Não autenticado |

William Santana Santos

    • Possui bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2016) e mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2020). Atualmente, é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (2020- ). É membro do Núcleo de Sociologia da Cultura da USP. Tem experiência em pesquisa nas áreas de Sociologia da Cultura, com ênfase nos seguintes temas: teatro e história da sociologia. Contato: william.santana.santos@usp.br

       

      Links:    

    • Teatro; Elites; Modernismo
    • SANTOS, WILLIAM SANTANA . Os carnavais de Roger Bastide: contribuição para a história dos estudos antropológicos e sociológicos do Carnaval brasileiro PONTO URBE , v. 23 , p. 1 - 15 , 2018. ISSN: 19813341.
    • SANTOS, WILLIAM SANTANA ; GIMENES, MAX LUIZ ; JACKSON, LUIZ CARLOS . ROGER BASTIDE, ANTONIO CANDIDO E A TESE INTERROMPIDA SOBRE O CURURU ESTUDOS HISTÓRICOS , v. 32 , p. 368 - 388 , 2019. ISSN: 21781494.
    • SANTOS, WILLIAM SANTANA ; GIMENES, MAX LUIZ ; JACKSON, LUIZ CARLOS . Roger Bastide, Antonio Candido e a tese interrompida sobre o cururu. Sociedade e cultura: Estudos de sociologia dos processos simbólicos, v. , p. 135 - 160, 2023.
    • SANTOS, William Santana ; BREDA, Fernando Cambaúva . Paulo Emílio e o teatro nos anos 1930. Paulo Emílio: Legado Crítico, v. , p. 200 - 230, 2017.
    • SANTOS, William Santana . Apresentação do XXIII Programa TUSP de Leituras Públicas: O Teatro Experimental do Negro de São Paulo (1945-1963) . http://www.usp.br/tusp/ , Site do TUSP , 01 abr. 2022.
    • SANTOS, William Santana . Programa TUSP de Leituras Públicas: O Teatro Experimental do Negro de São Paulo (1945-1963). 2022 (Assessoria)
  • Apresentações de Trabalho: 3
    • SANTOS, William Santana . A Sociedade de Cultura Artística e o início do teatro de elite na cidade de São Paulo. 2018 (Comunicacao)
    • JACKSON, L. C. ; SANTOS, William Santana . 'Poesia popular e estrutura social': a tese interrompida de Antonio Candido. 2018 (Comunicacao)
    • SANTOS, William Santana . Os primeiros anos de sociologia da arte no Brasil: elementos para reconstituição do programa de pesquisa em sociologia estética de Roger Bastide (1939-1945). 2017 (Comunicacao)
    • SANTOS, William Santana . I Encontro LGBT da USP. 2014 ()
    • SANTOS, William Santana ; PINHEIRO FILHO, F. A. ; JACKSON, L. C. ; MICELI, Sergio . I Seminário de Sociologia da Cultura. 2016 (USP)
    • SANTOS, William Santana ; PINHEIRO FILHO, F. A. ; JACKSON, L. C. ; MICELI, Sergio . III Seminário de Sociologia da Cultura. 2018 (USP)
    • SANTOS, William Santana . III Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da FFLCH USP. 2017 (USP)
    • SANTOS, William Santana . IV Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da FFLCH USP. 2018 (USP)
    • SANTOS, William Santana ; PINHEIRO FILHO, F. A. ; MICELI, Sergio ; JACKSON, L. C. . II Seminário de Sociologia da Cultura. 2017 (Núcleo de Sociologia da Cultura da USP)
    • Nome do projeto: Inventariamento do patrimônio material e imaterial do Território Sul de Sergipe (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, William Santana , Rogério Proença Leite .
      Descrição: Coleta de dados para produção de inventário do patrimônio material e imaterial de Santa Luzia do Itanhy, no território sul sergipano. Uma parceria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) com o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI). Sob a supervisão do professor doutro Rogério Proença Leite
    • Nome do projeto: Universalização dos direitos de Reforma Agrária para áreas de pequenos agricultores e trabalhadores sem terra no Alto sertão Sergipano (2009 - 2010
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, William Santana , TANEZINI, T. C. Z. .
    • Nome do projeto: Leituras Públicas do Teatro da USP (2014 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, William Santana , ALACRAN, O. , MARTINS, F. , PIAZENTIN, R. .
      Descrição: Estágio no Teatro da USP (TUSP). Principalmente atuação no projeto ?TUSP -Leituras Públicas? com o agente cultural Otacílio Alacran. Somos facilitadores das leituras públicas. Diferente das leituras dramáticas que tem atores que ensaiam previamente, as leituras públicas do TUSP são realizadas com o público presente. Participei da organização de três ciclos cada um com leitura de 6 a 8 peças: ?A Multidão Protagonista? (2014), ?Diversidade no Teatro Mexicano Contemporâneo? (2015) e ?Tenesse William em um Ato? (2015).
    • Nome do projeto: Vocalidade em cena: Arena conta Zumbi 1965-1977-2015 (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, William Santana , DAL FARRA MARTINS, José Batista (Zebba) , HOLEGROVE, Thomas .
      Descrição: Vocalidade em cena: Arena conta Zumbi 1965-1977 procede diretamente do projeto de pesquisa Palavra Muda, que investiga o trinômio linguagem, experiência e memória, em conexão com as dicções do narrador e do cantor. O polo do cantor corresponde à modalidade do ser: é o polo da paixão, da ressonância explícita e do ritmo implícito. O polo do narrador se associa à modalidade do fazer: é o polo da ação, do ritmo explícito e da ressonância implícita. Nessa formulação, a construção da vocalidade poética pode ser estudada estudando-se os vetores respiração, ressonância e ritmo. Vocalidade em cena: Arena conta Zumbi 1965-1977-2015 pesquisa a ação destes três vetores, operados pela relação, no campo da encenação, em perspectiva histórica. Como estudo poético, o domínio da pesquisa é delimitado pela definição de um material de trabalho, comum às três etapas: a montagem de Arena conta Zumbi, de Augusto Boal, Gianfrancesco Guarnieri e Edu Lobo. Trata-se de confrontar a montagem original, de 1965, com a portuguesa, de 1977, para a qual fiz a direção musical, analisando-se tal objeto por meio dos três vetores, operados pela relação. Em seguida, propõe-se encenar a peça musical, utilizando-se a mesma estratégia, expandindo seus questionamentos para a negritude brasileira.
    • Nome do projeto: O Movimento de renovação teatral na cidade de São Paulo (1939-1949) (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, William Santana , PINHEIRO FILHO, F. A. .
      Descrição: A pesquisa busca reconstituir o movimento de renovação teatral realizado pelos ?amadores da elite? na cidade de São Paulo de 1939 até 1949. O seu programa político/cultural; a composição e posição social do movimento; suas alianças e adversários; entendê-lo como movimento; como a ?modernização teatral? europeia e estadunidense se aclimata no Brasil; qual representação que os integrantes do movimento de renovação tinham de si próprios e da cena teatral em geral; qual tradição teatral mundial e brasileira se filiavam; os motivos da escolha do repertório estrangeiro encenado; o que podemos extrair da dramaturgia brasileira produzida pelo e para os grupos do movimento. A hipótese inicial da pesquisa: o projeto de renovação teatral na cidade de São Paulo está ligado a um projeto maior de uma elite paulista, devido a isso tem caracteres peculiares em relação ao movimento de renovação europeu e estadunidense e o que vinha acontecendo no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro e em Pernambuco.
    • Nome do projeto: Comissão Pró-Índio de São Paulo (2012 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, William Santana , ANDRADE, L. M. M. .
      Descrição: A organização não-governamental Comissão Pró-Índio de São Paulo foi fundada em 1978 por um grupo de antropólogos, advogados, médicos, jornalistas e estudantes para defender os direitos dos povos indígenas frente às crescentes ameaças do regime ditatorial vigente naquela época. Nos seus 30 anos de existência, Comissão Pró-Índio de São Paulo tem atuado junto com índios e quilombolas para garantir seus direitos territoriais, culturais e políticos, procurando contribuir com o fortalecimento da democracia e o reconhecimento dos direitos das minorias étnicas. Função: Estagiário. Atuava nas pesquisas de território indígena e quilombola no Brasil, lei 169 da OIT, indígenas vivendo em cidades, demarcação de terras quilombolas.... Pesquisa em diários oficiais, sites, livros, revistas. Idas a campo no litoral paulista a diversas aldieas indígenas.