo semestre por cada área do conhecimento, através do estudo do cérebro humano, tanto nas questões referentes à sua fisiologia, quanto a questões relacionadas à psique. 
Nas aulas de Geografia estudamos o conceito de espaço vivido, percepções da paisagem, diversidade paisagística mundial e brasileira (relevo, vegetação e clima), representações espaciais, mapas mentais.
O produto final das investigações do presente projeto resultará na produção de um curta metragem cujo gênero será o terror psicológico, reunindo todos os conhecimentos adquiridos durante o processo de investigação.
    • Nome do projeto: Heróis e suas ações: quais as suas motivações? (2018 - 2018
      Natureza: Ensino
      Integrantes: ZANCHETA, J. G. , CORREA, G. C. P. .
      Descrição: Projeto interdisciplinar desenvolvido com os alunos do sexto e sétimo anos do Ensino Fundamental.
Neste projeto, no qual a arte conduz o autoconhecimento e o conhecimento, o objetivo foi trazer a compreensão dos conteúdos específicos, de maneira divertida e lúdica,
propostos para o segundo semestre por cada área do conhecimento, através do estudo da
jornada do herói, tendo como eixo central os questionamentos trazidos por Joseph
Campbell, levando à uma investigação sobre o que implica a teoria de sua obra “O herói de
mil faces” e sua relação com a realidade e os papeis sociais que cumprimos nos diversos
momentos de nossas vidas, investigando as diversas motivações de nossos atos de vida.
Nas aulas de Geografia buscamos inspirações em heróis do mundo real, através da figura dos ativistas, brasileiros e estrangeiros, que em atos de muita coragem, determinação e idealismo combatem em lutas cotidianas, falamos de ativismo como movimento necessariamente político de causas sociais e ambientais, no campo e na cidade.
O produto final das investigações de cada projeto resultará na produção de um
curta metragem cujo gênero será a ficção, reunindo todos os conhecimentos adquiridos
durante o processo de investigação.
    • Nome do projeto: Relações Humanas na modernidade: liquidez ou (in)sensibilidade? (2018 - 2018
      Natureza: Ensino
      Integrantes: ZANCHETA, J. G. , CORREA, G. C. P. .
      Descrição: Projeto interdisciplinar desenvolvido com os oitavos e nonos anos do Ensino Fundamental. 
Nesse projeto, a arte conduz o processo de ensino-aprendizagem, rumo ao autoconhecimento e a compreensão dos conteúdos específicos propostos para o segundo semestre por cada área do conhecimento, através do estudo das relações humanas na modernidade, tanto nas questões referentes à individualidade, à psique humana, quanto às questões relativas a humanidade como coletivo, de modo a criar uma reflexão das nossas relações nos tempos modernos. 
Nas aulas de Geografia tratamos da ideia de modernidade e de hipermodernidade, compreendendo os seus três pilares, o individuo, o mercado e a racionalidade técnica.
O produto final das investigações do presente projeto resultará na produção de um curta metragem que reunirá todos os conhecimentos adquiridos durante o processo de investigação.
    • Nome do projeto: Qual o meu lugar na história do cinema? (2018 - 2018
      Natureza: Ensino
      Integrantes: ZANCHETA, J. G. , CORREA, G. C. P. .
      Descrição: Projeto interdisciplinar desenvolvido com os alunos dos sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental, que através do estudo da história do cinema buscou trazer a compreensão dos conteúdos específicos propostos para o primeiro semestre por cada área do conhecimento, tendo como ponto central a investigação acerca dos diferentes Gêneros do Cinema – cinema mudo, cinema falado, animação, musical, etc. – trazendo à luz os elementos que os diferenciam e os aproximam, e as motivações de sua criação.
Nas aulas de Geografia assistimos à filmes de diferentes gêneros ao longo do semestre e associamos ao enredo diferentes conteúdos, como Tempos Modernos - Revoluções Industriais; O Mágico de Oz - Fenômenos atmosféricos; Os Goonies - Elementos da Cartografia e representação espacial.
O produto final das investigações de cada projeto será a produção de um curta metragem que reunirá os diversos gêneros do cinema, concatenando todos os conhecimentos adquiridos durante o processo de investigação.
    • Nome do projeto: Subvertendo as estruturas: como criar a ruptura? (2018 - 2018
      Natureza: Ensino
      Integrantes: ZANCHETA, J. G. , CORREA, G. C. P. .
      Descrição: Projeto interdisciplinar desenvolvido com o oitavo e nono ano do Ensino Fundamental.
Nesse projeto, a arte conduz o processo de ensino-aprendizagem, rumo ao autoconhecimento e a compreensão dos conteúdos específicos propostos para o primeiro semestre por cada área do conhecimento, através do estudo da criatividade como ruptura na história da sociedade e sua relação direta com a sobrevivência do Homem e sua relação com o meio em que vive. 
Nas aulas de Geografia a criatividade foi o mote para pensarmos a criação de tudo o que conhecemos na Terra, desde a origem do próprio planeta, nos diferentes mitos e teorias científicas, seus relevos e estruturas, até tudo o que o homem foi capaz de criar sobre a Terra, nos campos e nas cidades.
O produto final das investigações de cada projeto resultará na produção de um curta metragem cujo gênero será a ficção, reunindo todos os conhecimentos adquiridos durante o processo de investigação.