Não autenticado |

Pedro Paulo Salles

    • Graduado em Música pela Universidade de São Paulo (1987), Pedro Paulo Salles é professor doutor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP, atuando na Graduação e na Pós-Graduação. É coordenador do Laboratório de Educação Musical no mesmo Departamento e professor da Pós-Graduação em Música nas áreas de Processos de Criação Musical e Musicologia. Na área da Educação Musical desenvolve pesquisas sobre criação musical com crianças e paisagem sonora. Já no campo da Etnomusicologia, investiga a música indígena que ocorre no Brasil, tendo trabalhado junto aos povos Karajá-Iny e Pares-Haliti. É pesquisador do PAM, Grupo de Pesquisas em Antropologia Musical e, atualmente, é um dos coordenadores do CEMA, Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos, onde desenvolve estudos sobre a iconografia das representações musicais e sonoras dos períodos pré-hispânico e colonial.

       

      Links:    

    • Musicologia e Etnomusicologia
    • Música e educação: processos de criação, ensino e aprendizagem
    • SALLES, Ruth ; SALLES, Pedro Paulo . Do Mulungu ao Manacá - (Coordenação editorial). São Paulo : Instituto Artesocial, 2016 . 210p. ISBN: 9788598032139.
    • Membros da CIL ; SALLES, Pedro Paulo . Programa de Formação de Professores da USP. São Paulo : Pró-Reitoria da Universidade de São Paulo, 2004 . p. ISBN: PROVISÓRIO.
    • SALLES, Pedro Paulo . A Canção Tropicalista: música popular de invenção.- Coleção SESI arte Música. Brasília - DF : Brasília, 2007 . 36p. ISBN: 9788577100903.
    • SALLES, Pedro Paulo . ASA BRANCA no tempo e na voz de Caetano: a ditadura militar e o exílio como lugares de escuta. (Artigo para o Dossiê LUGARES DE ESCUTA E ESCRITAS DE OUVIDO, na Revista de Literatura e Linguística EUTOMIA, da UFPE) EUTOMIA , v. 1 , p. 100 - 124 , 2019. ISSN: 19826850.
    • SALLES, PEDRO PAULO . Do xadrez ao -Copacabana-: o jogo e a jogatina na vida, no pensamento e na obra de Malba Tahan Revista de Educação Matemática , v. 15 , p. 196 - 222 , 2018. ISSN: 16768868.
    • SALLES, Pedro Paulo . A Sociedade Secreta das Iyamaka, as 'flautas' Paresi Haliti DEBATES - CADERNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA , v. 19 , p. 208 - 235 , 2017. ISSN: 23591056.
    • SALLES, Pedro Paulo ; MACRUZ, Marilil . 'Música na Escola: os saberes do professor' Cadernos de Pos-Graduacao em Educacao, Arte e Historia da Cultura , v. 1 , p. 1 - 23 , 2014. ISSN: 1519776X.
    • SALLES, Pedro Paulo . A Canção como Brinquedo: um estudo de caso Anais do XI Congresso da ANPPOM , v. XXI , p. 518 - 525 , 2011. ISSN: 19835981.
    • SALLES, Pedro Paulo . Adjuronà: percursos simbólicos da trompa Karajá Revista dos Anais do V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia-ABET , v. V , p. 563 - 575 , 2011. ISSN: 22360980.
    • SALLES, Pedro Paulo . Ensino de Música é Lei Boletim Arte na Escola , v. 54 , p. 3 - 5 , 2009. ISSN: 18099254.
    • SALLES, Pedro Paulo . Musicologia Grega e Nordestina no Teatro Científico: baião de dois Revista Plural (Rio de Janeiro) , v. V 9 , p. 24 - 32 , 2006. ISSN: 15163156.
    • SALLES, Pedro Paulo . A Música nos Ouvidos da Escola Revista IDÉIAS - educação com arte , v. 31 , p. 106 - 120 , 2004. ISSN: .
    • SALLES, Pedro Paulo . Gênese da Notação Musical na Criança: os signos gráficos e os parâmetros do som Revista Música , v. 7 , p. 149 - 183 , 1996. ISSN: 01035525.
    • SALLES, Pedro Paulo . Ensaio sobre a Gênese da Notação Musical na Criança Revista Plural (Rio de Janeiro) , v. 1 , p. 21 - 46 , 1998. ISSN: 15163156.
    • SALLES, Pedro Paulo . Chega de ar sombrio, viva o assobio Cadernos de Arte-educação/AESP , v. I , p. 25 - 29 , 1989. ISSN: .
    • SALLES, Pedro Paulo ; SALLES, P. Tarso ; DUDEQUE, Norton . NOZANI-NÁ e as flautas secretas dos homens-da-água: cosmologia e tradução de um canto paresi. Villa-Lobos, um compêndio: novos desafios interpretativos, v. , p. 32 - 94, 2017.
    • COPPE, C. ; SALLES, Pedro Paulo . Julio Cesar & Malba Tahan: criador e criatura. Malba Tahan e a revista Al-Karismi (1946-1951): diálogos e possibilidades, v. , p. 17 - 58, 2016.
    • SALLES, Pedro Paulo . Musicando Pinturas, Barulhando Desenhos. A Música na Escola, v. , p. 234 - 235, 2012.
    • SALLES, Pedro Paulo . Música de Fundo, Música de Frente. A Música na Escola, v. , p. 49 - 62, 2012.
    • SALLES, Pedro Paulo . Paisagem sonora, memória e história: um ensaio sobre sons familiares.. Música, memória: tramas em trânsito., v. VII, p. 01 - 13, 2011.
    • SALLES, Pedro Paulo ; MACRUZ, Marilil . 'Música na Escola: os saberes do professor' . Caderno Arte + Educação , São Paulo , 14 jun. 2014.
    • SALLES, Pedro Paulo ; PEREIRA NETO, A. F. . O Homem que Criava . Revista de História (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro , 01 set. 2011.
    • SALLES, Pedro Paulo . O Homem que Calculava . CIÊNCIA HOJE das crianças , São Paulo - SP , 10 dez. 1995.
    • SALLES, Pedro P. . Assobio, Engano e Feitiçaria no ser Txíhali, a flauta nasal dos Paresi Haliti (no 56º ICA - International Gongress of Americanists / Espanha). In: 56º ICA - International Congress of Americanists , 2018 , Salamanca - Espanha. Memoria del 56.º Congreso Internacional de Americanistas. Volumen I. Antropología. Salamanca (Espanha) : Ediciones Univesidad Salamanca, 2018. p. 916 - 929.
    • SALLES, Pedro Paulo . Traduzindo 'Nozani-ná' em contexto indígena, linguístico e poético. In: III SIMPÓSIO VILLA-LOBOS , 2017 , São Paulo - ECA/USP. Anais do III Simpósio Villa-Lobos. São Paulo : ECA-USP, 2017. p. V - VI.
    • SALLES, Pedro Paulo . Txíhali, o besouro feiticeiro: uma ocarina nasal dos Paresi-Haliti. In: VIII ENABET Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia , 2017 , Rio de Janeiro. ANAIS VIII ENABET. Rio de Janeiro : UNIRIO, 2017. p. 895 - 907.
    • SALLES, Pedro Paulo ; PEREIRA NETO, A. F. . Malba Tahan: muito além do Pseudônimo. In: MOSTRA CAEM 2015 , 2015 , São Paulo / SP. ANAIS DA MOSTRA DO CAEM 2015: 30 anos de formação continuada de professores. São Paulo - SP : Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática, 2015. p. 1 - 12.
    • SALLES, Pedro Paulo . La importancia de la creación musical en el aprendizaje musical del Niño. In: I Learning Hub Summmer Institute - M.I.T. Media Lab. , 2001 , Cidade do México. La importancia de la Criación Musical en la apredizaje musical del niño. : , 2001.
    • SALLES, Pedro Paulo . A Notação Musical e a Criança: em busca de novas perspectivas metodológicas. In: I Simpósio de Pesquisa da FEUSP , 1994 , São Paulo. A Notação Musical e a Criança. : , 1994.
    • SALLES, Pedro Paulo . A Experiência da Educação Musical no Brasil. In: III Simpósio sobre o Ensino da Arte e sua História , 1989 , São Paulo. O ensino de música numa abordagem construtivista. : , 1989.
    • SALLES, Pedro Paulo . Música... é o que a gente faz. In: Semana de Arte e Ensino , 1981 , São Paulo. Música... é o que a gente faz. : , 1980.
    • SALLES, Pedro Paulo . Chega de ar sombrio, viva o assobio. In: Ciclo de Palestras , 1989 , São Paulo/SP. Cadernos de Arte-educação. São Paulo : Associação dos Arte-educadores do Estado de São Paulo, 1988. p. 25 - 29.
    • SALLES, Ruth ; SALLES, Pedro Paulo . Preparação de Originais do livro 'O Telefone está só Regando as Plantas'. São Paulo : Edições da Autora , 2013 (Preparação de Originais)
    • SALLES, Ruth ; SALLES, Pedro Paulo . Ilustrações do livro 'O Telefone está só Regando as Plantas' , em aquarela, linóleo, nanquim, grafite, guache e scratchboard. São Paulo : Edições do Autor , 2013 (Ilustrações em aquarela, linóleo, nanquim, grafite, guache e scratchboard)
    • SALLES, Pedro Paulo ; SALLES, R. S. M. . Teatro na Escola - peças para crianças de 12 e 13 anos. São Paulo SP : Editora Peirópolis e Instituto Artesocial , 2007 (LIVRO - Preparação de originais)
    • SALLES, Pedro Paulo ; SALLES, R. S. M. . Teatro na Escola - peças para crianças de 11 anos. São Paulo SP : Editora Peirópolis e Instituto Artesocial , 2007 (LIVRO - Preparação de originais)
    • SALLES, Pedro Paulo ; SALLES, R. S. M. . Teatro na Escola - peças para crianças de 10 anos. São Paulo SP : Editora Peirópolis e Instituto Artesocial , 2007 (LIVRO - Preparação de originais)
    • SALLES, Pedro Paulo ; SALLES, R. S. M. . Teatro na Escola - peças para crianças de 9 anos. São Paulo SP : Editora Peirópolis e Instituto Artesociala , 2007 (LIVRO - Preparação de originais)
    • SALLES, R. S. M. ; SALLES, Pedro Paulo . Teatro na Escola - peças para crianças de 7-8 anos. São Paulo SP : Editora Peirópolis e Instituto Artesocial , 2007 (LIVRO - Preparação de originais)
    • SALLES, Pedro Paulo ; SALLES, R. S. M. . Teatro na Escola - peças para crianças de 12 e 13 anos. São Paulo SP : Editora Peirópolis e Instituto Artesocial , 2007 (Prefácio, Pósfacio/Introducao)
    • SALLES, Pedro Paulo ; SALLES, R. S. M. . Teatro na Escola - peças para crianças de 11 anos. São Paulo SP : Editora Peirópolis e Instituto Artesocial , 2007 (Prefácio, Pósfacio/Introducao)
    • SALLES, Pedro Paulo ; SALLES, R. S. M. . Teatro na Escola - peças para crianças de 10 anos. São Paulo SP : Editora Peirópolis e Instituto Artesocial , 2007 (Prefácio, Pósfacio/Introducao)
    • SALLES, Pedro Paulo . Teatro na Escola - peças para crianças de 9 anos. São Paulo SP : Editora Peirópolis e Instituto Artesocial , 2007 (Prefácio, Pósfacio/Introducao)
    • SALLES, R. S. M. ; SALLES, Pedro Paulo . Teatro na Escola - peças para crianças de 7-8 anos. São Paulo SP : Editora Peirópolis e Instituto Artesocial , 2007 (Prefácio, Pósfacio/Introducao)
    • SALLES, Ruth ; SALLES, Pedro Paulo . Vamos, Maninha, Vamos - PREPARAÇÃO DE ORIGINAIS. São Paulo : Editora João de barro , 2008 (LIVRO - Preparação de originais e restauração fotográfica)
    • SALLES, Pedro Paulo ; Salles, Elisabeth B. C. . Suite Sinfônica Nave Schenberg. São Paulo : , 2006 (Partitura Musical)
    • SALLES, Pedro Paulo . Parecer de Acessoria FAPESP. 2016 (Consultoria)
    • SALLES, Pedro P. . Coordenador do Curso de Licenciatura em Música. 2018 (Outra)
    • SALLES, Pedro Paulo . Presidente da Comissão da Prova de Habilidades Específicas em Música/USP ? FUVEST. 2017 (Outra)
    • SALLES, Pedro Paulo . Presidente da Comissão da Prova de Habilidades Específicas em Música/USP ? FUVEST. 2016 (Outra)
    • SALLES, Pedro Paulo . Presidente da Comissão da Prova de Habilidades Específicas em Música/USP ? FUVEST. 2015 (Outra)
    • SALLES, Pedro Paulo . Coordenador de Estágios no Depto. de Música - ECA/USP. 2015 (Outra)
    • SALLES, Pedro Paulo . Coordenador de Estágios no Depto. de Música - ECA/USP. 2016 (Outra)
    • SALLES, Pedro Paulo . Coordenador de Estágios no Depto. de Música - ECA/USP. 2017 (Outra)
    • SALLES, Pedro Paulo . Parecer de Acessoria FAPESP. 2015 (Assessoria)
    • SALLES, Pedro Paulo . Parecer de Acessoria FAPESP. 2014 (Assessoria)
    • SALLES, Pedro Paulo . Presidente da Comissão da Prova de Habilidades Específicas em Música/USP ? FUVEST. 2014 (Outra)
    • SALLES, Pedro Paulo . Presidente da Comissão da Prova de Habilidades Específicas em Música/USP ? FUVEST. 2013 (Outra)
    • SALLES, Pedro Paulo . Coordenador de Estágios no Depto. de Música - ECA/USP. 2013 (Outra)
    • SALLES, Pedro Paulo . Coordenador de Estágios no Depto. de Música - ECA/USP. 2014 (Outra)
    • SALLES, Pedro Paulo . Presidente da Comissão da Prova de Habilidades Específicas em Música/USP - FUVEST. 2012 (Outra)
    • SALLES, Pedro Paulo . Parecer de Assessoria FAPESP. 2013 (Assessoria)
    • SALLES, Pedro Paulo . Pareceres de Assessoria - FAPESP. 2011 (Assessoria)
    • SALLES, Pedro Paulo . Pareceres de Assessoria - FAPESP. 2010 (Assessoria)
    • SALLES, Pedro Paulo . Relatório Técnico-científico - Editora da UNESP. 2008 (Relatorio_tecnico)
    • SALLES, Pedro Paulo . Parecer para relatório de ingresso em RDIDP. 2008 (Parecer)
    • SALLES, Pedro Paulo . LAUDO PERICIAL em Processo de Plágio Musical. 2003 (Parecer)
    • SALLES, Pedro Paulo . LAUDO PERICIAL em Processo de Plágio Musical. 2008 (Outra)
    • SALLES, Pedro Paulo . Parecer de Assessoria - FAPESP. 2009 (Assessoria)
    • SALLES, Pedro Paulo . Parecer de Assessoria - FAPESP. 2008 (Assessoria)
    • SALLES, Pedro Paulo . Parecer de Assessoria - FAPESP. 2007 (Assessoria)
    • SALLES, Pedro Paulo . Parecer de Assessoria - FAPESP. 2006 (Assessoria)
    • SALLES, Pedro Paulo . Parecer de Assessoria - FAPESP. 2005 (Assessoria)
    • SALLES, Pedro Paulo ; Moura, Manuel Oriosvaldo de . Parecer circunstanciado sobre Relatório de Ingresso no Regime de RDIDP para a FEUSP. 2007 (Parecer)
    • SALLES, Pedro Paulo . Instrumentos Musicais Indígenas da Coleção Museu Paulista do MAE/USP. 2004 (Relatorio_tecnico)
    • SALLES, Pedro Paulo . Programa de FormaçÃo de Professores da USP. 2004 (Elaboracao_de_projeto)
    • SALLES, Pedro Paulo . Orientações em Educação Musical. 1996 (Parecer)
    • SALLES, Pedro Paulo . Parecer FAPESP na área da pesquisa em educação musical. 2002 (Parecer)
    • SALLES, Pedro Paulo . Parecer FAPESP na área da pesquisa em educação musical. 2001 (Parecer)
    • SALLES, Pedro Paulo . Parecer FAPESP na área da pesquisa em educação musical. 2000 (Parecer)
    • SALLES, Pedro Paulo . Currículo de Música na escola Caravelas. 2000 (Assessoria)
    • SALLES, Pedro Paulo . Assessoria em Musicoterapia aos Coordenadores do Lugar de Vida. 1993 (Assessoria)
    • SALLES, Pedro Paulo . A Criança e o Adolescente na Fonoteca Pública "Sátyro de Mello ". 1990 (Consultoria)
    • SALLES, Pedro Paulo . O Desenvolvimento Músical da Criança - Consultoria Técnica. 1988 (Consultoria)
    • SALLES, Pedro Paulo . A Música na Pré-escola. 1985 (Assessoria)
    • SALLES, Pedro Paulo . A Música nas primeiras séries. 1985 (Assessoria)
    • SALLES, Pedro Paulo . Assessoria em Educação Musical. 1981 (Assessoria)
    • SALLES, Pedro Paulo . Ação ordinária de indenização por danos morais e patrimoniais de uso indevido de música alheia - Denis Lobo e outros vs. Warner Music do Brasil. 2003 (Relatorio_tecnico)
    • SALLES, Pedro Paulo . De SALOMÃO IV a MALBA TAHAN: as divertidas aventuras de um pseudônimo. 2021 (Conferência)
    • SALLES, Pedro Paulo . Povos Indígenas no Brasil: cosmologia, música e natureza. 2021 (Conferência)
    • SALLES, Pedro Paulo ; IAZZETTA, Fernando H. O. . O Mundo Sonoro dos Paresi Haliti (MT) - II. 2020 (Conferência)
    • SALLES, PEDRO PAULO . O Mundo Sonoro dos Paresi Haliti (MT) - I. 2020 (Conferência)
    • SALLES, Pedro Paulo . Traduzindo 'Nozani-ná' em contexto indígena, linguístico e poético. 2017 (Conferência)
    • SALLES, Pedro Paulo . Assobio, Engano e Feitiçaria no ser Txíhali, a flauta nasal dos Paresi Haliti. 2018 (Comunicacao)
    • SALLES, Pedro Paulo ; MIRANDA, Marlui . Canção Tropicalista: música popular de invenção. 2016 (Conferência)
    • SALLES, Pedro Paulo . Malba Tahan: educador, escritor e matemático. 2016 (Conferência)
    • SALLES, Pedro Paulo . Malba Tahan: muito além do pseudônimo. 2015 (Comunicacao)
    • SALLES, Pedro Paulo . Ădjūrōná: percursos simbólicos da trompa Karajá. 2010 (Simposio)
    • SALLES, Pedro Paulo ; SALLES, P. Tarso . Nozani Na e Villa-Lobos: etnografia e educação musical. 2009 (Simposio)
    • SALLES, Pedro Paulo ; FONTERRADA, Marisa T. . A Ressignificação da Música. 2013 (Conferência)
    • SALLES, Pedro Paulo . Música: som, silêncio e sentido. 2014 (Conferência)
    • SALLES, Pedro Paulo . O caso de João Gaiola, o mercador de silêncios. 2014 (Conferência)
    • SALLES, Pedro Paulo . A Canção como brinquedo: um estudo de caso. 2011 (Comunicacao)
    • SALLES, Pedro Paulo . Formação e Práticas na Educação Básica. 2003 (Outra)
    • SALLES, Pedro Paulo . Malba Tahan: uma vida pela humanização e popularização da ciência. 2002 (Conferência)
    • SALLES, Pedro Paulo . A Partitura: os sentidos da visibilidade do som. 2002 (Conferência)
    • SALLES, Pedro Paulo . Os Sentidos da Audição Sonora e da Composição Musical. 2002 (Conferência)
    • SALLES, Pedro Paulo . La importancia de la Criación Musical en la apredizaje musical del niño. 2001 (Conferência)
    • SALLES, Pedro Paulo . Ciência e arte do barulho / Cosmogonias da Música. 2001 (Outra)
    • SALLES, Pedro Paulo . Música: formação e profissão. 2000 (Conferência)
    • SALLES, Pedro Paulo . Tribo Musical. 1999 (Outra)
    • SALLES, Pedro Paulo . A música na formação da criança. 1997 (Conferência)
    • SALLES, Pedro Paulo . O Centenário de Malba Tahan. 1995 (Conferência)
    • SALLES, Pedro Paulo . A Notação Musical e a Criança: em busca de novas perspectivas metodológicas. 1994 (Comunicacao)
    • SALLES, Pedro Paulo . Reflexões sobre Educação Musical. 1993 (Conferência)
    • SALLES, Pedro Paulo . A Educação Musical na Sala de Aula. 1993 (Comunicacao)
    • SALLES, Pedro Paulo . Métodos de Iniciação Musical. 1993 (Comunicacao)
    • SALLES, Pedro Paulo . Educação Musical: é importante para o Brasil?. 1993 (Comunicacao)
    • SALLES, Pedro Paulo . Aprendizagem Musical. 1992 (Conferência)
    • SALLES, Pedro Paulo . Música & Ecologia: suas relações. 1990 (Conferência)
    • SALLES, Pedro Paulo . Música: o som e o silêncio. 1990 (Comunicacao)
    • SALLES, Pedro Paulo . Uma Nova visão da Estética Musical. 1989 (Outra)
    • SALLES, Pedro Paulo . A Experiência da Educação Musical no Brasil: A Experiência da Educação Musical no Brasil:diferentes abordagens. 1989 (Comunicacao)
    • SALLES, Pedro Paulo . A Música da Criança. 1987 (Comunicacao)
    • SALLES, Pedro Paulo . Chega de ar sombrio, viva o assobio!. 1988 (Conferência)
    • SALLES, Pedro Paulo . A Criança Compositora. 1987 (Outra)
    • SALLES, Pedro Paulo . Reinvenção da Música. 1986 (Comunicacao)
    • SALLES, Pedro Paulo . A Reinvenção da Música pela Criança. 1986 (Outra)
    • SALLES, Pedro Paulo . La Música Visible. 1986 (Conferência)
    • SALLES, Pedro Paulo . O Ensino da Música & Arte Contemporânea. 1985 (Conferência)
    • SALLES, Pedro Paulo . Possibilidades da Educação Musical. 1985 (Conferência)
    • SALLES, Pedro Paulo . Práticas Educativas da Música. 1983 (Comunicacao)
    • SALLES, Pedro Paulo . Música da criança vs. Música Infantil. 1982 (Outra)
    • SALLES, Pedro Paulo . Música . é o que a gente faz Painel sobre processo de composição com crianças. 1980 (Outra)
    • SALLES, Pedro Paulo . Formação e Práticas na Educação Básica. 2003 (Seminário)
    • SALLES, Pedro Paulo . Malba Tahan: uma vida pela humanização e popularização da matemática. 2002 (Conferência)
    • SALLES, Pedro Paulo . Malba Tahan: uma vida pela humanização e popularização da ciência. 2002 (Conferência)
    • SALLES, Pedro Paulo . Juventude tem Concerto. 2002 (Conferência)
    • SALLES, Pedro Paulo . A Partitura: os sentidos da visibilidade do som. 2002 (Conferência)
    • SALLES, Pedro Paulo . Os Sentidos da Audição Sonora e da Composição Musical. 2002 (Comunicacao)
    • SALLES, Pedro Paulo . La importancia de la Criación Musical en la apredizaje musical del ni o. 2001 (Conferência)
    • SALLES, Pedro Paulo . Ciência e arte do barulho / Cosmogonias da Música. 2001 (Comunicacao)
    • SALLES, Pedro Paulo . Música: formação e profissão. 2000 (Conferência)
    • SALLES, Pedro Paulo . A História do Ensino da Arte/depoimentos e Entrevistas. 2009 Instituto Tomie Othake
    • SALLES, Pedro Paulo . II Mostra de Música do LEM. 1999 (LEM - Laboratório de Educação Musical)
    • SALLES, Pedro Paulo . Tarde de Música no CMU. 2001 (Orquestra de Câmara do Depto. de Música da ECA/USP e Escola Viva)
    • SALLES, Pedro Paulo . Noite de Música no CMU. 2001 (LEM - Laboratório de Educação Musical)
    • SALLES, Pedro Paulo . Seminário Teatro como Instrumento Pedagógico. 2003 (Instituto ArteSocial - Projeto Dom da Palavra)
    • SALLES, Pedro Paulo . O Carnaval dos Animais, de Saint-Saëns. 2001 (LEM - Laboratório de Educação Musical)
    • SALLES, Pedro Paulo . Apresentação dos Alunos de Técnica Vocal do LEM. 2002 (LEM - Laboratório de Educação Musical)
    • SALLES, Pedro Paulo . Apresentação da Turma de Técnica Vocal do LEM. 2002 (LEM - Laboratório de Educação Musical)
    • SALLES, Pedro Paulo . Bastien und Bastienne de Mozart. 2002 (Depto. de Música da USP de Ribeirão Preto)
    • SALLES, Pedro Paulo . I Encontro sobre o Ensino da Música no Estado de São Paulo. 1990 (Oficinas Culturais Oswald de Andrade / AESP)
    • SALLES, Pedro Paulo . Concertos, Recitais e Workshops. 1995 (Comissão de Eventos do Depto. de Música)
    • SALLES, Pedro Paulo . Depto. de Música I Ciclo de Conferências 100 anos de Malba Tahan. 1995 ()
    • SALLES, Pedro Paulo . II Mostra de Música do LEM. 1999 (LEM - Laboratório de Educação Musical)
    • SALLES, Pedro Paulo . Tarde de Música no CMU. 2001 (Orquestra de Câmara do Depto. de Música da ECA/USP e Escola Viva)
    • SALLES, Pedro Paulo . Noite de Música no CMU. 2001 (LEM - Laboratório de Educação Musical)
    • SALLES, Pedro Paulo . Seminário Teatro como Instrumento Pedagógico. 2003 (Instituto ArteSocial - Projeto Dom da Palavra)
    • SALLES, Pedro Paulo . O Carnaval dos Animais, de Saint-Saëns. 2001 (LEM - Laboratório de Educação Musical)
    • SALLES, Pedro Paulo . Apresentação dos Alunos de Técnica Vocal do LEM. 2002 (LEM - Laboratório de Educação Musical)
    • SALLES, Pedro Paulo . Bastien und Bastienne de Mozart. 2002 (LEM - Laboratório de Educação Musical)
    • SALLES, Pedro Paulo . Exposição Malba Tahan 100 anos. 1995 (Casa da Leitura/PROLER/Fundação Biblioteca Nacional)
    • SALLES, Pedro Paulo . ?Brincadeiras da Terra - Mega evento sobre jogos e brincadeiras da tradição brasileira. 2000 (SESC Pompéia)
    • SALLES, Pedro Paulo ; Maria Teresa Alencar de brito . Territórios Sonoros - oficina SONORIDADES INDÍGENAS-I. 2008 (Departamento de Música e Pós-Graduação em Musicologia - ECA/USP)
    • SALLES, Pedro Paulo . Presidente da Comissão da Prova de Habilidades Específicas em Música/FUVEST. 2012 (FUVEST)
    • SALLES, Pedro Paulo ; PINTO, Tiago de O. . Conversa sobre Etnomusicologia e Estudos Transculturais em Música. 2014 (Departamento de Música - ECA/USP / Universidade Franz Liszt de Weimar)
    • SALLES, Pedro Paulo . Labirinto Sonoro para Crianças: das folhas secas às máquinas. 2014 (Departamento de Música da ECA/USP e EMEF Brasil Japão)
    • SALLES, Pedro Paulo ; SANTOS, Eduardo Natalino dos . Estudos Andinos no Brasil: SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR. 2014 (CEMA - FFLCH História e CEstA Centro de Estudos Ameríndios)
    • SALLES, Pedro Paulo ; SANTOS, Eduardo Natalino dos ; BERTAZONI, Cristiana ; FRANÇA, Leila M. . Seminário Permanente de História e Arqueologia da Mesoamérica e Andes. 2015 (CEMA - FFLCH História)
    • SALLES, Pedro Paulo ; FRAGOSO, Daisy A. . Encontro entre crianças Guarani Mbya da aldeia Tenondé Porã e alunos da Graduação. 2014 (LEM - Laboratório de Educação Musical da USP)
    • SALLES, Pedro Paulo ; SANTOS, Eduardo Natalino dos ; BERTAZONI, Cristiana ; FRANÇA, Leila M. . Cosmohistória: um novo relacionamento entre as histórias e os mitos, ministrada por Federico Navarrete Linares, da Universidade Autônoma do México (PALESTRA). 2015 (CEMA - Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos (FFLCH - História))
    • SALLES, Pedro Paulo ; MATHEUS, Aline dos Reis ; JAHN, Ana P. ; CANDIDO, Cláudia C. ; CERRI, Cristina ; CÉRGOLI, Daniel ; SANTOS, Marcos A. dos ; FERRAZ, Raul A. ; CHAPARIN, Rogério O. . VIRADA MALBA TAHAN - evento de divulgação científica, em parceria com a Escola de Aplicação, tendo como mote a obra do divulgador matemático MALBA TAHAN. 2015 (CAEM - IME/USP)
    • SALLES, Pedro Paulo ; SANTOS, Eduardo Natalino dos ; FRANÇA, Leila M. ; BERTAZONI, Cristiana . VIII Clóquio História e Arqueologia da América Indígena. 2016 (CEMA - Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos (Depto. de História - FFLCH))
    • SALLES, Pedro Paulo ; SANTOS, Eduardo Natalino dos . Códices Mexicanos: imagens, escritura e debate. 2017 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH USP / Embaixado do México no Brasil / CEMA - Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos)
    • SALLES, P. Tarso ; PIEDADE, Acácio ; MOREIRA, Gabriel F. ; ALBUQUERQUE, Joel. ; TYGEL, Julia ; COSTA, Juliana R. da ; CAMARGO, Luciano ; DUDEQUE, Norton ; SALLES, Pedro Paulo ; FELICÍSSIMO, Rodrigo ; NERY FILHO, Walter . III SIMPÓSIO VILLA-LOBOS. 2017 (Departamento de Música da ECA-USP)
    • SALLES, Pedro Paulo ; PIEDADE, Acácio ; WAIZBORT, Leopoldo ; PLESCH, M. ; SALLES, P. Tarso ; MOREIRA, Gabriel F. ; ARCANJO JUNIOR, Loque . IV SIMPÓSIO VILLA-LOBOS. 2018 (ECA USP)
    • SALLES, Pedro Paulo ; SANTOS, Eduardo Natalino dos . IX Colóquio História, Arqueologia e Antropologia da América Indígena. 2022 (FFLCH - USP (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas))
    • SALLES, Pedro Paulo . Espaço Malba Tahan - exposição fotográfica e bibliográfica sobre a vida e a obra de Malba Tahan, grande educador, escritor e matemático.. 2004 (SESC de São Paulo)
    • SALLES, Pedro Paulo . Iniciação Musical para crianças. 1978 (Prefeitura Municipal de Prados)
    • SALLES, Pedro Paulo . Percepção Musical: curso para músicos de banda. 1978 (Prefeitura Municipal de Prados)
    • SALLES, Pedro Paulo . Curso para Formação de Professores de Música. 1981 (Escola de l Grau Novo Horizonte)
    • SALLES, Pedro Paulo . Musicalização Infantil. 1982 (Travessia -Oficina de Música)
    • SALLES, Pedro Paulo . Curso de Reciclagem para professores de Pré-Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. 1983 (CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas))
    • SALLES, Pedro Paulo . Educação Musical. 1983 (FEUSP - Faculdade de Educação da USP)
    • SALLES, Pedro Paulo . Oficina de Música para Professores. 1983 (Secretaria de Educação - APETESP (Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo))
    • SALLES, Pedro Paulo . Oficina de Educação Musical para Professores. 1983 (Prefeitura Municipal de Campos do Jordão)
    • SALLES, Pedro Paulo . O Som está Pintando: oficina para crianças carentes. 1983 (Prefeitura Municipal de Campos do Jordão)
    • SALLES, Pedro Paulo . Oficina de Música. 1983 (FEUSP - Faculdade de Educação da USP)
    • SALLES, Pedro Paulo . PINOCCHIO: uma oficina musical para crianças de verdade. 1983 (SESC - Serviço Social do Comércio)
    • SALLES, Pedro Paulo . Educação Musical na Pré-Escola. 1984 (SESI - Serviço Social de Indústria)
    • SALLES, Pedro Paulo . Oficina de Criação Musical. 2005 (Centro Acadêmico Armando Salles Oliveira - CAASO - USP/São Carlos)
    • SALLES, Pedro Paulo . Oficina de Música e Composição. 2005 (CAASO - Centro Acadêmico Armando Salles Oliveira)
    • SALLES, Pedro Paulo . Gênese da Notação Musical na Criança. 2005 (Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes - Secretaria Municipal da Educação)
    • SALLES, Pedro Paulo . O Papel da composição e da Notação na Educação Musical. 2005 (Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes - Secretaria Municipal da Educação)
    • SALLES, Pedro Paulo . Canção e arranjo instrumental no ensino de música. 2006 (Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes - Secretaria Municipal da Educação)
    • SALLES, Pedro Paulo . Os aquários cantantes de Pitágoras. 2006 (Projeto Estação USP da coordenadoria de marketing da USP)
    • SALLES, Pedro Paulo . As Trombetas Pitagóricas. 2006 (Projeto Estação USP - da Coordenadoria de Marketing da USP)
    • SALLES, Pedro Paulo . Workshop "O Cordel e sua arte". 2006 (Projeto da estação USP - da Coordenadoria de Marketing da USP)
    • SALLES, Pedro Paulo . Curso para Monitores de Educação Artística e Diretores da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. 1984 (CENP - Coordenadoria Estadual de Normas Pedagógicas)
    • SALLES, Pedro Paulo . Jogos Musicais. 1999 (Sesc Pompéia)
    • SALLES, Pedro Paulo . A Notação Musical e o Imaginário Infantil. 1999 (Sesc Vila Mariana)
    • SALLES, Pedro Paulo . Educação e Criação Musical. 2006 (CEMFORPE - Centro Municipal de Formação Pedagógica)
    • SALLES, Pedro Paulo . Assobiar também é Brincar: oficina de assobios. 2000 (SESC Pompéia)
    • SALLES, Pedro Paulo . Brincando com Sons. 2001 (Depto. de Música da ECA/USP)
    • SALLES, Pedro Paulo . Prática de sala de aula II - instrumentos (Composição Coletiva e Apreciação Musical). 2001 (Coordenadoria de Programas Educacionais da OSESP - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo)
    • SALLES, Pedro Paulo . Especialização em Linguagens das Artes - Centro Maria Antonia. 2007 (Centro Maria Antonia - Educativo (USP))
    • SALLES, Pedro Paulo . Especialização em Linguagens das Artes - Centro Maria Antonia. 2008 (Centro Maria Antonia - Educativo (USP))
    • SALLES, Pedro Paulo . Criação de Canções com Crianças - UEL / Londrina. 2008 (UEL - Festival de Música de Londrina)
    • SALLES, Pedro Paulo . Música & Pintura: interções em Arte Educação - CEUMA. 2007 (Centro Maria Antonia - Educativo (USP))
    • SALLES, Pedro Paulo . Criação de Canções com Crianças - Escola da Família/UNESCO. 2007 (Programa escola da Família (Secretaria do Estado de Educação))
    • SALLES, Pedro Paulo . La arte de componer músicas con ni os. 2001 (M.I.T. Media Lab)
    • SALLES, Pedro Paulo ; Maria Teresa Alencar de brito . Sonoridades Indígenas - TERRITÓRIOS SONOROS. 2008 (Laboratório de Educação Musical e Pós Graduação em Musicologia)
    • SALLES, Pedro Paulo ; Rosa Iavelberg . Especialização em Linguagens das Artes - Centro Maria Antonia. 2009 (Centro Universitário Maria Antonia)
    • SALLES, Pedro Paulo . Cuentos sonoros y musicales. 2001 (M.I.T. Media Lab)
    • SALLES, Pedro Paulo . Música e Interdisciplinaridade com outras Artes. 2002 (Coordenadoria de Programas Educacionais da OSESP)
    • SALLES, Pedro Paulo . Planejamento de Ensino e Avaliação no Ensino de Música. 2002 (Coordenadoria de Programas Educacionais da OSESP)
    • SALLES, Pedro Paulo . Especialização em Linguagens das Artes - Centro Maria Antonia. 2006 (Centro Universitário Maria Antonia - USP)
    • SALLES, Pedro Paulo . Especialização em Linguagens das Artes - Centro Maria Antonia. 2010 (Centro Universitário Maria Antonia - USP)
    • SALLES, Pedro Paulo . ?Canção Tropicalista: música de invenção?. 2007 (SESI - Serviço Social da Indústria)
    • SALLES, Pedro Paulo ; Maria Teresa Alencar de brito . Tendências e Perspectivas para a Formação e a Atuação Profissional em Educação Musical. 2007 (Departamento de Música - ECA/USP)
    • SALLES, Pedro Paulo . A Estrutura Curricular dos Cursos de Licenciatura em Música - UNICAMP. 2008 (Instituto de Artes - UNICAMP)
    • SALLES, Pedro Paulo ; Salles, Elisabeth B. C. . A Ressignificação da Música - Projeto Escola da Família. 2008 (Fundação para o Desenvolvimento da Educação e UNESCO)
    • SALLES, Pedro Paulo . Nozani Na e Villa-Lobos: etnografia e educação musical - SIMPÓSIO INTERNACIONAL VILLA-LOBOS. 2009 (Departamento de Música - ECA/USP)
    • SALLES, Pedro Paulo . O papel da música no teatro pedagógico. 2003 (Instituto ArteSocial - Projeto Dom da Palavra)
    • SALLES, Pedro Paulo ; Maria Teresa Alencar de brito . Ressignificação da Música - I Encontro Música, Educação e Educação Musical: que jogo é esse?. 2009 (Departamento de Música - ECA/USP)
    • SALLES, Pedro Paulo ; Rosa Iavelberg . Seminário Ações Singulares II - ?A História do Ensino da Arte/depoimentos e entrevistas?. 2009 (Fundação Tomie Othake)
    • SALLES, Pedro Paulo . Didática da Musicalização - 20º Festival Internacional de Musica colonial Brasileira e Música Antiga. 2009 (Centro Cultural Pró-Música ? Juiz de Fora/MG)
    • SALLES, Pedro Paulo . Música y Artes Plásticas: interaciones en Arte-Educación - XIII Seminário Latinoamericano de Educación Musical. 2007 (Universidad Católica Del Peru ? Lima/Peru)
    • SALLES, Pedro Paulo . A Canção da Criança - Universidade Estadual de Londrina. 2007 (UEL - Festival de Música de Londrina)
    • SALLES, Pedro Paulo . Composição de Canção na Educação Musical - Professores de Mairiporã. 2007 (SME de Mairiporã)
    • SALLES, Pedro Paulo . Oficina de Música Indígena para Crianças. 2003 (Escola de Educação Infantil "Início")
    • SALLES, Pedro Paulo . SONORIDADES INDÍGENAS I - curso teórico e prático sobre música indígena, tendo como ponto de partida a mítica e a ritualística musicais dos povos Kayapó, Xavante e xinguanos.auê.. 2008 (FLADEM e Departamento de Música da ECA-USP)
    • SALLES, Pedro Paulo . SONORIDADES INDÍGENAS II - USP/CMU - Oficina sobre música indígena, tendo como ponto de partida a mítica e a ritualística musicais dos povos Karajá e Enauenê-Nauê.. 2011 (FLADEM e Departamento de Música da ECA-USP)
    • SALLES, Pedro Paulo . Oficina - Sonoridades Indígenas de Brasíl: contextos simbólicos y conexiones con la Educación Musical - CONGRESSO FLADEM GUATEMALA. 2011 (Congresso FLADEM - Guatemala (Fóro Latinoamericano de Educación Musical))
    • SALLES, Pedro Paulo ; HIKIJI, R. S. G. . Professor convidado na Pós-Graduação da FFLCH-USP: - FLA0384 - Música e Antropologia. 2012 (FFLCH - Departamento de Antropologia/USP)
    • SALLES, Pedro Paulo . Especialização em Linguagens das Artes - Centro Maria Antonia. 2011 (Centro Universitário Maria Antonia/USP - Setor Educativo)
    • SALLES, Pedro Paulo . Docente no Curso de Especialização 'Arte Educação' - Faculdade de Educação/FEUSP. 2012 (Faculdade de Educação-FEUSP)
    • SALLES, Pedro Paulo . Docente do Módulo- 'Música e sentido: as bases vivas da educação musical' do Curso de Especialização 'Arte Educação'. 2013 (Faculdade de Educação-FEUSP)
    • SALLES, Pedro Paulo . Coordenação do Curso de Especialização - 'Arte na Educação: Teoria e Prática'. 2013 (Departamento de Música - ECA/USP)
    • SALLES, Pedro Paulo . Coordenação do Curso de Especialização - 'Arte na Educação: Teoria e Prática'. 2014 (Departamento de Música da ECA/USP)
    • SALLES, Pedro Paulo . Aula-espetáculo 'O caso de João Gaiola, o mercador de silêncios. '. 2014 (Departamento de Música da ECA/USP)
    • SALLES, Pedro Paulo ; TOKESHI, Eliane . Seminários de Execução Musical: instrumentos indígenas do Brasil. 2015 (CMU - Departamento de Música da USP)
    • SALLES, Pedro Paulo ; SANTOS, Marcos A. dos . O jogo de cartas 'Copacabana', criado por Malba Tahan.. 2016 (CAEM - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática)
    • SALLES, Pedro Paulo . Os quipus andinos: contas e contos em cordéis nodados. 2016 (CAEM - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática)
    • SALLES, Pedro Paulo . Educação para a Música (na exposição 'Guilherme Vaz | uma fração do infinito'). 2017 (SESC Pompeia)
    • SALLES, Pedro Paulo . Oficina de música : Instrumentos musicais indígenas (na exposição 'Guilherme Vaz | uma fração do infinito'). 2017 (SESC Pompeia)
    • SALLES, Pedro Paulo ; VALENTIM, Luísa ; GIBRAM, Paola ; SZTUTMAN, Renato . Quem tem medo da jaguatirica? Elementos para a escuta, descrição e análise de músicas indígenas. 2017 (Departamento de Antropologia (FFLCH) e Departamento de Música (ECA))
    • SALLES, Pedro Paulo ; SANTOS, Eduardo Natalino dos ; CARBONE, Carla de J. ; BOSWORTH III, Charles S. ; MARTINS, Eduardo H. G. ; BOMBARDI, Fernanda A. ; VIEIRA, Maria L. . Introdução à História Indígena: Andes Centrais, Mesoamérica e Terras Baixas da América do Sul.. 2018 (CEMA - Centro de Estudos Mesoamreicanos e Andinos (História - FFLCH USP))
    • SALLES, Pedro Paulo . La Música en la escena: el Teatro como medio de educación musical. 2005 (Forum Latino-Americano de Educação Musical)
    • SALLES, Pedro Paulo . 1º Relatório da Pesquisa: PERCURSOS SIMBÓLICOS DA TROMPA KARAJÁ: RESGATE ETNOGRÁFICO DE UM INSTRUMENTO EM EXTINÇÃO - relativo à BOLSA FUNARTE DE PRODUÇÃO CRÍTICA EM CULTURAS POPULARES E TRADICIONAIS. 2011
  • Desenvolvimento de material didático ou instrucional: 1
    • SALLES, Pedro Paulo . ASSOBIO 49 - um programa de música para crianças e outras criaturas curiosas. 2009 (Educação musical e sonora)
    • Nome do projeto: NOZANI-NÁ e as flautas secretas dos homens-da-água: cosmologia e tradução de um canto paresi (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SALLES, Pedro Paulo .
      Descrição: O objetivo primeiro desse projeto é realizar a etnografia e a tradução do canto indígena do povo Paresi-Haliti conhecido como Nozani Na. Este canto foi coletado em gravação por Edgard Roquette-Pinto (junto à Comissão Rondon) em 22 de outubro de 1912 no aldeamento de Utiariti, localizado na região oeste do Mato Grosso, às margens do rio Papagaio (Roquette-Pinto, 1917; MN, s/d, 14.597). Os cilindros de cera de carnaúba com as gravações foram entregues ao músico Astolpho Tavares, que as verteu em partituras, que foram, por sua vez, publicadas no livro Rondonia, anthropologia ? ethnographia em 1917 (ROQUETTE-PINTO). Considerando que esta música ganhou notoriedade a partir do uso que o compositor Villa-Lobos (entre outros) lhe deu, inclusive tendo-lhe integrado ao repertório do sistema nacional de ensino conhecido como Canto Orfeônico (1932-1946), o projeto procurará elucidar o contexto nativo deste canto, sua inserção na cosmologia paresi-haliti, analisando também o percurso de suas agências nos diferentes âmbitos pelos quais ela circulou. Por tudo isso, a pesquisa requer estudos historiográficos, musicológicos e, ainda, incursões de cunho etnográfico em campo, para viabilizar a análise antropológica.
    • Nome do projeto: Coordenador do Curso de Especialização "ARTE NA EDUCAÇÃO: teoria e prática" (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SALLES, Pedro Paulo , IAVELBERG, Rosa .
      Descrição: Curso de especialização voltado a professores de Arte da rede pública e particular de ensino
    • Nome do projeto: ASSOBIO 49 - um programa de rádio educativo voltado a uma escuta diferenciada do fenômeno sonoro e musical, considerando aspectos da visão de música da criança. (2009 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SALLES, Pedro Paulo .
      Descrição: Assobio49 ? uma engenhoca musical? foi criado em outubro de 2009 para a Rádio USP-FM como projeto de pesquisa, com o intuito de oferecer ao público infanto-juvenil provocações sonoras inteligentes e criativas e como uma discussão sobre o veículo radiofônico e suas possibilidades inexploradas quanto ao público desta faixa etária e as variadas formas de escuta. Vai ao ar aos domingos de manhã e, em pequenos drops ou boletins, em horários alternativos. Voltado à escuta, a reflexão e a educação musicais de crianças e adolescentes, e para o deleite de outras pessoas curiosas, o programa traz abordagens criativas sobre os sons e as músicas, buscando o desenvolvimento da escuta dos sons, sua compreensão como fenômeno acústico, cultural e artístico. Essa escuta diferenciada do fenômeno sonoro se dá por meio de um diálogo ágil e mergulhado na linguagem da criança ? entendida como ser inteligente e criativo ? entre os dois apresentadores, um adulto e uma criança, e através de pesquisas e análises sonoras, funcionando como uma oficina virtual de música. O programa tem entrevistas de rua com crianças e adultos, convidados especiais, produções sonoras, propõe cruzamentos entre sons estranhos e músicas, analisa trilhas sonoras e vinhetas, produz composições especialmente para o programa, ensaia e grava um coral de assobios e outros grupos convidados, instaura situações de improvisação ao vivo, provocando dessa maneira a curiosidade e a criatividade da escuta. Seu mote é o assobio, seus significados em diferentes contextos e suas variadas formas de produção e utilização. O programa é apresentado por mim e por Julia Stange, uma menina de 11 anos de idade, com o intuito de estabelecer uma identidade com o público e, mais do que isso, um diálogo entre o pensamento do adulto e o da criança. A produção é feita por mim, com colaboração dos alunos de Graduação matriculados na disciplina de graduação ?Análise e Produção de Material Didático?. Para a produção do programa, contamos
    • Nome do projeto: LEM - Laboratório de Educação Musical do Departamento de Música da ECA/USP (1998 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SALLES, Pedro Paulo , BRITO, M. T. Alencar de. .
      Descrição: Objetivos: a) propiciar vivências e reflexões sobre o ensino de música aos alunos de Licenciatura e a outros estudantes interessados; b) oferecer cursos de iniciação e formação musical à comunidade de crianças e adolescentes; c) desenvolver discussões e pesquisas em educação musical; d) oferecer cursos de atualização para professores da rede pública de ensino que desejam trabalhar música com seus alunos.
    • Nome do projeto: Biblioteca Experimental no Circo-Escola São Remo (2017 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SALLES, Pedro Paulo , MACHADO, Adriana M. , ROCHA, Beatriz .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo construir um espaço qualificado de formação de crianças, jovens e adultos em colaboração com o Circo-Escola São Remo, instituição sem fins lucrativos estabelecida na comunidade São Remo desde 1988, ligada ao Serviço de Assistência Social ? SAS, da Prefeitura de São Paulo e à ONG Social Bom Jesus. Neste equipamento já são desenvolvidas atividades educacionais em diversas linguagens, tais como: circo, música, esporte, dança, alfabetização de jovens e adultos e cursos profissionalizantes nas áreas de cuidador de idosos, confeitaria e auxiliar administrativo. O Projeto Aproxima Ação/PRCEU, em parceria com a Escola de Comunicações e Artes e o Instituto de Psicologia, pretende fortalecer, qualificar e ampliar as atividades que já acontecem nesse equipamento, assim como propor a realização de novas ações. Para realizar esse objetivo, pretende-se mobilizar professores e alunos que, no âmbito da Extensão Universitária, terão a oportunidade de se formar através do trabalho de campo em suas diversas áreas de atuação. O projeto se estrutura sob o conceito de Biblioteca Experimental possibilitando um diálogo entre arte, cultura e educação, que se consolidam, nesse momento, em três eixos temáticos: leitura e redação, musicalização, canto coral. Na medida em que o projeto se estrutura, há a possibilidade de ampliá-lo para outras linguagens presentes nos cursos e departamentos da ECA (teatro, artes plásticas, animação). O projeto conta ainda com a colaboração do Instituto de Psicologia, que fará o acompanhamento das atividades desenvolvidas.
    • Nome do projeto: Narrativas Sonoras de Vida (2018 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SALLES, Pedro Paulo , MACHADO, Adriana M. , ROCHA, Beatriz .
      Descrição: O Narrativas Sonoras de Vida se propõe a construir um espaço qualificado de formação de crianças, jovens e adultos em colaboração com o Espaço Girassol, localizado na comunidade do Jardim São Remo e com o Laboratório de Educação Musical da ECA USP. No Espaço Girassol, nosso intuito é fortalecer, qualificar e ampliiar as atividades musicais já existentes no espaço e propor a realização de novas ações sob perspectivas diferenciadas. Para realizar esse objetivo, pretende-se mobilizar estudantes da graduação que, no âmbito da Extensão Universitária, terão a oportunidade de se formar através do trabalho de campo, em suas diversas áreas de atuação, tendo a música como ponto de partida e chegada. O projeto se estrutura sob dois conceitos: a) Histórias Sonoras, possibilitando um diálogo entre arte, cultura, história e educação a partir de uma ampliação do conceito de música (as narrativas sonoras), que a aproxima do conceito de paisagem sonora e das narrativas mais próprias da literatura e dos contos de tradição oral que formam o arcabouço simbólico de nossa constituição humana, nossa ontologia; b) Histórias de Vida, conceito que nasce no bojo das pesquisas pautadas pela tradição oral e pelo conceito de micro-história e história das mentalidades, em que o sujeito é protagonista da história e não objeto ou coadjuvante da história oficial. Como produto deste encontro e das atividades propostas, almejamos a gravação e distribuição de um CD-Livro (na forma de um CD-Fanzine) contendo as experiências sonoras, narrativas e gráficas resultantes do projeto. O projeto Narrativas Sonoras de Vida contará com a participação do Laboratório de Educação Musical da ECA USP (que fará o acompanhamento pedagógico musical) e ainda com a colaboração do Instituto de Psicologia (que fará o acompanhamento das atividades desenvolvidas com as crianças) e do Núcleo de Direitos da USP (que fará a orientação social do projeto) por meio de seu Programa Aproxima-Ação.
    • SALLES, Pedro Paulo . Criação e coordenação do Laboratório de Educação Musical - LEM. 1998 - Acadêmica
    • SALLES, Pedro Paulo . Parecer de Assessoria Editorial para o Livro. 2008 - Parecer de assessoria editorial
    • SALLES, Pedro Paulo . Assessor Ad hoc FAPESP. 2008 - Assessoria de projetos de pesquisa científica
    • SALLES, Pedro Paulo . Assessor Ad hoc FAPESP. 2007 - Assessoria de projetos de pesquisa científica
    • SALLES, Pedro Paulo . Assessor Ad hoc FAPESP. 2006 - Assessoria de projetos de pesquisa científica
    • SALLES, Pedro Paulo . Assessor Ad hoc FAPESP. 2005 - Assessoria de projetos de pesquisa científica
    • SALLES, Pedro Paulo . Assessor Ad hoc FAPESP. 2004 - Assessoria de projetos de pesquisa científica
    • SALLES, Pedro Paulo . Assessor Ad hoc FAPESP. 2003 - Assessoria de projetos de pesquisa científica
    • SALLES, Pedro Paulo . Assessor Ad hoc FAPESP. 2002 - Assessoria de projetos de pesquisa científica
    • SALLES, Pedro Paulo . Assessor Ad hoc FAPESP. 2001 - Assessoria de projetos de pesquisa científica
    • SALLES, Pedro Paulo . Assessor Ad hoc FAPESP. 2000 - Assessoria de projetos de pesquisa científica
    • SALLES, Pedro Paulo . Assessor Ad hoc FAPESP. 1999 - Assessoria de projetos de pesquisa científica
    • SALLES, Pedro Paulo . Assessor Ad hoc FAPESP. 2009 - Assessoria de projetos de pesquisa científica
    • SALLES, Pedro Paulo . Assessor Ad hoc - FAPESP. 2010 - Assessoria de projetos de pesquisa científica
    • SALLES, Pedro Paulo . Assessor Ad hoc - FAPESP. 2014 - Assessoria de projetos de pesquisa científica
    • SALLES, Pedro Paulo ; Rosa Iavelberg . Coleção de Vídeos 'Percursos da Arte na Educação'. 2014 - Acadêmica
    • SALLES, Pedro Paulo . Coordenação do LEM ? Laboratório de Educação Musical do Departamento de Música da ECA/USP.. 2014 - Acadêmica
    • SALLES, Pedro Paulo . Coordenação do LEM ? Laboratório de Educação Musical do Departamento de Música da ECA/USP.. 2016 - Acadêmica
    • SALLES, Pedro Paulo ; IAVELBERG, Rosa . Cooordenação do curso de ESPECIALIZAÇÃO 'Arte na Educação: Teoria e Prática'. 2014 - Acadêmica
    • SALLES, Pedro Paulo ; IAVELBERG, Rosa . Cooordenação do curso de ESPECIALIZAÇÃO 'Arte na Educação: Teoria e Prática'. 2015 - Acadêmica
    • SALLES, Pedro Paulo ; IAVELBERG, Rosa . Cooordenação do curso de ESPECIALIZAÇÃO 'Arte na Educação: Teoria e Prática'. 2016 - Acadêmica
    • SALLES, Pedro Paulo . Coordenação da PROVA DE HABILIDADES ESPECÍFICAS em Música do Vestibular, USP/FUVEST. 2014 - Acadêmica
    • SALLES, Pedro Paulo . Coordenação da PROVA DE HABILIDADES ESPECÍFICAS em Música do Vestibular, USP/FUVEST. 2015 - Acadêmica
    • SALLES, Pedro Paulo . Coordenação da PROVA DE HABILIDADES ESPECÍFICAS em Música do Vestibular, USP/FUVEST. 2016 - Acadêmica
    • SALLES, Pedro Paulo ; SANTOS, Eduardo Natalino dos ; BERTAZONI, Cristiana ; FRANÇA, Leila M. . Coordenação do CEMA - Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos. 2015 - Acadêmica
    • SALLES, Pedro Paulo ; SANTOS, Eduardo Natalino dos ; BERTAZONI, Cristiana ; FRANÇA, Leila M. . Coordenação do CEMA - Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos. 2016 - Acadêmica
    • SALLES, Pedro Paulo ; IAVELBERG, Rosa . Cooordenação do curso de ESPECIALIZAÇÃO 'Arte na Educação: Teoria e Prática'. 2017 - Acadêmica
    • SALLES, Pedro Paulo ; IAVELBERG, Rosa . Cooordenação do curso de ESPECIALIZAÇÃO 'Arte na Educação: Teoria e Prática'. 2018 - Acadêmica
    • SALLES, Pedro Paulo ; IAVELBERG, Rosa . Cooordenação do curso de ESPECIALIZAÇÃO 'Arte na Educação: Teoria e Prática'. 2019 - Acadêmica
    • SALLES, Pedro Paulo ; IAVELBERG, Rosa . Cooordenação do curso de ESPECIALIZAÇÃO 'Arte na Educação: Teoria e Prática'. 2020 - Acadêmica
    • SALLES, Pedro Paulo ; IAVELBERG, Rosa . Cooordenação do curso de ESPECIALIZAÇÃO 'Arte na Educação: Teoria e Prática. 2021 - Acadêmica
    • SALLES, Pedro Paulo . Coordenação do LEM ? Laboratório de Educação Musical do Departamento de Música da ECA/USP.. 2015 - Acadêmica