Não autenticado |

Laila Zilber Kontic

    • É mestranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP). Atua como fotógrafa e possui interesse nas áreas de Etnologia Indígena e Antropologia Visual, com foco nos usos da fotografia na Antropologia. É integrante do GRAVI - Grupo de Antropologia Visual, do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA).

       

      Links:    

    • et al. ; VILLELA, ALICE ; FERRAZ, ANA LÚCIA ; BARBOSA, ANDREA ; BARCELOS NETO, ARISTÓTELES ; MORAES, BEATRIZ REGO VINCI DE ; TRIANA, BRUNA ; POMPEIA, CAIO ; SANTOS, CAROLINA JUNQUEIRA DOS ; RAMOS, DANILO PAIVA ; CUNHA, EDGAR TEODORO DA ; GARCIA, EDUARDO DA SILVA ; BARBOSA, FRANCIROSY CAMPOS ; RODRIGUES, JARDEL JESUS SANTOS ; SILVA, JEFERSON CARVALHO DA ; KIM, JOON HO ; KOIDE, KELLY ; KONTIC, LAILA ZILBER ; CEZAR, LILIAN SAGIO ; HIRANO, LUIS FELIPE KOJIMA ; BÜHLER, MAÍRA . Habitações, jabuticabas e afetos - trajetórias com Sylvia Caiuby Novaes GIS - GESTO, IMAGEM E SOM - REVISTA DE ANTROPOLOGIA , v. 7 , p. e194355 - , 2022. ISSN: 25253123.
    • SILVA, JEFERSON CARVALHO DA ; KOIDE, KELLY ; KONTIC, LAILA ZILBER ; HIRANO, LUIS FELIPE KOJIMA ; MAHARA, MARIA LUIZA . Espelho da memória: Sylvia Caiuby Novaes através da fotografia GIS - GESTO, IMAGEM E SOM - REVISTA DE ANTROPOLOGIA , v. 7 , p. e195267 - , 2022. ISSN: 25253123.
    • KONTIC, LAILA ZILBER . Imagens de povos indígenas: das fotografias do século XIX às fotografias de Claudia Andujar Revista de História da UEG , v. 9 , p. 1 - 25 , 2020. ISSN: 23164379.
    • KONTIC, LAILA ZILBER . A atuação de associações yanomami na política brasileira: A luta yanomami. In: II Congresso de Ciências Sociais da UNESP/FCLAr ? antropoceno e lutas insurgentes: meio ambiente, bem viver e diversidade , 2023 , Araraquara. Anais do II Congresso de Ciências Sociais da UNESP/FCLAr ? antropoceno e lutas insurgentes: meio ambiente, bem viver e diversidade. Araraquara : FCL-UNESP, 2023. p. 325 - 340.
    • KONTIC, LAILA ZILBER . Parecer de Artigo Científico - 29340 - Revista Equatorial. 2022 (Parecer)
    • KONTIC, LAILA ZILBER . Parecer de artigo científico - 2237-2423 - Revista Primeiros Estudos. 2023 (Parecer)
  • Projetos de Pesquisa: 2
    • Nome do projeto: Os Yanomami e o xamanismo pelas fotografias de Claudia Andujar (2020 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KONTIC, L. Z. .
      Descrição: Este projeto dá continuidade à pesquisa desenvolvida ao longo de 2019, que teve como objetivo analisar a relação entre a fotógrafa Claudia Andujar e os Yanomami. Pretende-se entender, de um lado, as repercussões do trabalho de Andujar no contexto atual, principalmente da exposição A Luta Yanomami, inaugurada em São Paulo e atualmente em itinerância pela Europa. De outro, as mobilizações das associações yanomami e outras instituições frente à maior invasão de garimpeiros na Terra Indígena Yanomami desde sua homologação, em 1992, e à disseminação do novo coronavírus (Covid-19) no território. Desde a década de 1970, os Yanomami lidam com as consequências da invasão de milhares de garimpeiros em seu território. Mesmo com a homologação da Terra Indígena Yanomami, as invasões não cessaram e hoje são uma das maiores ameaças à contenção da disseminação do vírus entre os indígenas. Assim, este projeto analisa os movimentos de não indígenas e indígenas yanomami para chamar atenção nacional e internacional para a situação do povo yanomami, dando continuidade ao ativismo promovido por Claudia Andujar, Davi Kopenawa e membros da Comissão Pró-Yanomami (CCPY) pelos direitos dos Yanomami a partir da década de 1980.
    • Nome do projeto: Os Yanomami e o xamanismo pelas fotografias de Claudia Andujar (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KONTIC, L. Z. .
      Descrição: Este projeto analisa a relação entre a fotógrafa Claudia Andujar e os Yanomami através de três principais tópicos: 1) a trajetória de vida de Claudia Andujar, desde sua infância ao convívio em aldeias yanomami de 1971 a 1977, período no qual produziu grande parte de suas imagens, até o atual envolvimento com o povo yanomami; 2) a cosmologia narrada por Davi Kopenawa em "A queda do céu: palavras e um xamã yanomami", a centralidade do xamanismo para esse povo e os efeitos do contato com os brancos sobre seu modo de vida, desde o início da década de 1970 até hoje; 3) a construção de um discurso sobre povos indígenas ao longo do século XIX e XX - sustentado pela produção fotográfica de missionários que participavam das expedições ao longo do século XIX e da Comissão Rondon e das fotorreportagens da revista O Cruzeiro ao longo do século XX - e por que e como as fotografias de Claudia Andujar não só rompem com um repertório tradicional de fotografar povos indígenas, como são instrumentos fundamentais para a luta pelo reconhecimento dos direitos dos Yanomami até hoje. Resultado de uma longa relação de afeto e de engajamento, as fotografias de Andujar introduzem um novo paradigma na fotografia de povos indígenas ao conciliar a estética das imagens a uma tentativa de tradução da experiência xamânica, central para a existência do povo yanomami.