Não autenticado |

Guilherme Aragão Cardoso

    • Mestrando em Filologia e Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). É bacharel em Letras Português pela mesma instituição. Foi aluno bolsista CNPq de Iniciação Científica durante os anos de 2021 e 2023. Atualmente desenvolve pesquisa sobre preposição complexa no português e sua função conjuntiva com inferência causal. O maior interesse é a abordagem linguística funcional-cognitiva, o ensino de gramática, e a descrição linguística na interface entre semântica, sintaxe e texto.

       

      Links:    

    • MÓDOLO, M. ; CARDOSO, GUILHERME ARAGÃO . Sobrenomes não nascem em árvores REVISTA USP , v. 1 , p. 77 - 89 , 2023. ISSN: 01039989.
    • CARDOSO, GUILHERME ARAGÃO . As escolas pioneiras da terra de Israel e o resgate do hebraico como língua vernacular: afirmação e resistência do nacionalismo judaico CADERNOS DE LÍNGUA E LITERATURA HEBRAICA , v. 21 , p. 48 - 69 , 2022. ISSN: 23178051.
    • MÓDOLO, MARCELO ; CARDOSO, GUILHERME ARAGÃO . BASSO, R. M. Descrição do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2019, 168 pp. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada , v. 37 , p. 1 - 8 , 2021. ISSN: 1678460X.
    • CARDOSO, GUILHERME ARAGÃO . Gramaticalização em 'só de' e 'somente de': função conjuntiva e inferência causal. 2024 (Simposio)
    • CARDOSO, GUILHERME ARAGÃO . A referenciação textual para a narrativa dos sobrenomes de cristãos-novos. 2023 (Simposio)
    • CARDOSO, GUILHERME ARAGÃO . As escolas pioneiras da Terra de Israel e o renascimento do hebraico como língua vernacular: afirmação e resistência no nacionalismo judaico.. 2022 (Simposio)
    • CARDOSO, GUILHERME ARAGÃO . As escolas pioneiras da Terra de Israel e o resgate do hebraico como língua vernacular: afirmação e resistência do nacionalismo judaico. 2021 (Congresso)
    • Nome do projeto: As escolas pioneiras da Terra de Israel e o resgate do hebraico como língua vernacular: afirmação e resistência do nacionalismo judaico (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARDOSO, GUILHERME ARAGÃO , SCHVARTZMAN, G. S. .
      Descrição: A pesquisa investigou o encadeamento entre o ensino do hebraico moderno nas escolas pioneiras das colônias agrícolas da Terra de Israel e a afirmação e resistência do nacionalismo judaico ao final do século XIX
    • Nome do projeto: A referenciação textual para a narrativa dos sobrenomes de cristãos-novos (2022 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARDOSO, GUILHERME ARAGÃO , MÓDOLO, MARCELO .
      Descrição: A referenciação de nomes judaizados, entre os anos de 1118 e 1491, em Portugal e Brasil, como produtora, na historiografia, de uma noção associativa de determinados designativos de cristãos-novos ao parentesco judaico. A referenciação textual e a dimensão semântica dos nomes próprios são as bases pelas quais arrolam a investigação.