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Rita de Cassia Mota Santos

    • Possui graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade de São Paulo (2017). Atualmente é professor de ensino fundamental II e médio da Prefeitura Municipal de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia Humana com ênfase em Geografia e relações étnico-raciais, educação, formação de professores, Lei 10.639/03 e educação antirracista.

       

      Links:    

    • SANTOS, R. C. M. ; MEDEIROS, A. K. M. ; SILVA, B. P. ; FERREIRA, E. C. . Kabengele Munanga, a USP e a (re)existência do povo preto . JORNAL DA USP , SÃO PAULO , 02 jun. 2023.
    • SANTOS, R. C. M. . XIV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. 2021 (Outra)
    • SANTOS, R. C. M. . Educação Antirracista na Educação Infantil. 2021 (Outra)
    • SANTOS, R. C. M. . Práticas pedagógicas antirracistas. 2022 (Outra)
    • SANTOS, R. C. M. . Educação antirracista e a Lei 10639/03 ? Alguns apontamentos. 2022 (Outra)
  • Projetos de Pesquisa: 4
    • Nome do projeto: GEOGRAFIA DA CIDADE DE SÃO PAULO E TÉCNICAS DE TRABALHO DE CAMPO (2020 - 2020
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, R. C. M. .
      Descrição: Possibilitar que alunos do ensino fundamental II possam, ao final do projeto, utilizar as mais variada técnicas de observação e trabalho em campo, produzir diferentes tipos de mapeamentos, conhecer como se dá a formação territorial da Cidade de São Paulo e fazer uma análise sobre as diferentes camadas históricas do espaço considerando os apagamentos forjados de determinadas populações e que possam refletir sobre a participação (bem como a ausência e permanência) dos sujeitos envolvidos na construção da cidade de São Paulo e em uma escala maior na construção do Brasil.
    • Nome do projeto: Projeto incubadora de itinerários (2021 - 2022
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, R. C. M. , CACETE, N. H. .
      Descrição: O Projeto Incubadora de Itinerários Formativos, em parceria com o Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP e o Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação/ USP, sob supervisão do professor Dr. Carlos de Almeida Toledo e da professora Dra. Nuria Hanglei Cacete, trouxe a proposta de pensar roteiros educativos que pudessem suscitar reflexões a partir da metodologia do trabalho de campo. Com sugestões de roteiros iniciais, foram pensados trajetos de investigações horizontais acerca das etapas necessárias para a realização de um trabalho de campo, com base em discussões que comtemplassem os 17 (dezessete) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS, o Currículo da Cidade de São Paulo de Geografia para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e sua priorização curricular. Com as dificuldades da pandemia, os trabalhos de campo foram substituídos por oficinas pedagógicas que contemplassem os objetivos das discussões iniciais. As atividades foram e estão sendo realizadas no CIEJA Prof Rose Mary Frasson (Brasilândia) e no CIEJA Campo Limpo, minha escola de atuação. Ao longo do desenvolvimento do projeto ocorreram importantes reflexões sobre a metodologia de Paulo Freire para se pensar a prática pedagógica na elaboração e interação com todos os sujeitos envolvidos e o uso da memória e da história oral enquanto metodologia.
    • Nome do projeto: A PRESENÇA DA POPULAÇÃO NEGRA NA CIDADE DE SÃO PAULO - AUSÊNCIAS E PERMANÊNCIAS - TRABALHO DE CAMPO NO BAIRRO DO BIXIGA (2019 - 2019
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, R. C. M. .
      Descrição: O trabalho consistiu em fazer uma análise sobre as diferentes camadas históricas do espaço considerando os apagamentos forjados de determinadas populações e refletir sobre a participação (bem como a ausência e permanência) dos sujeitos envolvidos na construção da cidade de São Paulo e em uma escala maior na construção do Brasil, com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. Além dos encontros regulares, foi realizado trabalho de campo ao Bairro do Bixiga - SP, para que os alunos fossem capazes de mobilizar os conhecimentos com a experiência do campo.
    • Nome do projeto: FORMAÇÃO DE PROFESSORES - EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E LEI 10.639/03 (2019 - 2019
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, R. C. M. .
      Descrição: Capacitar professores da EMEF José Francisco Cavalcante para a aplicação da Lei 10.639/03 e para atuação de uma educação antirracista