Não autenticado |

Geisy Adrielly Suet de Souza

    • Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Graduada em História (2021) pela mesma instituição. Desenvolveu duas pesquisas de Iniciação Científica com financiamento do Programa Unifica de Bolsas da USP (PUB) e realizou intercâmbio acadêmico para a Universidade Autónoma de Lisboa. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: história das mulheres e das relações de gênero, biografias e cultura nacional. É integrante do Grupo de Pesquisa em Gênero e História (GRUPEG-HIST) desde 2018, e da equipe do podcast do GT de Gênero da ANPUH, Segundas Feministas, desde 2022.

       

      Links:    

  • Apresentações de Trabalho: 3
    • MOTTA, R. C. . Escrevendo vidas: biografias e autobiografias de mulheres na América Latina. 2023 (Comunicacao)
    • Chiquinha Gonzaga por meio de suas biografias: a construção de uma personagem intrépida. 2019 (Simposio)
    • CANTA MAIS! Coralusp: meio século de cultura e extensão. 2020 (Simposio)
    • Conversa sobre as biografias de Chiquinha Gonzaga. 2021 Instagram
    • Nome do projeto: CANTA MAIS! Coralusp: meio século de cultura e extensão (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, G. A. S. , REBECHI, V. M. , SANTOS, J. F. , LIMA, L. T. , FRANCO, S. M. S. .
      Descrição: O projeto pretendeu levantar e sistematizar dados sobre os cinquenta anos de história do Coralusp para realização de uma exposição e de um livro de memória institucional. O objetivo principal da pesquisa foi levantar uma documentação que ajudasse a compreender o importante papel que a instituição desempenhou nas atividades de cultura e extensão. Para tanto, o ponto de partida foi a realização de entrevistas, baseadas na metodologia da História Oral, com membros e ex-membros da instituição. Estes relatos nortearam a busca pelo restante da documentação, que incluiu fotografias, atas de reunião, cartazes, correspondências, relatórios, entre outros.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa em Gênero e História (GRUPEGH-HIST) (2018 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SOUZA, G. A. S. , FRANCO, S. M. S. , NUNES, A. B. M. , OLIVEIRA, J. G. , EVANGELISTA, M. B. , MOREIRA, T. B. R. , SILVA, N. S. , ZILBERLEIB, B. , SILVA, J. H. S. , MOTTA, R. C. .
      Descrição: Grupo que visa à formação e aprofundamento teórico de pesquisadores nas questões de gênero no âmbito da História. As atividades regulares consistem em reuniões voltadas à discussão de bibliografia pertinente, abordando desde textos clássicos até pesquisas mais recentes. Pretende-se ainda organizar eventos, realizar publicações e produzir materiais resultantes das pesquisas, a serem veiculados por diferentes mídias, tais como website, blog e páginas de redes sociais.
    • Nome do projeto: Laboratório de Estudos de História das Américas - LEHA (2018 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SOUZA, G. A. S. , FRANCO, S. M. S. .
      Descrição: Participação no Grupo de Estudos e como ouvinte nos seminários da pós-graduação. O Laboratório de Estudos de História das Américas está sediado no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. O LEHA é local de desenvolvimento de pesquisas de natureza institucional e outras atividades de caráter acadêmico, que fomentem o desenvolvimento e a divulgação da produção do conhecimento na área de História das Américas. São objetivos do LEHA: Congregar professores, pesquisadores e estudantes desta e de outras universidades para o desenvolvimento de pesquisas e de atividades na área de História das Américas; Reconhecer e formalizar a divulgação dos estudos e das atividades anteriormente mencionadas; Promover a colaboração e o diálogo com outras instituições e grupos de pesquisa em áreas afins; Proporcionar aos alunos de graduação e de pós-graduação um espaço de interlocução acadêmica; Desenvolver laços de cooperação acadêmica por meio de intercâmbio com outras instituições de pesquisa e ensino, nacionais e internacionais, no sentido de construir parcerias no desenvolvimento de projetos
    • Nome do projeto: Maternidade patriótica: as biografias de mulheres nas galerias de celebridades do Brasil e do Chile (1862-1911) (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, G. A. S. , FRANCO, S. M. S. .
      Descrição: O projeto tem por objetivo analisar cinco coletâneas de biografias de mulheres publicadas entre 1862 e 1911, por autores e autoras do Brasil e do Chile, com o intuito de identificar como a representaçãofeminina foi articulada na construção do discurso histórico nacional. Sendo duas obras brasileiras e três chilenas, pretende-se com elas observar quais mitos de origem, valores e símbolos pátrios foram mobilizados na construção identitária de cada país e avaliar como internamente os autores e autoras divergiram nessa construção, sobretudo no que diz respeito ao papel atribuído às mulheres no processo de formação e consolidação nacional. Para isso, são mobilizados os aportes teóricos e metodológicos do campo da História Comparada, Nação e Nacionalismos, Biografias, Gênero e Interseccionalidade.
    • Nome do projeto: Chiquinha Gonzaga por meio de suas biografias: a construção de uma personagem intrépida (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, G. A. S. , FRANCO, S. M. S. .
      Descrição: Este projeto teve por objetivo analisar criticamente duas biografias sobre a maestrina e compositora brasileira Chiquinha Gonzaga, sendo elas: Chiquinha Gonzaga: grande compositora popular brasileira (LIRA, 1939), e, Chiquinha Gonzaga: uma história de vida (DINIZ, 1984). Através da análise dos discursos e de uma investigação sobre o contexto editorial, o intuito da pesquisa foi compreender como as autoras se inseriram em certos de debates de suas épocas, como o do lugar da mulher na sociedade e o da consolidação da cultura brasileira, para exaltar a artista e a transformar num símbolo nacional.